DSpace/Manakin Repository

Lixo nosso de cada dia: painel pedagógico para ressignificar conceitos e ampliar a percepção acerca dos resíduos sólidos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo No ensino tradicional, percebe-se muitas vezes longas explicações, exaustivas exposições de conteúdos de maneira mecânica e repetitiva. Cabendo ao educando apenas fazer anotações e responder quando por ventura for questionado pelo educador. O estudo de conteúdos ligados às ciências ambientais complexo, estes devem ser abordados de maneira transversal, pautada numa interdisciplinaridade (LEFF, 2008). A construção do saber ambiental requer criatividade e liberdade de expressão, o educador pode atuar como um provocador cognitivo atuando de diversas maneiras. O ensino moderno conta com o avanço tecnológico, cibernético e científico. E vem passando por intensas reflexões, em consequência, a educação ambiental também fica inserida nesta discussão. Observa-se que a educação funciona como uma ferramenta social que interfere na incorporação ou exclusão cultural (TAMAIO, 2002). Logo, a educação ambiental permite a construção e desconstrução de valores sociais e deve estar comprometida com a transformação social da realidade, buscando a estruturação de formas de relacionamento entre os seres humanos e natureza mais sustentáveis. Neste contexto, repensar as metodologias pedagógicas que entrelaçam o ensino-aprendizagem são fundamentais para a formação do sujeito ecológico (CARVALHO, 2012). Os discursos nos processos comunicativos entre o educador e educandos são elementos fundamentais para a formação de conceitos e construções de significados. Aqui em destaque as crianças, estão a cada instante formando novas concepções conceituais e internalizando valores. Então, a maneira que essas internalizações são conduzidas vão permitir a conversão de condutas e novos comportamentos compatíveis com a sustentabilidade. A internalização é um processo de reconstrução interna a partir de uma interação com ações externas, no qual os indivíduos se constituem como sujeitos através da internalização de significações que são (re) construídas e (re) elaboradas no desenvolvimento de suas respectivas relações sociais (VGOTSKY, 2005). Piaget (2016, p.98) ensina que "significados são determinados pela linguagem, sistema simbólico básico dos grupos humanos". Assim, a elaboração do conceito é realizada através da linguagem que é também uma construção social (PIAGET, 2016). Portanto, percebe-se claramente que os educadores precisam estar atentos as possibilidades educativas para construção do conhecimento necessário para futuro. Para tanto, as instituições que atuam na área ambiental são provocadoras de estratégias permitam ampliar a percepção ambiental. Neste contexto, este estudo apresenta o painel pedagógico contextualizado com a temática dos resíduos sólidos como uma ferramenta de educação e sensibilização ambiental. Intitulado "O Lixo nosso de cada dia" o painel propõe diversas discussões acerca dos conceitos de lixo e suas formações sócio históricas desde a infância até a vida adulta. O painel representa uma maneira lúdica de mediar o contexto vivido nos centros urbanos cotidianamente pelas crianças, a problemática dos resíduos sólidos e a necessidade de uma nova relação com lixo e o consumo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Lixo nosso de cada dia: painel pedagógico para ressignificar conceitos e ampliar a percepção acerca dos resíduos sólidos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33352
dc.date.accessioned 2023-12-04T19:41:09Z
dc.date.available 2023-12-04
dc.date.available 2023-12-04T19:41:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Painel pedagógico pt_BR
dc.subject Recurso didático - painel pedagógico pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Solid waste pt_BR
dc.subject Pedagogical panel pt_BR
dc.subject Didactic resource - pedagogical panel pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CÂMARA, Vanessa Oliveira Fernando.
dc.creator ALMEIDA, Darlan de Lima.
dc.creator ZIEGLER, Sandra Sylvia.
dc.creator MENDONÇA, Waldjan Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Our daily waste: pedagogical panel to reframe concepts and broaden the perception about solid waste. pt_BR
dc.identifier.citation C MARA, Vanessa Oliveira Fernando; ALMEIDA, Darlan de Lima; ZIEGLER, Sandra Sylvia; MENDONÇA, Waldjan Lima. Lixo nosso de cada dia: painel pedagógico para ressignificar conceitos e ampliar a percepção acerca dos resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33352 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta