DSpace/Manakin Repository

Uma análise dos resíduos gerados nas aulas práticas de Química Geral Experimental.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O gerenciamento de resíduos foi um programa pouco discutido até meados do século XX, os resíduos até então gerados em laboratórios e centros de ensino não tinham forma adequada de serem descartados devido aos altos valores de implantação e manutenção de um programa de gerenciamento. Sendo assim, optava-se pelo descarte mais fácil e barato: o esgoto ou lixo comum (IMBROISI et al., 2006). A partir dos anos 90 percebeu-se um constante desenvolvimento nos debates sobre a importância de se gerenciar, seja devido ao aspecto ambiental, onde se enfatiza os possíveis danos que podem causar os resíduos químicos, físicos e biológicos e a todo ciclo natural dos ecossistemas. Além dos eminentes riscos ambientais, existem os riscos sociais que estão presentes em um ambiente mal gerenciado, uma vez que todas as pessoas que estão diretas e/ou indiretamente ligadas a esse ambiente científico estão sujeitas a sofrerem ações nocivas advindas de produtos mal estocados ou mal rotulados. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a maioria dos problemas ambientais é de caráter local e tem repercussão direta na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Dentre esses problemas, destaca-se a necessidade de adequado gerenciamento dos resíduos. Nesse contexto, as instituições de ensino e pesquisa apresentam um papel fundamental, pois apesar de sua importância em relação à produção de conhecimentos científicos, acabam, também, sendo fonte geradora de resíduos de diferentes naturezas (VEIGA, 2011). O manejo inadequado de resíduos químico leva a graves danos da natureza, os quais podem ter repercussões negativas à saúde humana e ambiental. Tal fato tem motivado, por parte de vários países, o desenvolvimento de planos de gerenciamento seguros e sustentáveis dos diferentes resíduos gerados pela população, indústrias e diversas instituições (SANTOS, 2013). O objetivo deste trabalho é aplicar o uso de um sistema de orientação aos alunos de química geral experimental da UFCG, campus Cuité, a planejarem as aulas do semestre como um conjunto de experimentos integrados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Uma análise dos resíduos gerados nas aulas práticas de Química Geral Experimental. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33395
dc.date.accessioned 2023-12-05T18:04:53Z
dc.date.available 2023-12-05
dc.date.available 2023-12-05T18:04:53Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject UFCG CES - aulas de química geral e experimental pt_BR
dc.subject Resíduos gerados em aulas pt_BR
dc.subject Aulas de Química geral e Experimental - CES UFCG pt_BR
dc.subject UFCG CES - general and experimental chemistry classes pt_BR
dc.subject Waste generated in classes pt_BR
dc.subject General and Experimental Chemistry Classes - CES UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Rodrigo Cavalcanti.
dc.creator DANTAS, Danilo Lima.
dc.creator SILVA, Paulo Sérgio Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the waste generated in practical classes of General Experimental Chemistry. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Rodrigo Cavalcanti; DANTAS, Danilo Lima; SILVA, Paulo Sérgio Gomes. Uma análise dos resíduos gerados nas aulas práticas de Química Geral Experimental. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33395 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta