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Análise da qualidade de combustível segundo a ANP nº 3/2013.

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dc.description.resumo A obtenção da gasolina é feita através do processo de refino do petróleo ao qual, o seu uso está ligado à sua composição podendo ser elas para uso automotivo, ou aviação. Sua composição para uso automotivo se restringe a cadeias pequenas de 4 a 12 átomos de carbono, com isso, seu ponto de ebulição está na faixa de 30°C a 225°C. Para uma gasolina com maior qualidade, é preferencial a utilização de maior quantidade de séries aromáticas, pois indicam uma gasolina de alta qualidade, porém, ainda temos as parafinas, olefínicas, naftênicas onde seu montante depende do petróleo e o processo para aquisição empregado. A gasolina em sua produção, não é comercializada sem antes serem adicionados alguns compostos (os toluenos ou xilenos, álcoois, como o metanol ou o etanol anidro) e aditivos para que atendam às exigências de mercado com a finalidade de promover um melhor desempenho da gasolina sem danificar os componentes dos motores; esses aditivos possuem algumas características, antioxidantes, detergentes, anticongelantes, desativadores de metal e corantes. Para a gasolina ser aceita nos padrões de uso nos motores a combustão, é necessário atender alguns critérios: Efetuar a vaporização com o motor frio, fazendo com que aconteça o envio de uma boa quantidade para que ocorra a partida sem nenhuma dificuldade; mostrar aspecto límpido indicando a inexistência de água e depósitos; não possuir quantidade de poluentes em excesso no processo de queima, com isso, não havendo a geração de danos ambientais; ocorrer combustão por meio de centelha da vela de ignição de maneira progressiva e homogênea, sem haver detonação, fazendo com que, ocorra um bom desempenho do motor, não ocasionando danos; Não haver vaporização em grande escala antes de chegar ao sistema de injeção, para não provocar problemas operacionais no sistema injetor e nem na bomba de gasolina, como no corte do fluxo do combustível para o motor; disponibilizar segurança e possuir baixo teor de toxidade nos produtos; ocorrer a vaporização completa no interior da câmara de combustão, em mistura com ar, de forma que haja a queima por completo, e com o mínimo de formação de resíduos ; produzir o mínimo de resíduos por combustão e de depósitos por oxidação, para evitar entupimentos e danos às peças do motor; não ser corrosiva para evitar desgastes do motor. O trabalho em questão tem como finalidade, determinar se o combustível estudado atende ou não às normas ANP N° 05/2001, ASTM D 86, NBR 13992 a sua qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Análise da qualidade de combustível segundo a ANP nº 3/2013. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33419
dc.date.accessioned 2023-12-05T20:10:43Z
dc.date.available 2023-12-05
dc.date.available 2023-12-05T20:10:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Qualidade de combustível pt_BR
dc.subject Combustível - qualidade pt_BR
dc.subject Natal - RN - qualidade de combustível pt_BR
dc.subject Fuel quality pt_BR
dc.subject Natal - RN - fuel quality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Hortência Tatiane de Jesus.
dc.creator CAMPIELO, Amanda Crystyna da Rocha.
dc.creator ARGENTINO JÚNIOR, Sérgio Carlos.
dc.creator SILVA, Camila de Souza.
dc.creator POSSA, Rosangela Dala.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of fuel quality according to ANP nº 3/2013. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Hortência Tatiane de Jesus; CAMPIELO, Amanda Crystyna da Rocha; ARGENTINO JÚNIOR, Sérgio Carlos; SILVA, Camila de Souza; POSSA, Rosangela Dala. Análise da qualidade de combustível segundo a ANP nº 3/2013. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.2. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-30-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33419 pt_BR


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