dc.contributor.advisor1 |
BELO, José Tiago Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BELO, J. T. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, José Wagner Cavalcanti. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, J. W. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7331616604267808 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, R. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1939548270133078 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Vera Solange de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, V. S. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0923353123868517 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação de surdos vem sendo amplamente discutida no Brasil nos últimos anos devido,
principalmente, ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei
nº10.436/2002, que definiu as diretrizes a respeito de elementos específicos quanto ao
desenvolvimento do sujeito Surdo. Esse trabalho é fruto da preocupação com a carência de materiais
didáticos e pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Assim, a fim de
contribuir para a melhoria desse cenário, propusemos a responder ao seguinte questionamento: que
material didático de apoio, destinado aos alunos surdos do ensino médio, pode ser desenvolvido de
modo a possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais que definem os
conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles utilizados cotidianamente? Diante desse
desafio, objetivou-se neste trabalho desenvolver seis vídeos didáticos que pudessem contemplar
alunos surdos no entendimento dos conceitos de física, especificamente da cinemática e da mecânica,
como por exemplo: Velocidade, Aceleração, Inércia, Força e Trabalho. No que se refere à
metodologia, de modo a alcançar os objetivos deste estudo, optamos por realizar uma pesquisa de
natureza aplicada, e, quanto aos seus objetivos, escolhemos adotar uma pesquisa de caráter
exploratório. Esse trabalho está pautado na necessidade de se trazer novas ferramentas tecnológicas
para o ensino de alunos surdos. Através desses vídeos, os conceitos físicos foram discutidos de forma
clara e objetiva. Utilizando-se uma linguagem informal e descontraída, os vídeos estão
disponibilizados no canal do Youtube e aplicativo, o que faz com que o acesso a eles seja bastante
fácil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
Deaf education has been widely discussed in Brazil in recent years, mainly due to the recognition of
the Brazilian Sign Language (Libras), through law nº 10.436/2002, which defined guidelines
regarding specific elements regarding the development of the Deaf subject. This work is the result of
concern about the lack of didactic and pedagogical materials in the teaching and learning process of
deaf students. Thus, in order to contribute to the improvement of this scenario, we proposed to answer
the following question: what didactic support material, intended for deaf high school students, can be
developed in order to enable a better understanding of the difference between the signs that define
the basic concepts of kinematics and mechanics from those used daily? Faced with this challenge, the
objective of this work was to develop six didactic videos that could contemplate deaf students in
understanding the concepts of physics, specifically kinematics and mechanics, such as: Velocity,
Acceleration, Inertia, Force and Work. With regard to methodology, in order to achieve the objectives
of this study, we chose to carry out a research of an applied nature, and, regarding its objectives, we
chose to adopt a research of an exploratory nature. This work is based on the need to bring new
technological tools to the teaching of deaf students. Through these videos, physical concepts were
discussed in a clear and objective way. Using an informal and relaxed language, the videos are
available on the YouTube channel and application, which makes access to them very easy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-04T11:42:13Z |
|
dc.date.available |
2023-12-04 |
|
dc.date.available |
2023-12-04T11:42:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Vídeos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e física para surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos - ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de ensino de física - alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Libras e ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de vídeos |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic videos |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and physics for the deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf students - physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching strategy - deaf students |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf education |
pt_BR |
dc.subject |
Libras and teaching physics |
pt_BR |
dc.subject |
Video production |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
UCHÔA, Alessandra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of teaching videos as a physics teaching strategy for deaf students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
UCHÔA, Alessandra. Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314 |
pt_BR |