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Destino do resíduo domiciliar em uma comunidade escolar do ensino estadual: uma ação educativa.

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dc.description.resumo Resíduos sólidos podem ser conceituados como qualquer material no estado sólido ou semissólido proveniente das atividades industriais, hospitalares, comerciais, agrícolas, de varrição e domésticos (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2004, p.01). No mundo, cerca de 1,4 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são produzidos anualmente pela população urbana, o que indica produção de 1,2 kg por pessoa diariamente (BRASIL, 2014). Embora esses dados sejam assustadores, as previsões não são nada animadoras para os anos seguintes e acredita-se que esse valor duplicará até 2025, sendo que quase metade desse montante será produzido somente pela China (GALLEFI, 2013). O Brasil é considerado o terceiro maior produtor de resíduos sólidos do planeta, gerando em torno de 79,9 milhões toneladas/ano. Segundo o panorama mais recente da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em 2015 nosso país produziu 72,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos, 1,7% a mais do que o ano anterior. Porém, desse montante, apenas pouco mais da metade do coletado, 58,7%, foram destinados de maneira correta, ou seja, encaminhados para aterros sanitários. Só a região Nordeste, em 2015, destinou-se 28.206 toneladas/dia em lixões, quantidade semelhante a região Sudeste, que foi de 28.286 toneladas/dia no mesmo ano, porém, a percentagem de descarte em vazadouro a céu aberto (lixões), no Nordeste representa 64,3% do total coletados enquanto que, no Sudeste, a representação é de apenas 27% (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública, 2015, p.36-51). Desde a década de 80, com a criação da Lei Federal n° 6.938/81 que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, as questões ambientais vêm sendo amplamente discutidas pelos diversos segmentos da política, economia e educação (BRASIL, 1981). Define-se educação ambiental as ações educativas de cunho individual e social que produzem valores, conhecimentos, habilidades e competências quanto a conscientização da relação homem-natureza, bem como garantir mudanças de hábitos com a finalidade de conservar e preservar o meio ambiente (BRASIL, 1999; Conferência Intergovernamental de Tbilisi, 1977). De acordo com Medina (2002), a Educação Ambiental visa construir relações sociais, econômicas e culturais capazes de respeitar e incorporar as diferenças e a liberdade para decidir caminhos alternativos de desenvolvimento sustentável, respeitando os limites dos ecossistemas, substrato de nossa própria possibilidade de sobrevivência como espécie. Portanto, considerando-se que a escola se encontra inserida numa realidade comunitária, o diálogo sociedade-escola torna-se de fundamental importância com a finalidade de promover o desenvolvimento social e ambiental. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção da comunidade escolar do ensino estadual Maria Emília Oliveira de Almeida localizada na cidade de Campina Grande do estado da Paraíba quanto a coleta e descarte dos resíduos sólidos domiciliares bem como sensibilizá-la acerca da importância social, ambiental e de saúde pública sobre o descarte correto desses resíduos sólidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Destino do resíduo domiciliar em uma comunidade escolar do ensino estadual: uma ação educativa. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33318
dc.date.accessioned 2023-12-04T12:40:06Z
dc.date.available 2023-12-04
dc.date.available 2023-12-04T12:40:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos de comunidade escolar pt_BR
dc.subject Comunidade escolar - resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Destinação de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Escola estadual Maria Emília Oliveira de Almeida - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject School community solid waste pt_BR
dc.subject Solid waste disposal pt_BR
dc.subject Maria Emília Oliveira de Almeida State School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARNEIRO, Maria de Lourdes de Almeida.
dc.creator FIGUEIREDO, Carmem Gabriela Gomes.
dc.creator MEDEIROS, Daianne de Sousa.
dc.creator SILVA, Delva Thyares Fonseca Nascimento Pereira.
dc.creator NASCIMENTO, Claudenice Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Disposal of household waste in a state education school community: an educational action. pt_BR
dc.identifier.citation CARNEIRO, Maria de Lourdes de Almeida; FIGUEIREDO, Carmem Gabriela Gomes; MEDEIROS, Daianne de Sousa; SILVA, Delva Thyares Fonseca Nascimento Pereira; NASCIMENTO, Claudenice Rodrigues. Destino do resíduo domiciliar em uma comunidade escolar do ensino estadual: uma ação educativa. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33318 pt_BR


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