Dépôt DSpace/Manakin

Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 BELO, José Tiago Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID BELO, J. T. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, José Wagner Cavalcanti.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, J. W. C. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7331616604267808 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
dc.contributor.referee1ID LIMA, R. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1939548270133078 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Vera Solange de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, V. S. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0923353123868517 pt_BR
dc.description.resumo A educação de surdos vem sendo amplamente discutida no Brasil nos últimos anos devido, principalmente, ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei nº10.436/2002, que definiu as diretrizes a respeito de elementos específicos quanto ao desenvolvimento do sujeito Surdo. Esse trabalho é fruto da preocupação com a carência de materiais didáticos e pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Assim, a fim de contribuir para a melhoria desse cenário, propusemos a responder ao seguinte questionamento: que material didático de apoio, destinado aos alunos surdos do ensino médio, pode ser desenvolvido de modo a possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais que definem os conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles utilizados cotidianamente? Diante desse desafio, objetivou-se neste trabalho desenvolver seis vídeos didáticos que pudessem contemplar alunos surdos no entendimento dos conceitos de física, especificamente da cinemática e da mecânica, como por exemplo: Velocidade, Aceleração, Inércia, Força e Trabalho. No que se refere à metodologia, de modo a alcançar os objetivos deste estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza aplicada, e, quanto aos seus objetivos, escolhemos adotar uma pesquisa de caráter exploratório. Esse trabalho está pautado na necessidade de se trazer novas ferramentas tecnológicas para o ensino de alunos surdos. Através desses vídeos, os conceitos físicos foram discutidos de forma clara e objetiva. Utilizando-se uma linguagem informal e descontraída, os vídeos estão disponibilizados no canal do Youtube e aplicativo, o que faz com que o acesso a eles seja bastante fácil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract Deaf education has been widely discussed in Brazil in recent years, mainly due to the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), through law nº 10.436/2002, which defined guidelines regarding specific elements regarding the development of the Deaf subject. This work is the result of concern about the lack of didactic and pedagogical materials in the teaching and learning process of deaf students. Thus, in order to contribute to the improvement of this scenario, we proposed to answer the following question: what didactic support material, intended for deaf high school students, can be developed in order to enable a better understanding of the difference between the signs that define the basic concepts of kinematics and mechanics from those used daily? Faced with this challenge, the objective of this work was to develop six didactic videos that could contemplate deaf students in understanding the concepts of physics, specifically kinematics and mechanics, such as: Velocity, Acceleration, Inertia, Force and Work. With regard to methodology, in order to achieve the objectives of this study, we chose to carry out a research of an applied nature, and, regarding its objectives, we chose to adopt a research of an exploratory nature. This work is based on the need to bring new technological tools to the teaching of deaf students. Through these videos, physical concepts were discussed in a clear and objective way. Using an informal and relaxed language, the videos are available on the YouTube channel and application, which makes access to them very easy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
dc.date.accessioned 2023-12-04T11:42:13Z
dc.date.available 2023-12-04
dc.date.available 2023-12-04T11:42:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Vídeos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino e física para surdos pt_BR
dc.subject Alunos surdos - ensino de física pt_BR
dc.subject Estratégia de ensino de física - alunos surdos pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Libras e ensino de física pt_BR
dc.subject Produção de vídeos pt_BR
dc.subject Didactic videos pt_BR
dc.subject Teaching and physics for the deaf pt_BR
dc.subject Deaf students - physics teaching pt_BR
dc.subject Physics teaching strategy - deaf students pt_BR
dc.subject Deaf education pt_BR
dc.subject Libras and teaching physics pt_BR
dc.subject Video production pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator UCHÔA, Alessandra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of teaching videos as a physics teaching strategy for deaf students. pt_BR
dc.identifier.citation UCHÔA, Alessandra. Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte