DSpace/Manakin Repository

Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID XAVIER, F. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9172629518605638 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, R. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1939548270133078 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Niedja Maria Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, N. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1022078411182508 pt_BR
dc.contributor.referee2 BELO, José Tiago Ferreira.
dc.contributor.referee2ID BELO, J. T. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 pt_BR
dc.description.resumo Há muito se discute a tensão do ensino da Língua Portuguesa, enquanto segunda língua, no processo educativo de pessoas surdas. As pesquisas, em sua maioria, relatam as lacunas existentes nesse processo. Esse estudo, de maneira ainda tímida, reuniu-se a este diálogo já presente e reafirma a necessidade urgente de políticas públicas que possam nortear esse processo extremante complexo que é o ensino de uma língua de modalidade oral-auditiva para pessoas que parte de uma manifestação linguística visuo-espacial. Para a construção do presente estudo nos norteamos pelo seguinte questionamento: quais os principais desafios metodológicos vivenciados por uma docente no ensino de português, como L2, para pessoas surdas em um contexto bilíngue? Nos ancoramos em pressupostos da educação e ensino bilíngue por entendermos esse espaço mais aberto a acolher e pensar as questões. Nos utilizamos de um questionário disponibilizado através da plataforma Google Forms, o qual, embora se apresente um tanto rígido, atendeu as nossas necessidades emergenciais quanto a feitura da pesquisa. A análise de dados pautou-se na inteireza da pessoa surda por considerarmos essa visão como a que melhor reflete a idiossincrasia do Povo Surdo. Os dados dão indícios de fragilidades no que concerne a aquisição de L2 por pessoas surdas, principalmente, originadas pela ausência de formação inicial nesse sentido, bem como ausência de documentos norteadores para encaminhar o fazer pedagógico nesse cenário, especificamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The tension of teaching Portuguese as a second language in the educational process of deaf people has long been discussed. Researches, for the most part, report gaps in this process. This study, still timidly, joined this dialogue already present and reaffirms the urgent need for public policies that can guide this extremely complex process that is the teaching of an oralauditory modality for people who start from a manifestation visuospatial linguistics. For the construction of this study, we were guided by the following question: what are the main methodological challenges experienced by a teacher in teaching Portuguese, as L2, to deaf people in a bilingual context? We opted for bilingual education because we understand this space as more open to welcoming and thinking about issues related to deafness. We used a questionnaire made available through the Google Forms platform, which, although somewhat rigid, met our emergency needs in terms of carrying out the survey. Data analysis was based on Cultural Studies and Deaf Studies because we consider this view as the one that best reflects the wholeness of deaf people. The data show weaknesses regarding the acquisition of L2 by deaf people, mainly caused by the lack of initial training in this sense, as well as the absence of guiding documents to direct the pedagogical work in this scenario, specifically. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315
dc.date.accessioned 2023-12-04T12:02:28Z
dc.date.available 2023-12-04
dc.date.available 2023-12-04T12:02:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Português como segunda língua - surdos pt_BR
dc.subject Pessoas surdas - português como segunda língua pt_BR
dc.subject Educação bilíngue pt_BR
dc.subject Escola de surdos pt_BR
dc.subject Ensino bilíngue pt_BR
dc.subject Bilinguismo - libras e português escrito pt_BR
dc.subject Libras e português escrito - bilinguismo pt_BR
dc.subject Educação de pessoas surdas pt_BR
dc.subject Portuguese as a second language - deaf people pt_BR
dc.subject Deaf people - Portuguese as a second language pt_BR
dc.subject Bilingual education pt_BR
dc.subject School for the deaf pt_BR
dc.subject Bilingual teaching pt_BR
dc.subject Bilingualism - Libras and written Portuguese pt_BR
dc.subject Libras and written Portuguese - bilingualism pt_BR
dc.subject Education of deaf people pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DEZES, Fabiana Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese as a second language for deaf people: methodological challenges in the bilingual educational context. pt_BR
dc.identifier.citation DEZES, Fabiana Leite. Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue. 2023. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta