DSpace/Manakin Repository

Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SIRINO, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5384222766507775 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Joséclécio Dutra.
dc.contributor.referee1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee2 CUNHA, Sânzia Viviane Farias Ferreira.
dc.contributor.referee2ID http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1507583056956538 pt_BR
dc.description.resumo A Educação desempenha um papel importante na formação de cidadãos democráticos, independentes e criativos. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo trabalhar o potencial didático das curta-metragem: o curupira; saci-pererê e iara, como ferramenta para ensino de Ciências e Biologia na turma de 8 ano da escola EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas e todas realizadas no mês de outubro de 2023. A partir da sequência didática 90,5% dos alunos concordou na possibilidade de trabalhar com lendas folclóricas em sala de aula, juntamente a matéria de ciências. Conclui-se, que a aplicação obteve resultados satisfatórios, mas que essa abordagem não tem o objetivo de substituir o livro didático, e sim auxiliar o professor na interdisciplinaridade, debates ou outras atividades que queira desenvolver. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-10
dc.description.abstract Education plays an important role in the formation of democratic, independent, and creative citizens. In view of this, the research aimed to work on the didactic potential of the short film: curupira; saci-pererê and iara, as a tool for teaching Science and Biology in the 8th grade class of the school EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité - PB. The work was developed in 4 stages and all carried out in October 2023. From the didactic sequence, 90.5% of the students agreed on the possibility of working with folk legends in the classroom, together with the science subject. It is concluded that the application obtained satisfactory results, but that this approach does not aim to replace the textbook, but to assist the teacher in interdisciplinarity, debates or other activities that he/she wants to develop. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33610
dc.date.accessioned 2023-12-14T20:18:08Z
dc.date.available 2023-12-14
dc.date.available 2023-12-14T20:18:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Folclore pt_BR
dc.subject Ensino de ciências - folclore pt_BR
dc.subject Curupira - curta- metragem pt_BR
dc.subject Saci-pererê - curta-metragem pt_BR
dc.subject Iara - curta-metragem pt_BR
dc.subject Escola André Vidal de Negreiros - Cuité - PB pt_BR
dc.subject Folclore - recurso didático - ensino de ciências pt_BR
dc.subject Folklore pt_BR
dc.subject Science teaching - folklore pt_BR
dc.subject Curupira - short- footage pt_BR
dc.subject Saci-pererê - short film pt_BR
dc.subject Iara - short film pt_BR
dc.subject André Vidal de Negreiros School - Cuité - PB pt_BR
dc.subject Folklore - teaching resource - science teaching pt_BR
dc.subject Folklore pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias - folklore pt_BR
dc.subject Curupira - corto- imágenes pt_BR
dc.subject Saci-pererê - cortometraje pt_BR
dc.subject Iara - cortometraje pt_BR
dc.subject Colegio André Vidal de Negreiros - Cuité - PB pt_BR
dc.subject Folclore - recurso didáctico - enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SIRINO, Miriam Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Folk legends as teaching tools for teaching science at a State School in Cuité-PB. pt_BR
dc.title.alternative Las leyendas populares como herramientas didácticas para la enseñanza de las ciencias. en una escuela estatal en Cuité-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SIRINO, Miriam Silva. Lendas folclóricas como ferramentas didáticas para ensino de ciências numa Escola Estadual de Cuité-PB. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen La educación juega un papel importante en la formación de ciudadanos democráticos, independiente y creativo. Ante esto, la investigación tuvo como objetivo trabajar en el potencial didáctica de cortometrajes: curupira; saci-pererê e iara, como herramienta de enseñanza Ciencias y Biología en la clase de 8º grado de la escuela EEEF André Vidal de Negreiros, Cuité – PB. El trabajo se desarrolló en cuatro etapas y todas realizadas en octubre de 2023. De la secuencia didáctica, el 90,5% de los estudiantes coincidieron en la posibilidad de trabajar con leyendas populares en el aula, junto con materias de ciencias. Se concluye que el aplicación obtuvo resultados satisfactorios, pero este enfoque no pretende reemplazar el libro de texto, sino ayudar al docente en la interdisciplinariedad, debates o otras actividades que quieras desarrollar. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta