dc.creator.ID |
GONÇALVES, L. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9461478069360449 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
de Oliveira Apolinário, Marisa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BELMINO, José Franscidavid Barbosa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BELMINO, J. F. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898054451569574 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A temática de tubarões na sociedade geral é cercada de estereótipos negativos que os
rotulam como vilões e assassinos dos mares. Por outro lado, os filmes infantis de animação,
além de constituírem uma ferramenta lúdica indispensável para o Ensino de Zoologia, também
abordam o assunto sob uma nova perspectiva, a fim de romper com os estereótipos e lançar luz
sobre estes mitos. Diante disso, o trabalho objetivou realizar uma análise comparativa e
descrever a representação dos tubarões como personagens em filmes de animação,
considerando os principais conceitos biológicos apresentados. Para tal, foram selecionados três
títulos de décadas distintas, sendo eles “Procurando Nemo” (2003), “Seefood - um peixe fora
d’água” (2011) e “Companhia das Focas” (2021). A partir deste estudo foi possível constatar
que os três filmes possuem informações relevantes com potencial para nortear valiosas
discussões em diversos tópicos das aulas de Zoologia, sendo este, portanto, um recurso didático
fundamental para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como também, atuar de maneira
significativa na desmistificação da temática de tubarões e consequentemente na conservação da
biodiversidade. A análise comparativa dos aspectos desses personagens, tornou evidente que a
mudança das décadas provocou determinadas variações na forma como os tubarões são
representados nos filmes infantis, principalmente por consequência do avanço da tecnologia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da temática sobre tubarões no ensino de zoologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-08 |
|
dc.description.abstract |
The theme of sharks in general society is surrounded by negative stereotypes that label them as
villains and killers of the seas. On the other hand, children's animated films, in addition to
constituting an indispensable playful tool for Zoology Teaching, also approach the subject from
a new perspective, in order to break with stereotypes and shed light on these myths. Given this,
the work aimed to carry out a comparative analysis and describe the representation of sharks as
characters in animated films, considering the main biological concepts presented. To this end,
three titles from different decades were selected, namely “Finding Nemo” (2003), “Seefood”
(2011) and “Seal Team” (2021). From this study, it was possible to verify that the three films
have relevant information with the potential to guide valuable discussions on various topics in
Zoology classes, which is, therefore, a fundamental didactic resource to facilitate the teaching-
learning process, as well as act in a significant way in demystifying the subject of sharks and
consequently in the conservation of biodiversity. The comparative analysis of the aspects of
these characters made it evident that the change of decades caused certain changes in the way
sharks are represented in children's films, mainly as a result of advances in technology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33550 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-12T13:29:19Z |
|
dc.date.available |
2023-12-12 |
|
dc.date.available |
2023-12-12T13:29:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Zoologia |
pt_BR |
dc.subject |
Elasmobrânquios |
pt_BR |
dc.subject |
Tubarão |
pt_BR |
dc.subject |
Filmes infantis - ensino de zoologia |
pt_BR |
dc.subject |
Filmes infantis - tubarão - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Animação infantil - tubarão |
pt_BR |
dc.subject |
Zoologia - aula - filme infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Zoology |
pt_BR |
dc.subject |
Elasmobranchs |
pt_BR |
dc.subject |
Shark |
pt_BR |
dc.subject |
Children's films - teaching zoology |
pt_BR |
dc.subject |
Children's films - shark - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Children's animation - shark |
pt_BR |
dc.subject |
Zoology - class - children's film |
pt_BR |
dc.subject |
Elasmobranquios |
pt_BR |
dc.subject |
Tiburón |
pt_BR |
dc.subject |
Películas infantiles - didácticas zoología |
pt_BR |
dc.subject |
Películas infantiles - tiburón - didáctica |
pt_BR |
dc.subject |
Animación infantil - tiburón |
pt_BR |
dc.subject |
Zoología - clase - película infantil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Lucas Reis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's films as instruments in the process of demystifying theme about sharks in zoology teaching. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El cine infantil como instrumentos en el proceso de desmitificación Tema sobre tiburones en la enseñanza de zoología. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Lucas Reis. Filmes infantis como instrumentos no processo de desmistificação da
temática sobre tubarões no ensino de zoologia. 2023. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El tema de los tiburones en la sociedad en general está rodeado de estereotipos negativos que
los etiquetan como villanos y asesinos de los mares. Por otro lado, las películas infantiles de animación,
además de constituir una herramienta lúdica indispensable para la Enseñanza de la Zoología, también
abordar el tema desde una nueva perspectiva, con el fin de romper con estereotipos y arrojar luz
sobre estos mitos. Por lo tanto, el trabajo tuvo como objetivo realizar un análisis comparativo y
describir la representación de tiburones como personajes en películas animadas,
considerando los principales conceptos biológicos presentados. Para ello, tres
títulos de diferentes décadas, entre ellos “Buscando a Nemo” (2003), “Seefood - a fish outside
d’água” (2011) y “Companhia das Seals” (2021). A partir de este estudio se pudo comprobar
que las tres películas contienen información relevante con el potencial de guiar valiosas
discusiones sobre diversos temas en las clases de Zoología, por lo que es un recurso didáctico
fundamental para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje, así como actuar de forma
importante para desmitificar el tema de los tiburones y, en consecuencia, para conservar el
biodiversidad. El análisis comparativo de los aspectos de estos personajes dejó claro que la
El cambio de décadas ha provocado ciertas variaciones en la forma en que los tiburones son
representado en las películas infantiles, principalmente como resultado de los avances de la tecnología. |
pt_BR |