DSpace/Manakin Repository

Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Um dos mais importantes problemas que afetam o meio ambiente e a sociedade é decorrente da produção e má gestão dos resíduos sólidos. Essa produção em larga escala tem aumentado como resultado do elevado consumismo, associado também a pouca durabilidade dos produtos, o que tem contribuído ainda mais para a geração de resíduos sólidos (PINTO & MONDELLI, 2017). Apesar de o consumo ser necessário para o desenvolvimento econômico, é importante que ele seja praticado de forma consciente, na busca de minimizar os impactos negativos na qualidade ambiental provenientes da produção de resíduos sólidos (SILVA et al., 2015). Diante desse cenário, a escola é fundamental na discussão de temas relacionados aos resíduos sólidos, devendo destacar nas suas atividades, a sensibilização condução dos alunos para o desenvolvimento de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos padrões de consumo observados na sociedade (SILVA et al., 2017). Sendo assim, metodologias alternativas constituem uma forma eficaz de dinamizar o processo de ensino e facilitar a aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, como os jogos, diversificando e promovendo a inserção de métodos diferentes ao ensino tradicional, que ainda é frequentemente observado (CASTRO & COSTA, 2011). A ludicidade por meio de jogos didáticos são importantes estratégias metodológicas que contribui para a fixação do conhecimento dos alunos, e promove relações entre os conteúdos de disciplinas diferentes, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem (SANTOS et al., 2014). Para o desenvolvimento de atividades lúdicas, apesar de sua eficiência como método de ensino, é importante que o professor possa adequar à linguagem e o tipo de material usado à realidade dos alunos (ALMEIDA et al., 2016), com isso, os alunos poderão refletir sobre a importância do que é discutido em sala com os problemas ambientais e sociais. Nesse contexto, a Educação Ambiental envolvendo estratégias lúdicas proporciona a relação entre diversos conteúdos, principalmente entre àqueles que exercem influência sobre a preservação e conservação do meio ambiente, contribuindo para a assimilação de realidades vivenciadas pelos alunos com a importância do conteúdo apresentado (SANTOS et al., 2017). Este trabalho teve objetivo avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental sobre assuntos relacionados aos resíduos sólidos e meio ambiente e aplicar um jogo como estratégia didática lúdica para abordar esse tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. Educação. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388
dc.date.accessioned 2023-12-05T17:48:16Z
dc.date.available 2023-12-05
dc.date.available 2023-12-05T17:48:16Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação ambiental lúdica pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos no ensino fundamental pt_BR
dc.subject Conhecimentos e alunos - resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Jogo didático pt_BR
dc.subject Ludismo pt_BR
dc.subject Playful environmental education pt_BR
dc.subject Solid waste in elementary school pt_BR
dc.subject Knowledge and students - solid waste pt_BR
dc.subject Didactic game pt_BR
dc.subject Luddism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Thayanna Maria Medeiros.
dc.creator FEITOSA, Luiza Cristina.
dc.creator SOUSA, Cynthia Arielly Alves de.
dc.creator OLIVEIRA, José Lucas dos Santos.
dc.creator SILVA, Edevaldo da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Solid waste in elementary education: student knowledge and playful environmental education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; FEITOSA, Luiza Cristina; SOUSA, Cynthia Arielly Alves de; OLIVEIRA, José Lucas dos Santos; SILVA, Edevaldo da. Resíduos sólidos no ensino fundamental: conhecimento dos alunos e educação ambiental lúdica. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33388 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta