DSpace/Manakin Repository

Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O tema solos é pouco trabalhado em sala de aula, sendo notória a urgência de reformulação nos conteúdo dos currículos escolares para mudança de paradigma, centrado na valorização e no respeito à terra, pois a ausência de discussão e contextualização pode ser promotora do descaso e do avanço dos processos de degradação, que se avolumam por todos os biomas (Almeida; Costa Falcão, 2012). Trabalhar os conteúdos de solos permite ampliar o diálogo sobre a conservação da natureza e o equilíbrio ambiental. Nesse sentido, o desenvolvimento de metodologias participativas e dialógicas são fundamentais, a exemplo das aulas de campo e visitas técnicas, que devem promover a reflexão a partir da vivência prática. O lúdico e as atividades interativas na educação básica fomentam o aprendizado de qualidade, com técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais. Bacelar (2009) reconhece a validade da ludicidade como possibilidade de uma vivência mais plena em todos os âmbitos da convivência humana e ressalta que esta ferramenta pode colocar o indivíduo em um estado de consciência ampliada. A diversificação da metodologia do ensino pode favorecer a aprendizagem, já que a construção do conhecimento ocorre por meio de estratégias diferentes e peculiares, que atendem a necessidades de sobrevivência desses agrupamentos sócio-culturais distintos (Feltran; Feltran Filho, 2007). Dentro deste contexto o Projeto Solo na Escola/UFCG vem trabalhando na proposta de popularização do ensino de solos, buscando sensibilizar educandos e educadores para o cuidado com este recurso ambiental, fundamental à manutenção da vida, e ainda pouco conhecido e valorizado. Dentre as diversas atividades desenvolvidas, as visitas monitoras ao Espaço de Educação em Solos são das mais solicitadas pelos professores, pois oportunizam a visualização dos conceitos nem sempre trabalhados nos livros didáticos e nos conteúdos escolares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agroecologia pt_BR
dc.title Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466
dc.date.accessioned 2023-12-07T10:50:57Z
dc.date.available 2023-12-07
dc.date.available 2023-12-07T10:50:57Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Visitas monitoradas - educação em solos pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Ludismo pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Monitored visits - soil education pt_BR
dc.subject Soil education pt_BR
dc.subject Luddism pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Lygia de Oliveira.
dc.creator SILVA, Igor Raian Brito da.
dc.creator SILVA, Lucas Matheus Oliveira da.
dc.creator VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitored visits as a methodology to facilitate learning about soils. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Lygia de Oliveira; SILVA, Igor Raian Brito da; SILVA, Lucas Matheus Oliveira da; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Visitas monitoradas como metodologia para facilitar a aprendizagem sobre solos. In: PEREIRA, Frederico Campos (organizador) et al. Seleção de trabalhos em extensão, pesquisa e inovação em Agroecologia. Campina Grande - PB: RG Editora, 2017. ISBN: 978-85-94349-04-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33466 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta