Dépôt DSpace/Manakin

Uma proposta para o ensino de análise combinatória através da teoria dos grafos.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MELO JUNIOR, G. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4727038999534631 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Deise Mara Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, Deise M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3329203465610170 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Cladio odair Pereira da.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Luiz Antonio da Silva.
dc.description.resumo Este trabalho faz uma abordagem sobre a Teoria dos Grafos, relacionando-a com problemas de Análise Combinatória. Para isso foi realizada uma pesquisa nos documentos norteadores da Educação Básica Brasileira que apontam para um ensino de matemática embasado na resolução de problemas, entre eles problemas de contagem. Neste sentido, formulamos uma sequência didática para ser aplicada em sala de aula, como forma de facilitar a prática do professor de matemática e, consequentemente melhorar a aprendizagem dos alunos no conteúdo de Análise Combinatória. A sequência contém problemas de contagem, que foram abordados usando conceitos e propriedades da Teoria dos Grafos, como a matriz de adjacência e os caminhos associados a um grafo, entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma proposta para o ensino de análise combinatória através da teoria dos grafos. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-18
dc.description.abstract This work approaches Graph Theory, relating it to Combinatorial Analysis problems. For this, a research was carried out in the guiding documents of Brazilian Basic Education, which point to a teaching of mathematics, based on problem solving, including counting problems. In this sense, we formulated a didactic sequence to be applied in the classroom, as a way to facilitate the practice of mathematics teachers, and consequently improve studentsŠ learning in the content of Combinatorial Analysis. The sequence contains counting problems, which were addressed using concepts and properties from Graph Theory, such as the adjacency matrix and the paths associated with a graph, among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33337
dc.date.accessioned 2023-12-04T18:08:37Z
dc.date.available 2023-12-04
dc.date.available 2023-12-04T18:08:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Teoria dos Grafos pt_BR
dc.subject Análise Combinatória pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Graph Theory pt_BR
dc.subject Combinatorial Analysis pt_BR
dc.subject Didactic Sequence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO JÚNIOR, Gilvandro Correia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A proposal for the teaching of combinatorial analysis through graph theory. pt_BR
dc.identifier.citation MELO JÚNIOR Gilvandro Correia de. Uma proposta para o ensino de análise combinatória através da teoria dos grafos 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte