dc.description.resumo |
Em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou publicamente que o acesso à internet
deve ser enxergado como um direito humano. De acordo com ela, a rede mundial de computadores
permite que indivíduos busquem, encontrem e compartilhem informações de todos os tipos, de uma
forma instantânea e barata, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e político das
nações, contribuindo para o progresso da humanidade como um todo. A inclusão digital é esse processo
de democratização do acesso às tecnologias e apesar de ser uma realidade cada vez mais próxima do
povo brasileiro, ainda não conseguiu alcançar a população de baixa renda, sobretudo no que diz respeito
à inclusão desses recursos digitais na formação dos estudantes de escola pública.
A sociedade moderna apresenta como grande desafio a ponderação entre geração excessiva e a
disposição final sustentável de resíduos sólidos. A consciência ambiental atrelada a esse pensamento
sustentável apresenta grande crescimento nos setores industriais. Assim, a responsabilidade, ao se
produzir equipamentos e materiais que envolvem substâncias perigosas, gera uma necessidade de
investimento em processos de reciclagem e reaproveitamento no fim da vida útil dos mesmos. Isso pode
ser comprovado pela evidência na relação entre adoção de padrões de produção, consumo
ambientalmente corretos e a redução dos impactos à saúde e ao ambiente (JACOBI, 2011).
Dentre os resíduos considerados como equipamentos elétricos e eletrônicos obsoletos, os quais
são submetidos ao descarte após a sua inutilização, podem ser citados: computadores, laptops, telefones
celulares, notebooks, filmadoras, equipamentos de informática de origem tecnológica, brinquedos
elétricos, DVDs, lâmpadas fluorescentes, rádios, vídeo games e outros produtos que facilitam a vida
moderna e tecnológica (RODRIGUES, 2007).
Por conter elementos tóxicos, químicos, metais pesados, os resíduos provenientes de
equipamentos eletroeletrônicos, quando descartados incorretamente, podem causar inúmeros
impactos ambientais e trazer riscos à saúde humana.
Pensando em resolver essa problemática o projeto de extensão Recuperação física de
equipamentos e resíduos eletroeletrônicos gerados na UFCG e seu reaproveitamento em comunidades
carentes do entorno, objetiva desenvolver práticas e metodologias de coleta, desmonte, recuperação e
remontagem de novos equipamentos, visando a inclusão digital de alunos de escolas carentes e
bibliotecas públicas do entorno do município de Campina Grande-PB e evitar desperdícios.
É dentro desta perspectiva que a inserção do aluno de engenharia elétrica nesse projeto de
extensão se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de
nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação de estudantes para que possam adquirir
novas competências e exercer o direito de opinião e de expressão. (ONU, 2011). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33289 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-01T18:31:18Z |
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dc.date.available |
2023-12-01 |
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dc.date.available |
2023-12-01T18:31:18Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas carentes |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos sociais de inclusão digital |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos eletroeletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Recuperação física de equipamentos eletroeletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de Tecnologia de Resíduos - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
Needy schools |
pt_BR |
dc.subject |
Digital inclusion social projects |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic waste |
pt_BR |
dc.subject |
Physical recovery of electronic equipment |
pt_BR |
dc.subject |
Waste Technology Laboratory - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PIMENTEL, Rebeca Thaianá. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Evellyne Alves de. |
|
dc.creator |
BANDEIRA, Jandilson Almeida. |
|
dc.creator |
CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha. |
|
dc.creator |
MELO, Márcio Camargo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Undergraduate students in social digital inclusion projects in needy schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PIMENTEL, Rebeca Thaianá; OLIVEIRA, Evellyne Alves de; BANDEIRA, Jandilson Almeida; CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha; MELO, Márcio Camargo de. Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposiym on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33289 |
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