dc.creator.ID |
FERREIRA, L. G. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5600309359924777 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, L. P. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
P.S.R. FREITAS, LADJANE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Juliano Carlo Rufino de Freitas |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, J. C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Freitas, Juliano C.R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6552913556583647 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, Glageane da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ensino de química desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes,
proporcionando-lhes conhecimentos sobre as propriedades da matéria, as transformações químicas
e a relação da química com o mundo ao seu redor. No entanto, o ensino tradicionalista de química
baseado na transmissão passiva de informações e na ênfase na memorização de conceitos tem
sido criticado por limitar a compreensão dos estudantes e desmotivá-los em relação à disciplina.
Diante desse contexto, este trabalho ve como objetivo analisar as contribuições do estudo de caso
no ensino e aprendizagem dos conceitos ligados ao estudo das reações químicas. A pesquisa foi
desenvolvida em uma turma de 3o ano do ensino médio na ECIT Adilina de Sousa Diniz,
utilizando uma abordagem metodológica em três etapas. Na primeira etapa, realizou-se a
introdução do tema por meio de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Na
segunda etapa, foram desenvolvidas atividades práticas de ensino utilizando a metodologia do
estudo de caso, aplicando o caso "Misturinha Milagrosa". Por fim, na terceira etapa, aplicou-se um
novo questionário para avaliar o avanço no conhecimento dos participantes após a aplicação da
metodologia de ensino. Os resultados obtidos indicam que o uso do estudo de caso como
abordagem metodológica no ensino de química proporcionou uma aprendizagem mais significativa
e contextualizada. Os alunos puderam relacionar os conceitos químicos com situações do cotidiano,
estimulando sua curiosidade, reflexão crítica e participação ativa no processo de aprendizagem.
Essa abordagem metodológica mostrou-se eficaz para promover uma maior compreensão dos
conteúdos químicos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a
resolução de problemas e a tomada de decisões fundamentadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
O estudo de caso como metodologia ativa de aprendizagem no ensino de reações químicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-16 |
|
dc.description.abstract |
Chemistry education plays a fundamental role in student's formation, providing them with
knowledge about the properties of matter, chemical transformations, and the relationship of
chemistry with the world around them. However, traditionalist teaching of chemistry, based on
passive transmission of information and emphasis on memorization of concepts, has often been
criticized for limiting students' understanding and demotivating them towards the subject. in this
context, this study aims to analyze the contributions of the case study approach in chemistry
education. The research was conducted in a 3rd-grade class of high school at Ecit Adilina de
Sousa Diniz, employing a methodological approach in three stages. in the first stage, the theme
was introduced through questionnaires to assess students' prior knowledge. In the second stage,
practical teaching activities were developed using the case study methodology, applying the case
of "miraculous mixture." finally, in the third stage, a new questionnaire was administered to
evaluate participants' progress in knowledge after the implementation of the teaching methodology.
the results obtained indicate that the use of the case study approach in chemistry education provided
a more meaningful and contextualized learning experience. students were able to relate chemical
concepts to everyday situations, stimulating their curiosity, critical thinking, and active
participation in the learning process. this methodological approach proved to be effective in
promoting a deeper understanding of chemical content and contributing to the development of
essential skills such as problem-solving and informed decision-making. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33637 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-15T19:08:40Z |
|
dc.date.available |
2023-12-15 |
|
dc.date.available |
2023-12-15T19:08:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Química – ensino – formação de estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química – escola de tempo integral |
pt_BR |
dc.subject |
Reações químicas |
pt_BR |
dc.subject |
Reações químicas – ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Propriedades da matéria |
pt_BR |
dc.subject |
ECIT Adilma de Sousa Diniz |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry – teaching – student training |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching – full-time school |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical reactions |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical reactions – teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Properties of matter |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Química – enseñanza – formación de estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química - escuela de tiempo completo |
pt_BR |
dc.subject |
Reacciones químicas |
pt_BR |
dc.subject |
Reacciones químicas – enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Propiedades de asunto |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Laryssa Galdino Barros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The case study as an active learning methodology in teaching of chemical reactions. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El estudio de caso como metodología de aprendizaje activo en la enseñanza de reacciones químicas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Laryssa Galdino Barros. O estudo de caso como metodologia ativa de aprendizagem no ensino
de reações químicas. 2023. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La enseñanza de la química juega un papel fundamental en la formación de los estudiantes,
proporcionándoles conocimientos sobre las propiedades de la materia, transformaciones químicas.
y la relación entre la química y el mundo que la rodea. Sin embargo, la enseñanza tradicionalista de la química
basado en la transmisión pasiva de información y el énfasis en la memorización de conceptos.
ha sido criticado por limitar la comprensión de los estudiantes y desmotivarlos en relación con el tema.
Ante este contexto, este trabajo tiene como objetivo analizar los aportes del estudio de caso
en la enseñanza y aprendizaje de conceptos vinculados al estudio de las reacciones químicas. La investigación fue
desarrollado en una clase de 3er año de secundaria en ECIT Adilina de Sousa Diniz,
utilizando un enfoque metodológico de tres pasos. En la primera etapa, el
Introducción del tema a través de cuestionarios para evaluar los conocimientos previos de los estudiantes. En
segunda etapa, se desarrollaron actividades docentes prácticas utilizando la metodología de
estudio de caso, aplicando el caso "Misturinha Milagrosa". Finalmente, en la tercera etapa, un
Nuevo cuestionario para evaluar el progreso en el conocimiento de los participantes tras la aplicación del
Metodología de la enseñanza. Los resultados obtenidos indican que el uso del estudio de caso como herramienta
El enfoque metodológico en la enseñanza de la química proporcionó un aprendizaje más significativo.
y contextualizado. Los estudiantes pudieron relacionar conceptos químicos con situaciones cotidianas,
estimulando su curiosidad, reflexión crítica y participación activa en el proceso de aprendizaje.
Este enfoque metodológico demostró ser eficaz para promover una mayor comprensión de la
contenidos químicos, además de contribuir al desarrollo de habilidades esenciales, como
resolución de problemas y toma de decisiones informadas. |
pt_BR |