dc.creator.ID |
XAVIER, F. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9172629518605638 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, R. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1939548270133078 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Niedja Maria Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, N. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1022078411182508 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BELO, José Tiago Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BELO, J. T. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Há muito se discute a tensão do ensino da Língua Portuguesa, enquanto segunda língua, no
processo educativo de pessoas surdas. As pesquisas, em sua maioria, relatam as lacunas
existentes nesse processo. Esse estudo, de maneira ainda tímida, reuniu-se a este diálogo já
presente e reafirma a necessidade urgente de políticas públicas que possam nortear esse
processo extremante complexo que é o ensino de uma língua de modalidade oral-auditiva para
pessoas que parte de uma manifestação linguística visuo-espacial. Para a construção do presente
estudo nos norteamos pelo seguinte questionamento: quais os principais desafios
metodológicos vivenciados por uma docente no ensino de português, como L2, para pessoas
surdas em um contexto bilíngue? Nos ancoramos em pressupostos da educação e ensino
bilíngue por entendermos esse espaço mais aberto a acolher e pensar as questões. Nos
utilizamos de um questionário disponibilizado através da plataforma Google Forms, o qual,
embora se apresente um tanto rígido, atendeu as nossas necessidades emergenciais quanto a
feitura da pesquisa. A análise de dados pautou-se na inteireza da pessoa surda por
considerarmos essa visão como a que melhor reflete a idiossincrasia do Povo Surdo. Os dados
dão indícios de fragilidades no que concerne a aquisição de L2 por pessoas surdas,
principalmente, originadas pela ausência de formação inicial nesse sentido, bem como ausência
de documentos norteadores para encaminhar o fazer pedagógico nesse cenário,
especificamente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
The tension of teaching Portuguese as a second language in the educational process of
deaf people has long been discussed. Researches, for the most part, report gaps in this process.
This study, still timidly, joined this dialogue already present and reaffirms the urgent need for
public policies that can guide this extremely complex process that is the teaching of an oralauditory
modality for people who start from a manifestation visuospatial linguistics. For the
construction of this study, we were guided by the following question: what are the main
methodological challenges experienced by a teacher in teaching Portuguese, as L2, to deaf
people in a bilingual context? We opted for bilingual education because we understand this
space as more open to welcoming and thinking about issues related to deafness. We used a
questionnaire made available through the Google Forms platform, which, although somewhat
rigid, met our emergency needs in terms of carrying out the survey. Data analysis was based on
Cultural Studies and Deaf Studies because we consider this view as the one that best reflects
the wholeness of deaf people. The data show weaknesses regarding the acquisition of L2 by
deaf people, mainly caused by the lack of initial training in this sense, as well as the absence of
guiding documents to direct the pedagogical work in this scenario, specifically. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-04T12:02:28Z |
|
dc.date.available |
2023-12-04 |
|
dc.date.available |
2023-12-04T12:02:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Português como segunda língua - surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas surdas - português como segunda língua |
pt_BR |
dc.subject |
Educação bilíngue |
pt_BR |
dc.subject |
Escola de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino bilíngue |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo - libras e português escrito |
pt_BR |
dc.subject |
Libras e português escrito - bilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de pessoas surdas |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese as a second language - deaf people |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf people - Portuguese as a second language |
pt_BR |
dc.subject |
Bilingual education |
pt_BR |
dc.subject |
School for the deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Bilingual teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Bilingualism - Libras and written Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Libras and written Portuguese - bilingualism |
pt_BR |
dc.subject |
Education of deaf people |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DEZES, Fabiana Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Portuguese as a second language for deaf people: methodological challenges in the bilingual educational context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DEZES, Fabiana Leite. Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue. 2023. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315 |
pt_BR |