dc.description.resumo |
Um dos mais importantes problemas que afetam o meio ambiente e a sociedade é decorrente da
produção e má gestão dos resíduos sólidos. Essa produção em larga escala tem aumentado como
resultado do elevado consumismo, associado também a pouca durabilidade dos produtos, o que tem
contribuído ainda mais para a geração de resíduos sólidos (PINTO & MONDELLI, 2017).
Apesar de o consumo ser necessário para o desenvolvimento econômico, é importante que ele seja
praticado de forma consciente, na busca de minimizar os impactos negativos na qualidade ambiental
provenientes da produção de resíduos sólidos (SILVA et al., 2015).
Diante desse cenário, a escola é fundamental na discussão de temas relacionados aos resíduos
sólidos, devendo destacar nas suas atividades, a sensibilização condução dos alunos para o
desenvolvimento de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos padrões de consumo
observados na sociedade (SILVA et al., 2017).
Sendo assim, metodologias alternativas constituem uma forma eficaz de dinamizar o processo de
ensino e facilitar a aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, como os jogos,
diversificando e promovendo a inserção de métodos diferentes ao ensino tradicional, que ainda é
frequentemente observado (CASTRO & COSTA, 2011).
A ludicidade por meio de jogos didáticos são importantes estratégias metodológicas que contribui
para a fixação do conhecimento dos alunos, e promove relações entre os conteúdos de disciplinas
diferentes, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem (SANTOS et al., 2014).
Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, apesar de sua eficiência como método de ensino, é
importante que o professor possa adequar à linguagem e o tipo de material usado à realidade dos alunos
(ALMEIDA et al., 2016), com isso, os alunos poderão refletir sobre a importância do que é discutido em
sala com os problemas ambientais e sociais.
Nesse contexto, a Educação Ambiental envolvendo estratégias lúdicas proporciona a relação entre
diversos conteúdos, principalmente entre àqueles que exercem influência sobre a preservação e
conservação do meio ambiente, contribuindo para a assimilação de realidades vivenciadas pelos alunos
com a importância do conteúdo apresentado (SANTOS et al., 2017).
Este trabalho teve objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre
assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente e aplicar um jogo como estratégia didática
lúdica para abordar esse tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-05T17:48:16Z |
|
dc.date.available |
2023-12-05 |
|
dc.date.available |
2023-12-05T17:48:16Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos sólidos no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos e alunos - resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ludismo |
pt_BR |
dc.subject |
Playful environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Solid waste in elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge and students - solid waste |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic game |
pt_BR |
dc.subject |
Luddism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Thayanna Maria Medeiros. |
|
dc.creator |
FEITOSA, Luiza Cristina. |
|
dc.creator |
SOUSA, Cynthia Arielly Alves de. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, José Lucas dos Santos. |
|
dc.creator |
SILVA, Edevaldo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Solid waste in elementary education: student knowledge and playful environmental education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; FEITOSA, Luiza Cristina; SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; SILVA, Edevaldo da. Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 |
pt_BR |