Repositorio Dspace/Manakin

Do planejamento à execução: a resolução de problemas no ensino de princípio fundamental da contagem em um contexto de Lesson study.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID OLIVEIRA, N. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8223631618676308 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor-co1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, ALUSKA D. R .M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ticiany Marques da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, T. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Tiêgo dos Santos.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, T. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 pt_BR
dc.description.resumo Este artigo descreve uma experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study (LS). O LS é um processo de desenvolvimento profissional que envolve o planejamento, a execução e a reflexão sobre aulas. Nosso objetivo é realizar uma análise que abrange desde o planejamento de duas aulas relacionadas ao Princípio Fundamental da Contagem até as reflexões posteriores às aulas, em que trabalhamos com a metodologia de resolução de problemas em processo de LS. Este trabalho segue uma abordagem qualitativa descritiva. A experiência aqui mencionada foi aplicada em uma turma de 2a Série do Ensino Médio em uma escola pública integral localizada na região do Curimataú, na Paraíba - PB. Os resultados obtidos revelaram que conseguimos concluir o plano de aula e alcançamos os objetivos propostos. A aula se mostrou eficaz e produtiva, tanto que nas aulas seguintes, notamos que os alunos foram capazes de resolver rapidamente problemas de arranjos simples, relacionados ao Princípio Fundamental da Contagem, evidenciando a eficácia do método de ensino. Podemos concluir que a abordagem de Resolução de Problemas foi eficaz ao envolver os estudantes e promover a aprendizagem. O Lesson Study proporcionou a colaboração entre os estagiários e impulsionou a autoconfiança no desenvolvimento profissional. Além disso, trabalhar com Lesson Study revelou-se altamente proveitoso, levando-nos a diversas reflexões enriquecedoras, inclusive enfatizando a importância do planejamento, que desempenhou um papel crucial na execução da aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Do planejamento à execução: a resolução de problemas no ensino de princípio fundamental da contagem em um contexto de Lesson study. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-23
dc.description.abstract This article describes an experience during the Supervised Curricular Internship in the process of Lesson Study (LS). LS is a professional development process that involves planning, execution, and reflection on lessons. Our goal is to conduct an analysis that spans from planning two lessons related to the Fundamental Counting Principle to reflections after the lessons, where we worked with the problem-solving methodology in the LS process. This work follows a descriptive qualitative approach. The mentioned experience was applied to a 2nd-grade class of High School in a comprehensive public school located in the Curimataú region, Paraíba. The results obtained revealed that we were able to complete the lesson plan and achieve the proposed objectives. The lesson proved to be effective and productive to the extent that in subsequent lessons, we noticed that students were able to quickly solve problems of simple arrangements related to the Fundamental Counting Principle, demonstrating the effectiveness of the teaching method. We can conclude that the Problem- Solving approach was effective in engaging students and promoting learning. Lesson Study fostered collaboration among interns and boosted self-confidence in professional development. Furthermore, working with Lesson Study proved highly beneficial, leading us to various enriching reflections, emphasizing the importance of planning, which played a crucial role in the execution of the lesson. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33487
dc.date.accessioned 2023-12-07T18:58:02Z
dc.date.available 2023-12-07
dc.date.available 2023-12-07T18:58:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lógica matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Princípio fundamental pt_BR
dc.subject Problema - resolução - matemática pt_BR
dc.subject Princípio fundamental de contagem pt_BR
dc.subject Mathematical logic pt_BR
dc.subject Problem solving pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Fundamental principle pt_BR
dc.subject Problem - resolution - mathematics pt_BR
dc.subject Fundamental counting principle pt_BR
dc.subject Solución de problemas pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Prácticas supervisadas pt_BR
dc.subject Problema - resolución - matemáticas pt_BR
dc.subject Principio fundamental de conteo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Natane Laurentino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From planning to execution: problem solving in teaching fundamental principle of counting in a lesson study context. pt_BR
dc.title.alternative De la planificación a la ejecución: la resolución de problemas en la enseñanza Principio fundamental de contar en un contexto de estudio de lección. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Natane Laurentino de. Do planejamento à execução: a resolução de problemas no ensino de princípio fundamental da contagem em um contexto de Lesson study. 2023. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33487 pt_BR
dc.description.resumen Este artículo describe una experiencia durante la Práctica Curricular Supervisada en Proceso de estudio de lección (LS). LS es un proceso de desarrollo profesional que Implica planificar, ejecutar y reflexionar sobre las clases. Nuestro objetivo es realizar una análisis que abarca desde la planificación de dos clases relacionadas con el Principio Fundamento de Contar para reflexiones después de clases, en las que trabajamos con el Metodología de resolución de problemas en el proceso LS. Este trabajo sigue un enfoque cualitativo descriptivo. La experiencia aquí mencionada fue aplicada en una clase. 2do Ciclo de Bachillerato en un colegio público integral ubicado en la región de Curimataú, en Paraíba - PB. Los resultados obtenidos revelaron que pudimos completar el plan de lección y logramos los objetivos propuestos. La clase demostró ser efectiva y productiva, tanto que en las siguientes clases, notamos que los estudiantes fueron capaces de resolver rápidamente problemas de disposición simples, relacionados con el Principio Fundamental de Conteo, destacando la eficacia del método de enseñanza. Podemos concluir que el enfoque La resolución de problemas fue eficaz para involucrar a los estudiantes y promover el aprendizaje. oh Lesson Study proporcionó colaboración entre los pasantes y aumentó la confianza en sí mismos en el desarrollo profesional. Además, trabajar con Lesson Study resultó ser muy fructífero, llevándonos a varias reflexiones enriquecedoras, entre ellas destacar la importancia de la planificación, que jugó un papel crucial en la ejecución de la clase. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta