DSpace/Manakin Repository

As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARQUES, S. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5835824045827186 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Paulo Cesar Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, P. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Rosildo Raimundo de.
dc.contributor.referee1ID BRITO, R. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.description.resumo Na década de 50 e 60 do século XX, abrolhou no Brasil movimentos prioritariamente dedicados a educação de base e cultura popular, afunilando essa conjuntura o olhar se volta para Região Nordeste e Centro-Oeste do país, historicamente marcados pelas desigualdades sociais, campo esquecido principalmente com o caminhar desenvolvimentista dos governos em vigência. As transformações sociais advêm com os projetos de alfabetização mesmo que de atitude tímida. Na região que hoje conhecemos por Nordeste, alguns programas se fizeram presente, contudo, um destaca-se pelo seu caráter social, político, cultural e na maioria das vezes religiosas: As Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base. No Sertão do Pajeú Pernambucano, foco deste trabalho essa vivência transformou sociologicamente as Comunidades Rurais, levando conhecimento não apenas das letras, números, mas de educação de base: política, social e cultural. Através deste levante que a região passa a organizar-se em: Associações, Cooperativas e Sindicatos, todos ligados inicialmente à Igreja Católica Apostólica com sede em Roma. Nosso objetivo geral foi identificar a contribuição das escolas radiofônicas na região do Pajeú para o ensino de Sociologia no âmbito do movimento de educação de base através das memórias dos sujeitos que vivenciaram este processo. Nossos objetivos específicos são pautados em: 1. Compreender o contexto histórico-político, social e econômico no qual as Escolas Radiofônicas e o Movimento de Educação de Base emergiram na Região do Pajeú Pernambucano; 2. Aprender as concepções de educação, sociologia e transformação social presente no Movimento de Educação de Base, 3. Mapeamento das Escolas Radiofônicas na Região do Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Compreender a importância do conceito de memória no campo da sociologia. Todos esses norteadores são as bases que fizeram o Pajeú ser reconhecido como a região mais politizada de Pernambuco. No desenrolar desta dissertação aqueles que realizarão a leitura compreenderão a razão. Mas, principalmente, conhecerão que as transformações sociais só foram possíveis através da educação de base. Parafraseando Paulo Freire: A educação mudou os sujeitos do Pajeú e os sujeitos do Pajeú transformam sua realidade social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-17
dc.description.abstract In the 50s and 60s of the 20th century, movements primarily dedicated to basic education and popular culture broke out in Brazil, narrowing this conjuncture the gaze turns to the Northeast and Center-West regions of the country, historically marked by social inequalities, a forgotten field mainly with the developmental path of the current governments. Social transformations come with literacy projects, even with a timid attitude. In the region we know today as the Northeast, some programs were present, however, one stands out for its social, political, cultural and most often religious character: The Radio Schools and the Basic Education Movement. In the Sertão do Pajeú Pernambucano, the focus of this work, this experience sociologically trans-formed the Rural Communities, bringing knowledge not only of letters and numbers, but of basic education: political, social and cultural. Through this uprising, the region began to organ-ize itself into: Associations, Cooperatives and Unions, all initially linked to the Catholic Apos-tolic Church based in Rome. Our general objective was to identify the contribution of radio schools in Afogados de Ingazeira - PE for the teaching of Sociology in the context of the basic education movement through the memories of the subjects who experienced the movement in the Region of Pajeú Pernambucano. Our specific objectives are based on: 1. Understanding the historical-political, social and economic context in which the Escolas Radiofônicas and the Basic Education Movement emerged in the Region of Pajeú Pernambucano; 2. Learn the con-cepts of education, sociology and social transformation present in the Basic Education Move-ment, 3. Mapping of Radiophonic Schools in the Region of Sertão do Pajeú Pernambucano, 4. Understand the importance of the concept of memory in the field of sociology. All these guide-lines are the bases that made Pajeú be recognized as the most politicized region of Pernambuco. In the course of this dissertation those who will carry out the reading will understand the reason. But, above all, they will know that social transformations were only possible through basic education. Paraphrasing Paulo Freire: Education changed the subjects of Pajeú and the subjects of Pajeú transform their social reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673
dc.date.accessioned 2023-12-18T19:14:22Z
dc.date.available 2023-12-18
dc.date.available 2023-12-18T19:14:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Escolas radiofônicas pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Movimento de Educação de Base pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Sertão do Pajeú-PE pt_BR
dc.subject Comunidades rurais – Pajeú-PE pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Rádio e Educação pt_BR
dc.subject Radio schools pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Basic Education Movement pt_BR
dc.subject Memories pt_BR
dc.subject Rural communities – Pajeú-PE pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Radio and Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Silmara Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The radio schools of the Basic Education Movement and the social transformations of rural populations in the Pajeú-PE Region. pt_BR
dc.identifier.citation MARQUES, Silmara Ferreira. As escolas radiofônicas do Movimento de Educação de Base e as transformações sociais das populações rurais da Região do Pajeú-PE. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33673 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta