dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, V. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LAYS OLIVEIRA DOS SANTOS, VANESSA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CASADO, Wellison Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CASADO, W. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho apresentamos algumas atividades desenvolvidas para o estágio curricular
supervisionado III, do curso de licenciatura em matemática, da UFCG campus de Cuité-PB.
Este estágio ocorreu durante o período de 11 de julho a 19 de agosto de 2022, foi realizado
numa escola de ensino médio integral e EJA, localizada na cidade de Baraúna-PB. O estágio
é uma etapa que visa preparar o estagiário para a docência. Logo é necessário que este
profissional esteja inserido no ambiente escolar, para que possa compreender o seu
funcionamento e entender os desafios que enfrentará. A matemática é uma das disciplinas
com um estigma difícil e muitas vezes temida pelos alunos. O desafio para os futuros
professores é buscar maneiras de acabar com esse estereótipo. Uma das alternativas é inovar
no uso das metodologias de ensino, tentar produzir aulas mais atrativas, que consiga despertar
o interesse dos alunos e, além disso, dar significado para o que eles estão aprendendo. É
importante mostrar para os alunos a presença e a importância da matemática no cotidiano
deles. Pensando nisso, no referido estágio fizemos o uso da metodologia de lesson study
aliada à resolução de problemas e jogos, visto que são metodologias com resultados positivos
comprovados. O relato ainda apresenta uma análise de uma aula onde abordamos o conteúdo
de análise combinatória através da aplicação de um jogo, denominado jogo senha, onde
buscamos trabalhar com o raciocínio lógico dos alunos. Ainda destaco pontos positivos,
negativos e adaptações que podem contribuir em futuras aplicações. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Descrição e análise de uma aula com a utilização de jogos: uma experiência com a metodologia Lesson Study. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-10-31 |
|
dc.description.abstract |
In this work, we present some activities developed for supervised curricular internship III,
part of the mathematics teaching degree at UFCG Cuité-PB campus. This internship took
place from July 11 to August 19, 2022, at a comprehensive high school and adult education
(EJA) institution in Baraúna-PB. The internship is a stage that aims to prepare the intern for
teaching. Therefore, it is essential for this professional to be immersed in the school
environment to understand its functioning and comprehend the challenges ahead.
Mathematics is a subject with a challenging stigma, often feared by students. The challenge
for future teachers is to find ways to break this stereotype. One alternative is to innovate in
teaching methodologies, attempting to create more engaging lessons that capture the students'
interest and provide meaning to what they are learning. It is important to demonstrate to
students the presence and importance of mathematics in their daily lives. With this in mind,
during the internship, we used the lesson study methodology combined with problem solving
and games, as these methodologies have proven positive results. The report also presents an
analysis of a class where we addressed combinatorial analysis through the application of a
game called code game, aiming to work on the students' logical reasoning. Positive and
negative aspects, as well as adaptations that can contribute to future applications, are
highlighted. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33634 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-15T13:45:02Z |
|
dc.date.available |
2023-12-15 |
|
dc.date.available |
2023-12-15T13:45:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - aula - jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson Study |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - class - games |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - clase - juegos |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la lección |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Francisco de Assis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Description and analysis of a class using games: a experience with the Lesson Study methodology. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Descripción y análisis de una clase mediante juegos: a Experiencia con la metodología Lesson Study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Francisco de Assis. Descrição e análise de uma aula com a utilização de jogos: uma experiência com a metodologia Lesson Study. 2023. 17 fl. (Trabalho de Concluso de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En este trabajo presentamos algunas actividades desarrolladas para la pasantía curricular.
supervisado III, de la carrera de licenciatura en matemáticas, en el campus de la UFCG en Cuité-PB.
Esta pasantía se llevó a cabo durante el período del 11 de julio al 19 de agosto de 2022, se llevó a cabo
en una escuela secundaria de tiempo completo y EJA, ubicada en la ciudad de Baraúna-PB. La pasantía
Es una etapa que tiene como objetivo preparar al pasante para la docencia. Por lo tanto, es necesario que este
profesional se inserta en el ambiente escolar, de modo que pueda comprender su
operación y comprender los desafíos que enfrentará. Las matemáticas son una de las materias.
con un estigma difícil y muchas veces temido por los estudiantes. El desafío para el futuro
Los profesores deben buscar formas de acabar con este estereotipo. Una de las alternativas es innovar.
en el uso de metodologías de enseñanza, intentar producir clases más atractivas, que puedan despertar
el interés de los estudiantes y, además, dar sentido a lo que están aprendiendo. Y
Es importante mostrar a los estudiantes la presencia e importancia de las matemáticas en la vida cotidiana.
de ellos. Con esto en mente, en esa pasantía utilizamos la metodología de estudio de lecciones.
combinado con resolución de problemas y juegos, ya que son metodologías con resultados positivos
probado. El informe también presenta un análisis de una clase donde cubrimos el contenido.
de análisis combinatorio mediante la aplicación de un juego, llamado juego de contraseñas, donde
Buscamos trabajar con el razonamiento lógico de los estudiantes. Todavía destaco los puntos positivos,
aspectos negativos y adaptaciones que pueden contribuir a futuras aplicaciones. |
pt_BR |