DSpace/Manakin Repository

Desafios e possibilidades da transposição informática durante o ensino remoto emergencial em aulas de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0995682868171529 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, Edmilson L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Wagner Rodrigues.
dc.contributor.referee3 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee4 VARGAS, Diego da Silva.
dc.description.resumo Durante a pandemia da COVID-19, alunos e professores foram surpreendidos e necessitaram se adaptar a uma realidade cheia de dúvidas e desafios, especialmente envolvendo tecnologias. Problematizando os usos destas em sala de aula, Balacheff (1994) apresenta o conceito da Transposição Informática (TI), compreendida pelo planejamento, elaboração e execução das aulas em ambientes digitais, em todo o processo até a realização da aula, como foi o caso do ensino remoto. Tratando especificamente do ensino de língua, termos variáveis adicionais que necessitam de atualização de aspectos científicos sobre língua/linguagem. Observando esses aspectos, a questão de pesquisa norteadora desta pesquisa é: que possibilidades e desafios foram enfrentados por professores de Língua Portuguesa de Campina Grande – PB durante a pandemia da COVID-19 em relação à Transposição Informática (TI)? O objetivo geral da pesquisa é: evidenciar como ocorreu o processo de Transposição Informática (TI) em aulas de Língua Portuguesa (LP) para o ensino fundamental II e ensino médio da cidade de Campina Grande - PB, durante o contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Seus objetivos específicos são: a) identificar desafios e possibilidades da atuação docente relacionados ao Universo Interno, Interface e Universo Externo da TI durante o ERE; b) analisar desafios e possibilidades do processo de TI no ensino de LP durante o ERE; c) discutir aprimoramentos em relação ao processo de TI e ao ensino remoto de LP a partir da voz das docentes entrevistadas. Diante desses objetivos, esta pesquisa é considerada qualitativa, com a observação de individualidades e contextos e aprofundamento de questões relevantes para os objetivos propostos (CRESWELL, 2010). Para isso, o processo de geração de dados foi realizado em duas etapas. A primeira ocorreu com a aplicação de um questionário on-line para doze professoras que realizaram aulas remotas de LP durante o ERE em Campina Grande-PB. Na segunda etapa, três dessas docentes participaram da realização de entrevistas virtuais individuais. Conectamos esses dados gerados com o nosso aporte teórico, baseado especialmente em Chevallard (1991), Bordet (1997) e Medrado (2015), entre outros, em relação à Transposição Didática; Balacheff (1993; 1994), Conraux (2000) e Caiado (2011), entre outros, sobre a TI, nas teorias de Caiado sobre o tema especificamente no ensino de LP, Fernandes (2007), além de Coll, Mauri e Onrunbia (2010) e outros sobre as TIDCs. A partir dos dados gerados, pudemos identificar que o processo de TI nas aulas das professoras ouvidas ocorreu com desafios mais evidentes no aprendizado e manuseio das ferramentas digitais em si do que propriamente na aplicação de conteúdos da LP. As possibilidades foram encontradas especialmente na etapa da Interface, tornando as professoras experimentadores e tão aprendizes quanto os alunos em relação a programas e aplicativos. A atuação das docentes contou com desafios apresentados especialmente a partir de fatores externos, cujas possibilidades foram oferecidas aos especialmente através dos próprios programas. As professoras tiveram experiências de sobrecarga e impotência, mas consideraram a experiência com aprendizados evidentes, pelos quais sugeriram que transportemos algumas das facilidades do ERE para o ensino presencial, assim como trabalhemos melhor a formação continuada utilizando as TDICs e aprimoremos os aspectos do ensino na modalidade remota. Concluímos que o conceito da TI e as reflexões trazidas nesta pesquisa, especialmente aliados a relatos como os aqui levantados, podem contribuir com debates inevitáveis sobre o uso das TDICs em nosso sistema de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Desafios e possibilidades da transposição informática durante o ensino remoto emergencial em aulas de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-29
dc.description.abstract During the COVID-19 pandemic, students and teachers were surprised and needed to adapt to a reality full of doubts and challenges, especially involving technologies. Questioning the uses of these in the classroom, Balacheff (1994) presents the concepts of Computer Transposition (CT), understood by the planning, elaboration and execution of classes in digital environments, throughout the process until the completion of the class, as was the case of remote teaching. Dealing specifically with language teaching, additional variable terms that need to update scientific aspects about language/language. Observing these aspects, the guiding research question of this research is: what possibilities and challenges were faced by Portuguese Language teachers from Campina Grande - PB during the COVID-19 pandemic in relation to Computer Transposition (CT)? The general objective of the research is: to show how the process of Computer Transposition (CT) occurred in Portuguese Language (PL) classes for elementary school II and high school in the city of Campina Grande - PB, during the context of Emergency Remote Teaching (ERT). Its specific objectives are: a) identify challenges and possibilities of teaching activities related to the Internal Universe, Interface and External Universe of IT during the ERT; b) analyze challenges and possibilities of the IT process in Portuguese Language teaching during ERT; d) discuss improvements in relation to the IT process and remote teaching of LP based on the voice of the interviewed teachers. Given these objectives, this research is considered qualitative, with the observation of individualities and contexts and deepening of relevant issues for the proposed objectives (CRESWELL, 2010). For this, the data generation process was carried out in two stages. The first occurred with the application of an online questionnaire to twelve teachers who took remote LP classes during the ERT in Campina Grande-PB. In the second stage, three of these professors participated in individual virtual interviews. We connected these generated data with our theoretical contribution, based especially on Chevallard (1991), Bordet (1997) and Medrado (2015), among others, in relation to Didactic Transposition; Balacheff (1993; 1994), Conraux (2000) and Caiado (2011), among others, on CT, in Caiado's theories on the subject specifically in teaching LP, Fernandes (2007), in addition to Coll, Mauri and Onrunbia (2010) and others on ICTs. From the data generated, we were able to identify that the IT process in the classes of the interviewed teachers occurred with more evident challenges in learning and handling the digital tools themselves than in the application of LP contents. The possibilities were found especially in the Interface stage, making the teachers experimenters and as learners as the students in relation to programs and applications. The performance of the professors had challenges presented especially from external factors, whose possibilities were offered to them especially through the programs themselves. The teachers had experiences of overload and impotence, but considered the experience with evident learning, for which they suggested that we transfer some of the ERT facilities to face-to-face teaching, as well as work better on continuing education using ICTs and improve aspects of teaching in the modality remote. We conclude that the CT concepts and reflections brought about in this research, especially allied to reports such as those raised here, can contribute to inevitable debates about the use of ICTs in our education system. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33569
dc.date.accessioned 2023-12-13T18:01:05Z
dc.date.available 2023-12-13
dc.date.available 2023-12-13T18:01:05Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject TIDCs pt_BR
dc.subject Transposição Informática pt_BR
dc.subject COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject Computer Transposition pt_BR
dc.subject ICTs pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teaching pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Lucas Ribeiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges and possibilities of computer transposition during the Emergency remote teaching in Portuguese language classes. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Lucas Ribeiro de. Desafios e possibilidades da transposição informática durante o ensino remoto emergencial em aulas de língua portuguesa. 2023. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta