DSpace/Manakin Repository

A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARACAJÁ, A. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8589939859569674 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Joyce Gomes de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, J. G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1616103723849559 pt_BR
dc.contributor.referee1 PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.contributor.referee1ID PORTO, S. B. N. pt_BR
dc.contributor.referee2 CRUZ, Lyvia de Araújo.
dc.contributor.referee2ID CRUZ, L. A. pt_BR
dc.description.resumo Partindo de entendimento de que a interação entre os indivíduos contribui significativamente no processo de formação do sujeito, reconhece-se a relevância de se compreender como se dar o compartilhamento de saberes e experiências, considerando suas especificidades e objetivos, em que se utiliza de diferentes estratégias nos mais diversos contextos sociais. Neste contexto, este trabalho traz uma reflexão quanto a importância da Estética nas narrativas em Libras, especialmente voltada para formação do leitor Surdo. Assim, apresenta como objetivo geral identificar como pode se desenvolve o processo de formação do leitor, especificamente a criança surda, através da contação de histórias, observando a importância do uso da estética para o desenvolvimento da compreensão do texto sinalizado. Diante deste, tem-se por objetivos específicos: compreender o uso da Estética no processo de contação de história em Libras, apontar as contribuições do uso da estética na narrativa em Libras e propor estratégias que facilitem o ensino da literatura surda. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipologia explicativa, sendo realizada a análise de partes da obra A lagarta e a Borboleta da autora Eunice Braido, traduzida pelo pesquisador, considerando o uso dos elementos estéticos. Os resultados apontam a inegável contribuição da estética nas narrativas, voltadas para formação leitora do aluno surdo, proporcionando este ser um sujeito ativo e participativo na sociedade em que está inserido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda. pt_BR
dc.date.issued 2023-02
dc.description.abstract Based on the understanding that the interaction between individuals contributes significantly to the subject's formation process, the relevance of understanding how to share knowledge and experiences is recognized, considering their specificities and objectives, in which different strategies are used in different social contexts. In this context, this work brings a reflection on the importance of Aesthetics in narratives in Libras, especially focused on the formation of the Deaf reader. Thus, it presents as a general objective to identify how the reader's formation process can develop, specifically the deaf child, through storytelling, noting the importance of using aesthetics for the development of understanding of the signed text. In view of this, the following specific objectives are: to understand the use of Aesthetics in the storytelling process in Libras, to point out the contributions of the use of aesthetics in the narrative in Libras and to propose strategies that facilitate the teaching of deaf literature. As for the methodology, it is a qualitative research of explanatory typology, being carried out the analysis of parts of the work A caterpillar and the Butterfly of the author Eunice Braido, translated by the researcher, considering the use of the aesthetic elements. The results point to the undeniable contribution of aesthetics in the narratives, aimed at deaf students' reading skills, providing them with an active and participatory subject in the society in which they are inserted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310
dc.date.accessioned 2023-12-04T11:06:06Z
dc.date.available 2023-12-04
dc.date.available 2023-12-04T11:06:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estética na narrativa em libras pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Narrativa em libras pt_BR
dc.subject Língua de sinais pt_BR
dc.subject Literatura em língua de sinais pt_BR
dc.subject Estética de libras pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Formação de leitores - crianças surdas pt_BR
dc.subject Aesthetics in the narrative in Libras pt_BR
dc.subject Pounds pt_BR
dc.subject Narrative in pounds pt_BR
dc.subject Sign language pt_BR
dc.subject Sign language literature pt_BR
dc.subject Libra aesthetics pt_BR
dc.subject Story telling pt_BR
dc.subject Reader training - deaf children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of aesthetics in the Libra narrative for deaf children's reading development. pt_BR
dc.identifier.citation MARACAJÁ, Ayrton Felipe dos Santos. A importância da estética na narrativa em libras para formação leitora da criança surda. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33310 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta