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Monitoramento do CO² incrementado em sala de aula fechada e com ar condicionado na UFCG.

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dc.description.resumo Atualmente, um aluno passa cerca de 37% do seu dia no interior de um edifício e, muitas vezes, sujeito a um ar composto por um conjunto diversificado de poluentes, que poderão comprometer a sua saúde a curto e a longo prazo (PARREIRAL, 2011). Esses poluentes estão ligados a falta de renovação de ar no interior da sala, e quando somados a grande densidade de indivíduos por períodos prolongados resulta em concentração de dióxido de carbono acima dos limites toleráveis para o bom funcionamento do metabolismo. O dióxido de carbono (CO2) é um gás incolor, inodoro e insípido, constituinte da atmosfera terrestre com concentrações de aproximadamente 412ppm, em regiões não poluídas (PARREIRAL, 2011). No interior de edifícios as concentrações de CO2 podem variar entre 500 e 5000 ppm (ALFANO et al., 2010). Quando inalado em concentrações acima de 1000 ppm, o dióxido de carbono causa desconforto e sintomas como sonolência, dores de cabeça, falta de concentração e redução de seu desempenho (SILVA et al., 2014). Em concentrações próximas a 30.000 ppm pode causar convulsões e até mesmo a morte por asfixia (ODISI, 2013). O monitoramento quanto as concentrações de CO2 em ambientes fechados é de extrema importância, já que se trata de um inimigo silencioso e imperceptível. Com essa premissa, objetivou-se verificar a qualidade do ar ao longo do dia em sala de aula da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde foram mensurados ao longo do dia os níveis de dióxido de carbono em ambiente climatizado por ar condicionado modelo split piso-teto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Monitoramento do CO² incrementado em sala de aula fechada e com ar condicionado na UFCG. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33619
dc.date.accessioned 2023-12-15T11:58:52Z
dc.date.available 2023-12-15
dc.date.available 2023-12-15T11:58:52Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject CO2 - monitoramento pt_BR
dc.subject Sala de aula - CO2 pt_BR
dc.subject Monitoramento de gás CO2 - sala de aula fechada pt_BR
dc.subject Dióxido de carbono em sala de aula pt_BR
dc.subject Medição de dióxido de carbono pt_BR
dc.subject Dióxido de carbono - medição pt_BR
dc.subject CO2 - monitoring pt_BR
dc.subject Classroom - CO2 pt_BR
dc.subject CO2 gas monitoring - closed classroom pt_BR
dc.subject Carbon dioxide in the classroom pt_BR
dc.subject Carbon dioxide measurement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Soahd Arruda Rached.
dc.creator ARAÚJO, Silvia Noelly Ramos de.
dc.creator LIMA, Thalis Leandro Bezerra.
dc.creator LIMA, Samandra Silva de.
dc.creator BORTOLUZI, Clodoaldo Roque Dallajustina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative CO² monitoring increased in a closed and air-conditioned classroom at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Soahd Arruda Rached; ARAÚJO, Silvia Noelly Ramos de; LIMA, Thalis Leandro Bezerra; LIMA, Samandra Silva de; BORTOLUZI, Clodoaldo Roque Dallajustina. Monitoramento do CO² incrementado em sala de aula fechada e com ar condicionado na UFCG. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.2. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-30-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33619 pt_BR


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