DSpace/Manakin Repository

Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou publicamente que o acesso à internet deve ser enxergado como um direito humano. De acordo com ela, a rede mundial de computadores permite que indivíduos busquem, encontrem e compartilhem informações de todos os tipos, de uma forma instantânea e barata, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e político das nações, contribuindo para o progresso da humanidade como um todo. A inclusão digital é esse processo de democratização do acesso às tecnologias e apesar de ser uma realidade cada vez mais próxima do povo brasileiro, ainda não conseguiu alcançar a população de baixa renda, sobretudo no que diz respeito à inclusão desses recursos digitais na formação dos estudantes de escola pública. A sociedade moderna apresenta como grande desafio a ponderação entre geração excessiva e a disposição final sustentável de resíduos sólidos. A consciência ambiental atrelada a esse pensamento sustentável apresenta grande crescimento nos setores industriais. Assim, a responsabilidade, ao se produzir equipamentos e materiais que envolvem substâncias perigosas, gera uma necessidade de investimento em processos de reciclagem e reaproveitamento no fim da vida útil dos mesmos. Isso pode ser comprovado pela evidência na relação entre adoção de padrões de produção, consumo ambientalmente corretos e a redução dos impactos à saúde e ao ambiente (JACOBI, 2011). Dentre os resíduos considerados como equipamentos elétricos e eletrônicos obsoletos, os quais são submetidos ao descarte após a sua inutilização, podem ser citados: computadores, laptops, telefones celulares, notebooks, filmadoras, equipamentos de informática de origem tecnológica, brinquedos elétricos, DVDs, lâmpadas fluorescentes, rádios, vídeo games e outros produtos que facilitam a vida moderna e tecnológica (RODRIGUES, 2007). Por conter elementos tóxicos, químicos, metais pesados, os resíduos provenientes de equipamentos eletroeletrônicos, quando descartados incorretamente, podem causar inúmeros impactos ambientais e trazer riscos à saúde humana. Pensando em resolver essa problemática o projeto de extensão Recuperação física de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos gerados na UFCG e seu reaproveitamento em comunidades carentes do entorno, objetiva desenvolver práticas e metodologias de coleta, desmonte, recuperação e remontagem de novos equipamentos, visando a inclusão digital de alunos de escolas carentes e bibliotecas públicas do entorno do município de Campina Grande-PB e evitar desperdícios. É dentro desta perspectiva que a inserção do aluno de engenharia elétrica nesse projeto de extensão se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação de estudantes para que possam adquirir novas competências e exercer o direito de opinião e de expressão. (ONU, 2011). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33289
dc.date.accessioned 2023-12-01T18:31:18Z
dc.date.available 2023-12-01
dc.date.available 2023-12-01T18:31:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Escolas carentes pt_BR
dc.subject Projetos sociais de inclusão digital pt_BR
dc.subject Resíduos eletroeletrônicos pt_BR
dc.subject Recuperação física de equipamentos eletroeletrônicos pt_BR
dc.subject Laboratório de Tecnologia de Resíduos - UFCG pt_BR
dc.subject Digital inclusion pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Needy schools pt_BR
dc.subject Digital inclusion social projects pt_BR
dc.subject Electronic waste pt_BR
dc.subject Physical recovery of electronic equipment pt_BR
dc.subject Waste Technology Laboratory - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PIMENTEL, Rebeca Thaianá.
dc.creator OLIVEIRA, Evellyne Alves de.
dc.creator BANDEIRA, Jandilson Almeida.
dc.creator CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.
dc.creator MELO, Márcio Camargo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Undergraduate students in social digital inclusion projects in needy schools. pt_BR
dc.identifier.citation PIMENTEL, Rebeca Thaianá; OLIVEIRA, Evellyne Alves de; BANDEIRA, Jandilson Almeida; CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha; MELO, Márcio Camargo de. Alunos de graduação em projetos sociais de inclusão digital em escolas carentes. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposiym on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33289 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta