dc.description.resumo |
O tema solos é pouco trabalhado em sala de aula, sendo notória a urgência de reformulação nos conteúdo dos currículos escolares para mudança de paradigma, centrado na valorização e no respeito à terra, pois a ausência de discussão e contextualização pode ser promotora do descaso e do avanço dos processos de degradação, que se avolumam por todos os biomas (Almeida; Costa Falcão, 2012).
Trabalhar os conteúdos de solos permite ampliar o diálogo sobre a conservação da natureza e o equilíbrio ambiental. Nesse sentido, o desenvolvimento de metodologias participativas e dialógicas são fundamentais, a exemplo das aulas de campo e visitas técnicas, que devem promover a reflexão a partir da vivência prática.
O lúdico e as atividades interativas na educação básica fomentam o aprendizado de qualidade, com técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais. Bacelar (2009) reconhece a validade da ludicidade como possibilidade de uma
vivência mais plena em todos os âmbitos da convivência humana e
ressalta que esta ferramenta pode colocar o indivíduo em um estado
de consciência ampliada.
A diversificação da metodologia do ensino pode favorecer a
aprendizagem, já que a construção do conhecimento ocorre por meio
de estratégias diferentes e peculiares, que atendem a necessidades
de sobrevivência desses agrupamentos sócio-culturais distintos
(Feltran; Feltran Filho, 2007).
Dentro deste contexto o Projeto Solo na Escola/UFCG vem
trabalhando na proposta de popularização do ensino de solos,
buscando sensibilizar educandos e educadores para o cuidado
com este recurso ambiental, fundamental à manutenção da vida, e
ainda pouco conhecido e valorizado. Dentre as diversas atividades
desenvolvidas, as visitas monitoras ao Espaço de Educação em
Solos são das mais solicitadas pelos professores, pois oportunizam
a visualização dos conceitos nem sempre trabalhados nos livros
didáticos e nos conteúdos escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.title |
Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-07T10:50:57Z |
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dc.date.available |
2023-12-07 |
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dc.date.available |
2023-12-07T10:50:57Z |
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dc.type |
Capítulo de Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Visitas monitoradas - educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Ludismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Monitored visits - soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Luddism |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Lygia de Oliveira. |
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dc.creator |
SILVA, Igor Raian Brito da. |
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dc.creator |
SILVA, Lucas Matheus Oliveira da. |
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dc.creator |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Monitored visits as a methodology to facilitate learning about soils. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Lygia de Oliveira; SILVA, Igor Raian Brito da; SILVA, Lucas Matheus Oliveira da; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos. In: PEREIRA, Frederico Campos (organizador) et al. Seleção de trabalhos em extensão, pesquisa e inovação em Agroecologia. Campina Grande - PB: RG Editora, 2017. ISBN: 978-85-94349-04-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466 |
pt_BR |