dc.creator.ID |
SOUZA, T. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3743751759277340 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Marília Ferreira Frazão Tavares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, M. F. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE MELO, MARÍLIA FERREIRA FRAZÃO TAVARES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
TAVARES DE MELO, MARÍLIA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4826093283260726 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
DANTAS, Dalyane Laís da Silva. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
DANTAS, D. L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5114171038031643 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VIERA, Vanessa Bordin. |
|
dc.contributor.referee1ID |
VIERA, VANESSA B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1741144767373797 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A fase escolar compreende o período de vida dos 7 aos 9 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Nesta fase, além da família, a escola passa a exercer um papel de destaque na saúde da
criança, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as crianças recebem
educação para a saúde a partir de atividades estratégicas para adoção de práticas alimentares
saudáveis, de modo a prevenir as deficiências nutricionais. Para que os nutrientes possam ser
utilizados em sua totalidade, o aproveitamento integral do alimento é de suma importância. O
presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitabilidade de “Muffins de Beterraba”
elaborado a partir do aproveitamento integral do alimento, por crianças na fase escolar
matriculadas em escolas do Município de Borborema, PB, a fim de proporcionar o consumo
de todos os componentes nutricionais presentes no alimento, como também incentivar uma
alimentação saudável e diversificada. Participaram do estudo 57 escolares de ambos os sexos,
em fase escolar, matriculados entre a primeira e a quinta série do Ensino Fundamental de duas
escolas, Jaldete Guedes Pereira (escola 1) e Francisco Cardoso da Silva (escola 2). O estudo
avaliou a aceitação de duas preparações feitas com a beterraba, a formulação A (sem casca) e
B (com casca), através de uma avaliação sensorial pelo método da “Escala Hedônica Facial”
para escolares do 1° ao 5° ano. Houve uma boa aceitação por parte dos alunos, em que as
notas variaram entre 4,4±1,12 e 4,5±1,12, demonstraram-se que não houve diferença
significativa entre as amostras. O Muffin de Beterraba sem casca (formulação A) obteve
aceitabilidade de 94,3% para a primeira escola e 90,7% na segunda escola, com o
aproveitamento integral da beterraba a formulação B obtiveram 88,1% de aceitabilidade, a
escola 1 e 88%, a escola 2. Conclui-se que o índice de aceitabilidade dos Muffins de Beterraba
obteve a porcentagem superior a 85%, meta preconizada para que uma preparação seja
considerada aceita pelos escolares, tanto na formulação A quanto com a formulação B,
sinalizando, portanto, com potencialidade para a possibilidade de inclusão ao cardápio
escolar. Desse modo, fica evidente, a pertinências de estudos voltados ao aproveitamento
integral de alimentos, estratégia promissora para que desde a infância as crianças criem
hábitos alimentares saudáveis, promovendo saúde e bem estar para um crescimento adequado
e nutritivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Tecnologia de Alimentos |
pt_BR |
dc.title |
Aceitabilidade de Muffins de beterraba por crianças na fase escolar do município de Borborema/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-06 |
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dc.description.abstract |
The school phase covers the period of life from 7 to 9 years, 11 months and 29 days of age. At
this stage, in addition to the family, the school begins to play a prominent role in children's
health, through the National School Feeding Program (PNAE), children receive health
education through strategic activities to adopt healthy eating practices, in order to prevent
nutritional deficiencies. So that the nutrients can be used in their entirety, the full use of the
food is of paramount importance. The present work aimed to evaluate the acceptability of
“Beetroot Muffins” prepared from the full use of the food, by school-age children enrolled in
schools in the Municipality of Borborema, PB, in order to provide the consumption of all
nutritional components present in food, as well as encouraging a healthy and diversified diet.
The study included 57 schoolchildren of both sexes, enrolled between the first and fifth grade
of elementary school at two schools, Jaldete Guedes Pereira (school 1) and Francisco Cardoso
da Silva (school 2). The study evaluated the acceptance of two preparations made with
beetroot, formulation A (without peel) and B (with peel), through a sensory evaluation using
the “Facial Hedonic Scale” method for students from the 1st to the 5th year. There was good
acceptance by the students, with grades varying between 4.4±1.12 and 4.5±1.12,
demonstrating that there was no significant difference between the samples. The Beetroot
Muffin without peel (formulation A) obtained an acceptability of 94.3% for the first school
and 90.7% in the second school, with the full use of beetroot, formulation B obtained 88.1%
acceptability, school 1 and 88%, school 2. It is concluded that the acceptability index of
Beetroot Muffins reached a percentage higher than 85%, a target recommended for a
preparation to be considered accepted by schoolchildren, both in formulation A and
formulation B, signaling, therefore, potential for the possibility of inclusion in the school
menu. In this way, the relevance of studies aimed at the full use of food becomes evident, a
promising strategy for children to create healthy eating habits from childhood, promoting
health and well-being for adequate and nutritious growth. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33296 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-01T19:14:03Z |
|
dc.date.available |
2023-12-01 |
|
dc.date.available |
2023-12-01T19:14:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Beterraba |
pt_BR |
dc.subject |
Beterraba - Muffins |
pt_BR |
dc.subject |
Hábitos alimentares - escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Beterraba - escolares - Borborema/PB |
pt_BR |
dc.subject |
Alimentação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Beta vulgaris |
pt_BR |
dc.subject |
Obesidade infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Beterraba - Muffins - análise sensorial |
pt_BR |
dc.subject |
Beet |
pt_BR |
dc.subject |
Beetroot - Muffins |
pt_BR |
dc.subject |
Eating habits - schoolchildren |
pt_BR |
dc.subject |
Beetroot - schoolchildren - Borborema/PB |
pt_BR |
dc.subject |
School meals |
pt_BR |
dc.subject |
Beta vulgaris |
pt_BR |
dc.subject |
Child obesity |
pt_BR |
dc.subject |
Beetroot - Muffins - sensory analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Remolacha |
pt_BR |
dc.subject |
Remolacha - Muffins |
pt_BR |
dc.subject |
Hábitos alimentarios - escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Remolacha - escolares - Borborema/PB |
pt_BR |
dc.subject |
Comidas del colegio |
pt_BR |
dc.subject |
Beta vulgar |
pt_BR |
dc.subject |
Obesidad infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Remolacha - Muffins - análisis sensorial |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Thaís Oliveira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Acceptability of Beetroot Muffins by school-aged children municipality of Borborema/PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aceptabilidad de los muffins de remolacha por parte de niños en edad escolar municipio de Borborema/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Thaís Oliveira de.Aceitabilidade de Muffins de beterraba por crianças na fase escolar do
município de Borborema/PB. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La fase escolar abarca el período de la vida de 7 a 9 años, 11 meses y 29 días de edad.
En esta etapa, además de la familia, la escuela comienza a tener un papel destacado en la salud del niño.
niño, a través del Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE), los niños reciben
Educación para la salud basada en actividades estratégicas para la adopción de prácticas dietéticas.
saludable, para prevenir deficiencias nutricionales. Para que los nutrientes puedan ser
utilizados en su totalidad, el pleno aprovechamiento de los alimentos es de suma importancia. oh
Este estudio tuvo como objetivo evaluar la aceptabilidad de los “Muffins de Remolacha”
elaborado a partir del aprovechamiento total de los alimentos, por niños en edad escolar
matriculados en escuelas del Municipio de Borborema, PB, con el fin de brindar consumo
de todos los componentes nutricionales presentes en los alimentos, además de favorecer una
Dieta sana y variada. En el estudio participaron 57 estudiantes de ambos sexos,
en fase escolar, matriculados entre el primero y quinto grado de Educación Primaria de dos
escuelas, Jaldete Guedes Pereira (escuela 1) y Francisco Cardoso da Silva (escuela 2). El estudio
evaluó la aceptación de dos preparados elaborados con remolacha, formulación A (sin piel) y
B (con concha), mediante una evaluación sensorial mediante el método “Escala Hedónica Facial”
Para alumnos de 1º a 5º año. Hubo buena aceptación por parte de los estudiantes, en los cuales el
las puntuaciones variaron entre 4,4 ± 1,12 y 4,5 ± 1,12, lo que demuestra que no hubo diferencia
significativo entre muestras. El Muffin de Remolacha sin piel (formulación A) obtenido
aceptabilidad del 94,3% para la primera escuela y del 90,7% en la segunda escuela, con la
aprovechamiento completo de la remolacha, la formulación B obtuvo 88,1% de aceptabilidad,
escuela 1 y 88%, escuela 2. Se concluye que el índice de aceptabilidad de Muffins de Remolacha
obtuvo un porcentaje superior al 85%, objetivo recomendado para que la preparación sea
considerado aceptado por los estudiantes, tanto en la formulación A como en la formulación B,
señalización, por lo tanto, potencial para la posibilidad de inclusión en el menú
escuela. De esta manera, la relevancia de los estudios dirigidos a utilizar
alimentos integrales, una prometedora estrategia para que desde pequeños los niños puedan crear
Hábitos alimentarios saludables, promoviendo la salud y el bienestar para un crecimiento adecuado.
y nutritivo. |
pt_BR |