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Diagnóstico da percepção socioambiental de discentes do Curso de Agroecologia do CDSA-UFCG.

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dc.description.resumo Com o desenvolvimento econômico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica vêm ocorrendo um aumento na produção de resíduos sólidos, tanto em quantidade como em diversidade, principalmente nos grandes centros urbanos. Além do acréscimo na quantidade, os resíduos produzidos atualmente passaram a abrigar em sua composição elementos sintéticos e perigosos aos ecossistemas e à saúde humana (FERREIRA & ANJOS, 2001; VELLOSO, 1995). O projeto de Política Nacional de Resíduos Sólidos, após 19 anos de tramitação, foi aprovado no dia 10 de março de 2010 pela Câmara dos Deputados, porém no dia 2 de agosto de 2010 sob a lei 12.305 é instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), na qual surgiu com novas providências alterando a lei 9.605/98 (REVISTA MEIO AMBIENTE INDUSTRIAL, 2010: 76). A lei demonstra entre seus objetivos: a não geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos, bem como também a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos, redução do uso dos recursos naturais (água e energia, por exemplo) no processo de produção de novos produtos, intensificar ações de educação ambiental, aumentar a reciclagem no país, promover a inclusão social, a geração de emprego e renda de catadores de materiais recicláveis (REVISTA SENAC e EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2009: 26). O manejo adequado dos resíduos é uma importante estratégia de preservação do meio ambiente, assim como de promoção e proteção da saúde. Uma vez acondicionados em aterros, os resíduos sólidos podem comprometer a qualidade do solo, da água e do ar, por serem fontes de compostos orgânicos voláteis, pesticidas, solventes e metais pesados, entre outros. (GIUSTI, 2009). De maneira geral, se pode caracterizar o lixo como um indicativo do consumo humano, onde a dimensão produzida nivela índices quantitativos e qualitativos ao que se está consumindo. Ou seja, o lixo que você produz, está interligado naquilo que você consome. Nesse contexto, Naime (2009) afirma que quanto aos termos lixo e resíduos sólidos urbanos (RSUs), não é identificada uma diferença substancial entre eles, atualmente há uma compreensão que os materiais separados, passíveis de reciclagem ou reaproveitamento recebem tratamento de resíduos sólidos, enquanto os materiais misturados e acumulados têm mais uma conotação de lixo. Contudo, a forma em que o ser humano percebe e interage com seu ambiente, um dos principais diretrizes da raiz da problemática ambiental global, a educação ambiental ganha espaço como um importante processo, no qual objetiva a solução da crise ambiental e a transformação de um ambiente desequilibrado em um mundo mais justo, ético e solidário (RIBEIRO, 2009). Não obstante, o estudo de percepção ambiental é de uma fundamental importância para a melhor compreensão das inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas (FERNANDES et al., 2009). Já a vulnerabilidade pode ser definida, de acordo com Blaikie (1996) como as características de uma pessoa ou grupo populacional, verificando seu ponto de vista de sua capacidade de antecipar, sobreviver, resistir e recuperar-se de determinado impacto social-ambiental-tecnológico. Diante do exposto, o presente trabalho buscou avaliar a percepção socioambiental de estudantes do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do CDSA/UFCG/Campus Sumé, em uma ótica sobre a problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's), além de quantificar e verificar os principais fatores de vulnerabilidade no ambiente em que se encontram. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Diagnóstico da percepção socioambiental de discentes do Curso de Agroecologia do CDSA-UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33454
dc.date.accessioned 2023-12-06T20:01:33Z
dc.date.available 2023-12-06
dc.date.available 2023-12-06T20:01:33Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Percepção socioambiental pt_BR
dc.subject Estudos e percepção pt_BR
dc.subject Discentes de Agroecologia - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA UFCG - discentes pt_BR
dc.subject Diagnóstico de percepção ambiental pt_BR
dc.subject Socio-environmental perception pt_BR
dc.subject Studies and perception pt_BR
dc.subject Agroecology Students - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Higher Technology Course in Agroecology - CDSA UFCG - students pt_BR
dc.subject Environmental perception diagnosis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Khyson Gomes.
dc.creator PAIVA, Iracema de Azevedo.
dc.creator LOPES, Iracy Amélia Pereira.
dc.creator GOMES, Nayane Viana.
dc.creator RIBEIRO, George do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diagnosis of the socio-environmental perception of students on the CDSA-UFCG Agroecology Course. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Khyson Gomes; PAIVA, Iracema de Azevedo; LOPES, Iracy Amélia Pereira; GOMES, Nayane Viana; RIBEIRO, George do Nascimento. Diagnóstico da percepção socioambiental de discentes do Curso de Agroecologia do CDSA-UFCG. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.2. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-30-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33454 pt_BR


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