DSpace/Manakin Repository

Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9461478069360449 pt_BR
dc.contributor.advisor1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID APOLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID de Oliveira Apolinário, Marisa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
dc.contributor.referee2ID BELMINO, J. F. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4898054451569574 pt_BR
dc.description.resumo A temática de tubarões na sociedade geral é cercada de estereótipos negativos que os rotulam como vilões e assassinos dos mares. Por outro lado, os filmes infantis de animação, além de constituírem uma ferramenta lúdica indispensável para o Ensino de Zoologia, também abordam o assunto sob uma nova perspectiva, a fim de romper com os estereótipos e lançar luz sobre estes mitos. Diante disso, o trabalho objetivou realizar uma análise comparativa e descrever a representação dos tubarões como personagens em filmes de animação, considerando os principais conceitos biológicos apresentados. Para tal, foram selecionados três títulos de décadas distintas, sendo eles “Procurando Nemo” (2003), “Seefood - um peixe fora d’água” (2011) e “Companhia das Focas” (2021). A partir deste estudo foi possível constatar que os três filmes possuem informações relevantes com potencial para nortear valiosas discussões em diversos tópicos das aulas de Zoologia, sendo este, portanto, um recurso didático fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também, atuar de maneira significativa na desmistificação da temática de tubarões e consequentemente na conservação da biodiversidade. A análise comparativa dos aspectos desses personagens, tornou evidente que a mudança das décadas provocou determinadas variações na forma como os tubarões são representados nos filmes infantis, principalmente por consequência do avanço da tecnologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-08
dc.description.abstract The theme of sharks in general society is surrounded by negative stereotypes that label them as villains and killers of the seas. On the other hand, children's animated films, in addition to constituting an indispensable playful tool for Zoology Teaching, also approach the subject from a new perspective, in order to break with stereotypes and shed light on these myths. Given this, the work aimed to carry out a comparative analysis and describe the representation of sharks as characters in animated films, considering the main biological concepts presented. To this end, three titles from different decades were selected, namely “Finding Nemo” (2003), “Seefood” (2011) and “Seal Team” (2021). From this study, it was possible to verify that the three films have relevant information with the potential to guide valuable discussions on various topics in Zoology classes, which is, therefore, a fundamental didactic resource to facilitate the teaching- learning process, as well as act in a significant way in demystifying the subject of sharks and consequently in the conservation of biodiversity. The comparative analysis of the aspects of these characters made it evident that the change of decades caused certain changes in the way sharks are represented in children's films, mainly as a result of advances in technology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550
dc.date.accessioned 2023-12-12T13:29:19Z
dc.date.available 2023-12-12
dc.date.available 2023-12-12T13:29:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Zoologia pt_BR
dc.subject Elasmobrânquios pt_BR
dc.subject Tubarão pt_BR
dc.subject Filmes infantis - ensino de zoologia pt_BR
dc.subject Filmes infantis - tubarão - ensino pt_BR
dc.subject Animação infantil - tubarão pt_BR
dc.subject Zoologia - aula - filme infantil pt_BR
dc.subject Zoology pt_BR
dc.subject Elasmobranchs pt_BR
dc.subject Shark pt_BR
dc.subject Children's films - teaching zoology pt_BR
dc.subject Children's films - shark - teaching pt_BR
dc.subject Children's animation - shark pt_BR
dc.subject Zoology - class - children's film pt_BR
dc.subject Elasmobranquios pt_BR
dc.subject Tiburón pt_BR
dc.subject Películas infantiles - didácticas zoología pt_BR
dc.subject Películas infantiles - tiburón - didáctica pt_BR
dc.subject Animación infantil - tiburón pt_BR
dc.subject Zoología - clase - película infantil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Lucas Reis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's films as instruments in the process of demystifying theme about sharks in zoology teaching. pt_BR
dc.title.alternative El cine infantil como instrumentos en el proceso de desmitificación Tema sobre tiburones en la enseñanza de zoología. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Lucas Reis. Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia. 2023. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen El tema de los tiburones en la sociedad en general está rodeado de estereotipos negativos que los etiquetan como villanos y asesinos de los mares. Por otro lado, las películas infantiles de animación, además de constituir una herramienta lúdica indispensable para la Enseñanza de la Zoología, también abordar el tema desde una nueva perspectiva, con el fin de romper con estereotipos y arrojar luz sobre estos mitos. Por lo tanto, el trabajo tuvo como objetivo realizar un análisis comparativo y describir la representación de tiburones como personajes en películas animadas, considerando los principales conceptos biológicos presentados. Para ello, tres títulos de diferentes décadas, entre ellos “Buscando a Nemo” (2003), “Seefood - a fish outside d’água” (2011) y “Companhia das Seals” (2021). A partir de este estudio se pudo comprobar que las tres películas contienen información relevante con el potencial de guiar valiosas discusiones sobre diversos temas en las clases de Zoología, por lo que es un recurso didáctico fundamental para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje, así como actuar de forma importante para desmitificar el tema de los tiburones y, en consecuencia, para conservar el biodiversidad. El análisis comparativo de los aspectos de estos personajes dejó claro que la El cambio de décadas ha provocado ciertas variaciones en la forma en que los tiburones son representado en las películas infantiles, principalmente como resultado de los avances de la tecnología. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta