dc.description.resumo |
No atual contexto de redução dos investimentos públicos em
educação, ocorre o recrudescimento do discurso sobre a
suposta inutilidade das ciências humanas. As ciências sociais
e a filosofia são muitas vezes destacadas como diletantismo incapaz
de gerar profissionais produtivos ou mesmo de impulsionar a
empregabilidade – o que seria especialmente grave em universidades
nordestinas. Resistindo a isso, associações profissionais e
docentes apontam a relevância da formação na área, a importância
desses profissionais em diversos campos de atuação e a demanda
reprimida por professores formados especificamente nessas disciplinas
na educação básica.
Mas, afinal, quais devem ser os critérios para a abertura ou
fechamento de um curso universitário? Quais são os objetivos do
ensino superior? Quais devem ser os compromissos da universidade
pública? Como devem ser traçadas as relações entre a formação
acadêmica, as demandas de mercado e as necessidades sociais?
Essas são questões de fundo nos debates sérios sobre a pertinência
dos cursos de ciências humanas em geral e, ao refletir sobre elas, é
preciso que se leve em conta um elemento central para tais avaliações:
os estudantes, suas trajetórias, aspirações e avaliações sobre o
ensino superior. É justamente esse o foco desta pesquisa, elaborada com o objetivo de avaliar as potencialidades e limitações de um
curso que vai na contramão da lógica expressa pelos responsáveis
pelo MEC e pelo presidente Jair Bolsonaro: a licenciatura em ciências
sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no campus
Sumé, no Cariri paraibano.
Inaugurado em 2009, o CDSA fez parte da política de expansão
e interiorização das universidades brasileiras, visando a promover
o desenvolvimento sustentável e combater a exclusão educacional
(UFCG, 2008). O campus oferece cursos de graduação voltados
para a área de tecnologia do desenvolvimento (engenharia de produção,
engenharia de biossistemas, engenharia de biotecnologia e
bioprocessos) e para a educação (licenciaturas em ciências sociais
e em educação no campo), além do tecnólogo em gestão pública.
Conforme apontado por Andreza Silva (2018), a inserção desta
unidade formativa na região do Cariri possibilitou aos filhos dos trabalhadores
rurais e assalariados a adentrarem no ensino superior. No
que tange ao curso de Ciências Sociais, a autora relata que “o campus
veio com o intuito de transformar profissionalmente e intelectualmente
a realidade da região” e a vida destes estudantes.
Neste trabalho, a partir de um mapeamento das trajetórias de
egressos da licenciatura em ciências sociais, procuramos analisar os
impactos do curso em suas vidas e na região. Dado que a educação
não tem como único objetivo preparar para o trabalho, procuramos
considerar, para além da empregabilidade na área, outros impactos
possíveis da licenciatura, tanto na vida profissional de maneira
mais ampla quanto nas relações interpessoais e comunitárias. Para
tanto, mais que dados socioeconômicos e profissionais durante e
após o curso, buscamos acessar outros aspectos da experiência desses
licenciados, bem como a avaliação deles sobre a aderência de
tal formação ao contexto do Cariri e às suas aspirações pessoais e
profissionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação.
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
7 |
pt_BR |
dc.title |
Formando-se na contramão: a Licenciatura em Ciências Sociais sob a perspectiva de estudantes egressos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33518 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-11T14:10:49Z |
|
dc.date.available |
2023-12-11 |
|
dc.date.available |
2023-12-11T14:10:49Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos da Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes egressos - Ciências Sociais - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Método bola de neve |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Social Sciences - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Graduates of the Degree in Social Sciences - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Graduate students - Social Sciences - CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Snowball method |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo. |
|
dc.creator |
SILVA, Nandhara Bezerra da. |
|
dc.creator |
ELISBÃO, Edneide. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Graduating against the grain: the Degree in Social Sciences from the perspective of graduating students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo; SILVA, Nandhara Bezerra da; ELISBÃO, Edneide. Formando-se na contramão: a Licenciatura em Ciências Sociais sob a perspectiva de estudantes egressos. In: 7º ENESEB - ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 7, 2022. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize Editora, 2022. ISBN: 978-65-86901-67-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33518 |
pt_BR |