DSpace/Manakin Repository

Planejamento estratégico: um estudo de caso na Shalom Festas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARINHO, F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7933165552451880 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Robson Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, R. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5329317234568143 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Kaue Paulino.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, K. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 BANDEIRA, Diego José Araújo.
dc.contributor.referee2ID BANDEIRA, D. J. A. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo responder à seguinte questão: como a Shalom Festas através do planejamento estratégico pode enfrentar e superar os desafios de mercado e obter vantagem competitiva? Para alcançar esse propósito, propôs-se a elaboração de um planejamento estratégico eficaz e assertivo para a Shalom Festas, uma empresa de aluguel de roupas voltada para festas e casamentos, em meio a um mercado competitivo e inovador. Para isso, foram aplicadas ferramentas de análise estratégica, incluindo a Matriz FOFA, o Modelo VRIO, o Modelo STEP e a avaliação das 5 Forças de Porter. O estudo segue as etapas de análise, formulação e implementação, com foco na visão e nos objetivos estratégicos da organização.A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório em uma empresa do setor de serviços situada em dois municípios do Brejo paraibano, Guarabira como matriz e Solânea como filial. O presente trabalho resultou na elaboração de estratégias robustas para a Shalom Festas, com o propósito de incrementar sua presença no mercado de aluguel de roupas em 5% anualmente até 2035. Isso abrange estratégias corporativas para potencializar o faturamento e expandir geograficamente, estratégias competitivas para aprimorar o relacionamento com os clientes e forjar parcerias, além de estratégias funcionais para recompensar a fidelidade dos clientes, coletar depoimentos e aperfeiçoar o ambiente de trabalho. Assim como com a aplicação da ferramenta 5W2H e o monitoramento de indicadores de desempenho possibilitaram a criação de um plano de ação estratégico bem definido, alinhado com o objetivo da empresa de manter uma parte substancial do mercado e garantir seu êxito e crescimento contínuo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Planejamento estratégico: um estudo de caso na Shalom Festas. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-09
dc.description.abstract This work aims to address the following question: how can Shalom Festas, through strategic planning, face and overcome market challenges and gain a competitive advantage? To achieve this purpose, an effective and precise strategic planning was proposed for Shalom Festas, a company specializing in rental of clothing for parties and weddings, in the midst of a competitive and innovative market. For this, strategic analysis tools were applied, including SWOT analysis, the VRIO Model, the STEP Model, and an evaluation of Porter's Five Forces. The study follows the stages of analysis, formulation, and implementation, with a focus on the organization's vision and strategic objectives. The research is characterized as an exploratory case study in a service sector company located in two municipalities in the Paraíba backlands, with Guarabira as its headquarters and Solânea as its branch. This work resulted in the development of robust strategies for Shalom Festas, with the purpose of increasing its presence in the clothing rental market by 5% annually until 2035. This includes corporate strategies to boost revenue and expand geographically, competitive strategies to improve customer relationships and establish partnerships, as well as functional strategies to reward customer loyalty, collect testimonials, and enhance the work environment. The application of the 5W2H tool and performance indicator monitoring enabled the creation of a well-defined strategic action plan aligned with the company's goal of maintaining a significant share of the market and ensuring its continued success and growth. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33564
dc.date.accessioned 2023-12-12T20:04:17Z
dc.date.available 2023-12-12
dc.date.available 2023-12-12T20:04:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Empresa Shalom Festas pt_BR
dc.subject Ferramentas da qualidade pt_BR
dc.subject Matriz FOFA pt_BR
dc.subject Forças de Porter pt_BR
dc.subject Modelo VRIO pt_BR
dc.subject Modelo STEP pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Company Shalom Festas pt_BR
dc.subject Quality tools pt_BR
dc.subject CUTE Matrix pt_BR
dc.subject Porter Forces pt_BR
dc.subject VRIO model pt_BR
dc.subject STEP model pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARINHO, Filipe da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic planning: a case study at Shalom Festas. pt_BR
dc.identifier.citation MARINHO, Filipe da Silva. Planejamento estratégico: um estudo de caso na Shalom Festas. 2023. 84f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Bacharelado em Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33564 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta