DSpace/Manakin Repository

Matemática Eleitoral - Uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALQUINO, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4172800068837570 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AIRES, José Fernando Leite
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9323840379315494 pt_BR
dc.contributor.referee1 REIS, Júlio César dos.
dc.contributor.referee2 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro.
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta uma proposta de disciplina eletiva que aborda os aspectos matemáticos associados ao processo eleitoral brasileiro, com o intuito de desenvolver essa temática para os estudantes do Ensino Médio. Para tanto, Ązemos uma análise da Lei 13.415/2017 e dos documentos norteadores para esta etapa da escolarização. Como também, mostramos a legislação eleitoral vigente, vista na perspectiva matemática, diferenciando e caracterizando os modelos de eleições no Brasil: majoritário e proporcional. Nessa abordagem, apresentamos termos técnicos e os algoritmos matemáticos utilizados para deĄnição dos eleitos. Por Ąm, trazemos propostas de atividades a serem vivenciados pelos estudantes, embasadas nas competências e habilidades da BNCC, a Ąm de auxiliar os professores ao abordar as eleições na sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Matemática Eleitoral - Uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-25
dc.description.abstract This paper presents a proposal for an elective that addresses the mathematical aspects associated with the Brazilian electoral process, intending to develop this theme for high school students. Initialy, we analyzed Law 13.415/2017 and the guiding documents for this stage of schooling. Futhermore, we show the current electoral legislation, seen from the mathematical perspective, dierentiating and characterizing the models of elections in Brazil: majority and proportional. As a result, we present technical terms and the mathematical algorithms used to deĄne the elected. Finally, we bring proposals for activities to be experienced by students, based on the competences and skills of the BNCC, to assist teachers when addressing elections in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33396
dc.date.accessioned 2023-12-05T18:05:09Z
dc.date.available 2023-12-05
dc.date.available 2023-12-05T18:05:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Matemática Eleitoral pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.subject Eletiva pt_BR
dc.subject Electoral Mathematics pt_BR
dc.subject New High School pt_BR
dc.subject Elective pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALQUINO, Andreson da Silva
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Electoral Mathematics - A proposal for elective in light of the New High School. pt_BR
dc.identifier.citation ALQUINO, Andreson da Silva. Matemática Eleitoral - uma proposta de eletiva à luz do Novo Ensino Médio 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta