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Tecnologia educacional para promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos.

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dc.creator.ID RODRIGUES, M. E. S. pt_BR
dc.creator.ID DA SILVA RODRIGUES, MARIA EDUARDA. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7076562095630231 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2522454119334432 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.
dc.contributor.referee1ID NOGUEIRA, M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1ID FIGUEIREDO NOGUEIRA, MATHEUS. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2379371079660244 pt_BR
dc.contributor.referee2 CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.
dc.contributor.referee2ID CANTALICE, A.S.C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 pt_BR
dc.description.resumo O envelhecimento populacional associado à transição epidemiológica aumentou a prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e do consumo de múltiplos medicamentos. A polifarmácia é a condição onde se utiliza de forma concomitante cinco ou mais fármacos. A necessidade dessa terapia medicamentosa torna complexo o manejo e a sua autogestão, o que pode provocar erros no consumo de medicamentos. Assim, sugere-se o uso de medidas educativas como estratégias para o autocuidado de idosos polimedicados. OBJETIVO: Desenvolver uma tecnologia educacional do tipo vídeo educativo voltado à promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos. METODOLOGIA: Estudo metodológico cujos dados da pesquisa foram obtidos através de duas fases: a revisão de escopo e a construção do material audiovisual. Para a revisão buscou-se artigos através das bases de dados Scopus, LILACS e PubMed, publicados na íntegra, no período de 2018 a 2022, nos idiomas inglês, português e espanhol. A partir da revisão de escopo, desenvolveu-se o vídeo considerando as etapas de pré-produção (a sinopse, o argumento, o roteiro e o storyboard), produção e pós-produção. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A revisão de escopo resultou na seleção de 20 artigos. Algumas intervenções e orientações para o autogerenciamento de medicamentos em idosos identificadas foram: o registro de medicamentos, a localização consistente para os medicamentos, estabelecer rotina diária com horário e local para o consumo do medicamento, recursos computadorizados, recurso de farmácia, além da participação/apoio da família e de redes de apoio. A partir desses achados ocorreram as etapas de planejamento e construção do vídeo, resultando em um roteiro composto por 11 cenas e o vídeo com 5:07 minutos de execução, se enquadrando no tempo previsto para vídeos educativos, de modo a facilitar a memorização das informações e obter a atenção do público-alvo, possibilitando assim a aplicação efetiva desse instrumento como recurso educativo. CONCLUSÃO: Neste estudo, elaborou-se uma tecnologia audiovisual do tipo vídeo. É aconselhável que os profissionais de saúde se adaptem as necessidades em saúde e ao uso de novas ferramentas de assistência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem de Saúde Pública pt_BR
dc.title Tecnologia educacional para promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-17
dc.description.abstract Population aging associated with the epidemiological transition has increased the prevalence of Chronic Noncommunicable Diseases (NCDs) and the consumption of multiple medications. Polypharmacy is the condition where five or more drugs are used concomitantly. The need for this drug therapy makes management and self-management complex, which can lead to errors in medication consumption. Therefore, the use of educational measures is suggested as strategies for self-care for polymedicated elderly people. OBJECTIVE: To develop an educational video-type educational technology aimed at promoting self-management in the use of polypharmacy in the elderly. METHODOLOGY: Methodological study whose research data was obtained through two phases: the scope review and the construction of the audiovisual material. For the review, articles were searched through the Scopus, LILACS and PubMed databases, published in full, from 2018 to 2022, in English, Portuguese and Spanish. Based on the scope review, the video was developed considering the pre-production stages (synopsis, script, script and storyboard), production and post-production. RESULTS AND DISCUSSION: The scoping review resulted in the selection of 20 articles. Some interventions and guidelines for medication self-management in the elderly identified were: medication registration, consistent location for medications, establishing a daily routine with time and place for medication consumption, computerized resources, pharmacy resources, in addition to participation/ support from family and support networks. Based on these findings, the planning and construction stages of the video took place, resulting in a script composed of 11 scenes and the video with 5:07 minutes of execution, fitting within the time foreseen for educational videos, in order to facilitate the memorization of information and obtain the attention of the target audience, thus enabling the effective application of this instrument as an educational resource. CONCLUSION: In this study, a video-type audiovisual technology was developed. It is advisable that health professionals adapt to health needs and the use of new assistance tools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33381
dc.date.accessioned 2023-12-05T13:41:47Z
dc.date.available 2023-12-05
dc.date.available 2023-12-05T13:41:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Medicamentos pt_BR
dc.subject Uso de medicamentos - idosos pt_BR
dc.subject Polifarmácia pt_BR
dc.subject Idosos - polifarmácia pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Doenças crônicas não transmissíveis pt_BR
dc.subject Terapia medicamentosa pt_BR
dc.subject Automedicação pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Medicines pt_BR
dc.subject Medication use - elderly pt_BR
dc.subject Polypharmacy pt_BR
dc.subject Elderly - polypharmacy pt_BR
dc.subject Aging pt_BR
dc.subject Chronic non-communicable diseases pt_BR
dc.subject Drug therapy pt_BR
dc.subject Self-medication pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Uso de medicamentos - personas mayores pt_BR
dc.subject Ancianos - polifarmacia pt_BR
dc.subject Envejecimiento pt_BR
dc.subject Enfermedades crónicas no transmisibles pt_BR
dc.subject Terapia de drogas pt_BR
dc.subject Automedicación pt_BR
dc.subject Educación para la salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Maria Eduarda da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational technology to promote self-management in the use of polypharmacy in the elderly. pt_BR
dc.title.alternative Tecnología educativa para promover Autocuidado en el uso de polifarmacia en el anciano. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Maria Eduarda da Silva. Tecnologia educacional para promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Envejecimiento poblacional asociado a la transición epidemiológica aumentó la prevalencia de Enfermedades Crónicas No Transmisibles (ENT) y el consumo de múltiples medicamentos. La polifarmacia es la condición en la que se usa concomitantemente. cinco o más medicamentos. La necesidad de esta farmacoterapia hace que el manejo sea complejo y el autocuidado, que puede llevar a errores en el consumo de medicamentos. Por ello, se sugiere el uso de medidas educativas como estrategias de autocuidado para personas mayores polimedicadas. OBJETIVO: Desarrollar una tecnología educativa tipo video educativo dirigida a promover la autogestión en el uso de polifarmacia en el adulto mayor. METODOLOGÍA: Estudio metodológico cuyos datos de investigación se obtuvieron a través de dos fases: la revisión de alcance y construcción del material audiovisual. Para la revisión se buscaron artículos a través de la Bases de datos Scopus, LILACS y PubMed, publicadas íntegramente, de 2018 a 2022, en inglés, portugués y español. A partir de la revisión del alcance se desarrolló el video. considerando las etapas de preproducción (sinopsis, guión, guión y storyboard), producción y postproducción. RESULTADOS Y DISCUSIÓN: La revisión del alcance resultó en la selección de 20 artículos. Algunas intervenciones y pautas para la autogestión Los medicamentos en los adultos mayores identificados fueron: registros de medicación, ubicación. consistencia para los medicamentos, establecer una rutina diaria con horario y lugar de consumo medicamentos, recursos computarizados, recursos de farmacia, además de participación/apoyo Familia y redes de apoyo. A partir de estos hallazgos, la planificación y construcción del video, dando como resultado un guión compuesto por 11 escenas y el video con 5:07 minutos de ejecución, dentro del tiempo previsto para los vídeos educativos, con el fin de Facilitar la memorización de información y obtener la atención del público objetivo, permitiendo así la aplicación efectiva de este instrumento como recurso educativo. CONCLUSIÓN: En este estudio, Se desarrolló una tecnología audiovisual tipo video. Es aconsejable que los profesionales La salud se adapta a las necesidades sanitarias y al uso de nuevas herramientas asistenciales. pt_BR


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