dc.creator.ID |
SIRINO, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5384222766507775 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Joséclécio Dutra. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Sânzia Viviane Farias Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação desempenha um papel importante na formação de cidadãos democráticos,
independentes e criativos. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo trabalhar o potencial
didático das curta-metragem: o curupira; saci-pererê e iara, como ferramenta para ensino de
Ciências e Biologia na turma de 8 ano da escola EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB.
O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas e todas realizadas no mês de outubro de 2023.
A partir da sequência didática 90,5% dos alunos concordou na possibilidade de trabalhar com
lendas folclóricas em sala de aula, juntamente a matéria de ciências. Conclui-se, que a
aplicação obteve resultados satisfatórios, mas que essa abordagem não tem o objetivo de
substituir o livro didático, e sim auxiliar o professor na interdisciplinaridade, debates ou
outras atividades que queira desenvolver. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-10 |
|
dc.description.abstract |
Education plays an important role in the formation of democratic, independent, and creative
citizens. In view of this, the research aimed to work on the didactic potential of the short
film: curupira; saci-pererê and iara, as a tool for teaching Science and Biology in the 8th
grade class of the school EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité - PB. The work was
developed in 4 stages and all carried out in October 2023. From the didactic sequence, 90.5%
of the students agreed on the possibility of working with folk legends in the classroom,
together with the science subject. It is concluded that the application obtained satisfactory
results, but that this approach does not aim to replace the textbook, but to assist the teacher in
interdisciplinarity, debates or other activities that he/she wants to develop. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33610 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-14T20:18:08Z |
|
dc.date.available |
2023-12-14 |
|
dc.date.available |
2023-12-14T20:18:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Folclore |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências - folclore |
pt_BR |
dc.subject |
Curupira - curta- metragem |
pt_BR |
dc.subject |
Saci-pererê - curta-metragem |
pt_BR |
dc.subject |
Iara - curta-metragem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola André Vidal de Negreiros - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Folclore - recurso didático - ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Folklore |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching - folklore |
pt_BR |
dc.subject |
Curupira - short- footage |
pt_BR |
dc.subject |
Saci-pererê - short film |
pt_BR |
dc.subject |
Iara - short film |
pt_BR |
dc.subject |
André Vidal de Negreiros School - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Folklore - teaching resource - science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Folklore |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las ciencias - folklore |
pt_BR |
dc.subject |
Curupira - corto- imágenes |
pt_BR |
dc.subject |
Saci-pererê - cortometraje |
pt_BR |
dc.subject |
Iara - cortometraje |
pt_BR |
dc.subject |
Colegio André Vidal de Negreiros - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Folclore - recurso didáctico - enseñanza de las ciencias |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SIRINO, Miriam Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Folk legends as teaching tools for teaching science at a State School in Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Las leyendas populares como herramientas didácticas para la enseñanza de las ciencias. en una escuela estatal en Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SIRINO, Miriam Silva. Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências
numa Escola Estadual de Cuité-PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación juega un papel importante en la formación de ciudadanos democráticos,
independiente y creativo. Ante esto, la investigación tuvo como objetivo trabajar en el potencial
didáctica de cortometrajes: curupira; saci-pererê e iara, como herramienta de enseñanza
Ciencias y Biología en la clase de 8º grado de la escuela EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB.
El trabajo se desarrolló en cuatro etapas y todas realizadas en octubre de 2023.
De la secuencia didáctica, el 90,5% de los estudiantes coincidieron en la posibilidad de trabajar con
leyendas populares en el aula, junto con materias de ciencias. Se concluye que el
aplicación obtuvo resultados satisfactorios, pero este enfoque no pretende
reemplazar el libro de texto, sino ayudar al docente en la interdisciplinariedad, debates o
otras actividades que quieras desarrollar. |
pt_BR |