DSpace/Manakin Repository

Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUIZ, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8315663856837784 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Eliete Correia dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Eliete Correia dos pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3267723385743006 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2 FRANCELINO, Pedro Farias.
dc.description.resumo O professor, enquanto sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, contribui com reflexões diversas, através do ser/fazer docente. Nesta perspectiva, a presente dissertação contempla o “protagonismo docente”, com ênfase no agir do professor em contexto de ensino remoto. A questão norteadora compreende: como foi desenvolvido o protagonismo docente de professores de linguagens dos anos finais do ensino fundamental atuantes em contexto de ensino remoto? O objetivo geral é: analisar o protagonismo docente como ato responsável nos discursos de professores de linguagens dos anos finais do ensino fundamental atuantes em contexto de ensino remoto na cidade de Montadas/PB. E os objetivos específicos: I - Identificar as configurações do protagonismo docente em contexto de ensino remoto, através dos perfis profissionais e sociais dos professores; II - Descrever o protagonismo docente através dos usos da linguagem no ensino remoto por meio das TDICs considerando os discursos relatados; III - Caracterizar o professor protagonista, através dos discursos apresentados. O arcabouço teórico compreende a concepção enunciativo-discursiva na perspectiva apresentada pelos estudiosos representantes do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1997, 2003; MEDVIÉDEV, 2019; VOLÓCHINOV, 2018) na perspectiva do ato responsável (BAKHTIN, 2017; AMORIM, 2009), subsidiados pela Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006; FRANCELINO; XAVIER, 2014; ALMEIDA, 2005; BAKHTIN, 2016; SANTOS, 2013; SOBRAL, 2019). Enfatizamos aspectos do professor protagonista (MOURA; FORSTER, 2012; SALES, 2009) das TDICs e do ensino remoto (KENSKI, 2003, ALVES, 2020; AOKI, 2004). Em termos metodológicos, a pesquisa insere-se no campo das ciências humanas em relação a perspectiva dos estudos dialógicos, em que os atos dos sujeitos, através dos discursos não se limitam a diálogos superficiais (SANTOS, 2013; XAVIER, 2018) de natureza qualitativa (MOREIRA; CALEFFE, 2008) do tipo descritivo-interpretativista (CELANI, 2005). O contexto de geração de dados recupera o período de pandemia, através do recorte histórico que compreendeu: o período de março de 2020 a setembro de 2021. Os sujeitos da pesquisa são docentes da área de linguagens atuantes nos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública. Os instrumentos utilizados compreenderam: o questionário (GIL, 2008) e as entrevistas semiestruturadas (CRESWELL, 2007). Para a análise, foram elencadas categorias, a partir da rede de vozes e relações dialógicas estabelecidas com o ensino remoto. Em síntese, nos discursos docentes verbalizados, são reveladas as singularidades representativas do eu, enquanto seres expressivos e falantes, demonstram-se elementos desafiadores, desestimulantes, mas, sobretudo, práticas exitosas, na constituição do ser/fazer docente, na interação discursiva e nos usos das TDICs. De modo particular, o protagonismo docente é demonstrado na unicidade dos atos vivenciados, através das relações dialógicas “eu” e o “outro”, da consciência responsável, da alteridade e dos posicionamentos valorativos e emotivos-volitivos expressos no agir do professor protagonista que reflete, resiste e luta a partir das suas vivências. Portanto, através das vozes docentes expressas nesta pesquisa, esperamos contribuir com a construção de diálogos, sobre o protagonismo docente como ato responsável em tempos de ensino remoto e pós ensino remoto, a partir de experiências legítimas capazes de apresentar o contexto real e apontar novos direcionamentos para análises futuras, a respeito da valorização docente e importância da formação dos professores para o ser/fazer docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-29
dc.description.abstract The teacher, as an active subject in the teaching and learning process, contributes with diverse reflections, through being/doing teaching. In this perspective, the present dissertation contemplates the “teaching protagonism”, with emphasis on the teacher's action in the context of remote teaching. The guiding question comprises: how was the teaching protagonism of language teachers in the final years of elementary school developed in the context of remote teaching? The general objective is: to analyze the teaching protagonism as a responsible act in the speeches of language teachers in the final years of elementary school working in the context of remote teaching in the city of Montadas/PB. And the specific objectives: I - Identify the configurations of teaching protagonism in the context of remote teaching, through the professional and social profiles of teachers; II - To describe the teaching protagonism through the uses of language in remote teaching through TDICs considering the reported speeches; III - Characterize the protagonist teacher in the Bakhtinian perspective, through the speeches presented. The theoretical framework comprises the enunciative-discursive conception in the perspective presented by scholars representing the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 1997, 2003; MEDVIÉDEV, 2019; VOLÓCHINOV, 2018) in the perspective of the responsible act (BAKHTIN, 2017; AMORIM, 2009), subsidized through Dialogic Discourse Analysis (BRAIT, 2006; FRANCELINO; XAVIER, 2014; ALMEIDA, 2005; BAKHTIN, 2016; SANTOS, 2013; SOBRAL, 2019). We emphasize aspects of the protagonist teacher (MOURA; FORSTER, 2012; SALES, 2009) of DICTs and remote teaching (KENSKI, 2003, ALVES, 2020; AOKI, 2004). In methodological terms, the research falls within the field of human sciences in relation to the perspective of dialogical studies, in which the acts of subjects, through speeches, are not limited to superficial dialogues (SANTOS, 2013; XAVIER, 2018) of a qualitative nature (MOREIRA; CALEFFE, 2008) of the descriptive-interpretative type (CELANI, 2005). The context of data generation recovers the pandemic period, through the historical cut that comprised: the period from March 2020 to September 2021. The research subjects are teachers in the language area who work in the final years of elementary school in a school public. The instruments used included: the questionnaire (GIL, 2008) and semistructured interviews (CRESWELL, 2007). For the analysis, categories were listed, based on the network of voices and dialogic relationships established with remote teaching. In summary, in the verbalized teaching speeches, the representative singularities of the I are revealed, as expressive and speaking beings, challenging, discouraging elements are demonstrated, but, above all, successful practices, in the constitution of the teaching being/doing, in the discursive interaction and in the uses of DICTs. In particular, the teaching protagonism is demonstrated in the uniqueness of the acts experienced, through the dialogical relations between “I” and the “other”, of the responsible conscience, of alterity and of the evaluative and emotional-volitional positions expressed in the acting of the protagonist teacher who reflects , resists and fights based on their experiences. Therefore, through the teaching voices expressed in this research, we hope to contribute to the construction of dialogues, about the teaching role as a responsible act in times of remote teaching and post-remote teaching, based on legitimate experiences capable of presenting the real context and pointing out new directions. for future analyses, regarding the valuation of teachers and the importance of training teachers for being/doing teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33571
dc.date.accessioned 2023-12-13T18:22:46Z
dc.date.available 2023-12-13
dc.date.available 2023-12-13T18:22:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Protagonismo Docente pt_BR
dc.subject Ato Responsável pt_BR
dc.subject Análise Dialógica do Discurso pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Teaching Protagonism pt_BR
dc.subject Responsible Act pt_BR
dc.subject Dialogic Discourse Analysis pt_BR
dc.subject Remote Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUIZ, Josenilda Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher protagonism as a responsible act: a dialogic analysis of the discourses of language teachers in the context of remote teaching. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LUIZ, Josenilda Santos. Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto. 2023. 196 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta