dc.description.resumo |
A educação ambiental representa uma importante ferramenta para despertar nossa percepção
como integrantes e responsáveis pelo bem-estar ambiental. Neste sentido, esta é considerada como um
importante agente de transformação para o desenvolvimento sustentável, sendo capaz de tornar, os
seres humanos, indivíduos atuantes na conservação dos recursos naturais (UNESCO, 2005). Assim,
surge a necessidade de aplicações de técnicas agrícolas que tenham como objetivo promover a
sustentabilidade, por isso que a agroecologia é conceituada como uma ciência que tenta estudar, analisar
e desenhar agroecossistemas sustentáveis, e para que isso aconteça, é necessário buscar uma interação
entre as diferentes áreas e formas de conhecimento.
A escola corresponde o melhor ambiente para programar a consciência de que o futuro da
humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos
naturais disponíveis. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se
proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, habilidades e procedimentos. E esse é um
grande desafio para a educação. Comportamentos "ambientalmente corretos" serão aprendidos na
prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene dos diversos ambientes,
conforme os preceitos do MEC (2000).
O desenvolvimento da agroecologia no Brasil como ciência, prática e movimento tem gerado
impactos em diferentes dimensões, como no estabelecimento de sistemas produtivos conservadores
dos recursos naturais, no abastecimento da população com alimentos saudáveis e de qualidade entre
outras, mas especialmente uma contribuição significativa para a reprodução socioeconômica da
agricultura familiar camponesa e de comunidades tradicionais.
Nesse sentido, trabalhos que busquem difundir e gerar práticas agroecológicas através de espaços
de intervivência promove quebras de paradigmas, permitindo que haja sustentabilidade dos recursos
naturais. De acordo com Reis (2004), a escola deve refletir o meio na qual está inserida, levando em
consideração as experiências do povo que está a sua volta, a sua cultura, suas tradições. Também deve
explorar as possibilidades de extrapolar ou redimensionar os conhecimentos, buscando formar pessoas
preocupadas com o desenvolvimento das comunidades.
Assim, o presente trabalho objetiva trabalhar com a sensibilização de jovens enfatizando as
práticas agroecológicas, qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, para que
possam atuar como membros de redes de construção do conhecimento agroecológico, na região do
cariri paraibano, como também Promover o desenvolvimento social-sustentável de jovens estudantes
do ensino fundamental na região do cariri paraibano, sendo assim visando a concepção dos estudantes
em questão do lixo, e reutilização de materiais alternativos, como um dos principais fatores para
reverter impactos ambientais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Agroecologia.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-19T11:27:51Z |
|
dc.date.available |
2023-12-19 |
|
dc.date.available |
2023-12-19T11:27:51Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais alternativos - reutilização |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas sustentáveis |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB - Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Alternative materials - reuse |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable practices |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB - Environmental education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Khyson Gomes. |
|
dc.creator |
SOUSA, Zilane Roberta Araujo. |
|
dc.creator |
LOPES, Iracy Amélia Pereira. |
|
dc.creator |
DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education and the reuse of alternative materials: sharing sustainable practices and disseminating agroecology in a school in the municipality of Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Khyson Gomes; SOUSA, Zilane Roberta Araujo; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELAS, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e a reutilização de materiais alternativos: compartilhando práticas sustentáveis e disseminando a agroecologia em uma escola no município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33696 |
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