dc.description.resumo |
Desde a segunda metade século XX, a presença de cães e gatos nos lares brasileiros
vem aumentando, mas, paralelamente, também cresceu o número desses animais em situação de
rua e os problemas decorrentes dessa superpopulação tornaram-se foco de preocupação. A
educação ambiental voltada para a guarda responsável surge como instrumento fundamental para
causar uma reflexão sobre as atitudes tomadas pelos seres humanos em relação a esses animais e
gerar uma mudança no modo como os cães e gatos domiciliados (ou não) São tratados em nossa
sociedade. Com o objetivo de habilitar professores da educação fundamental para realizar
atividades de sensibilização sobre o tema com suas turmas, foi desenvolvida uma formação de
professores e um acompanhamento das atividades geradas. Inicialmente, foram aplicados
questionários e entrevistas de sondagem com dez professores do nível de ensino fundamental e,
ao final da pesquisa, foram entrevistados sete educadores que participaram da formação. Durante
os encontros, os professores se mostraram participativos e ativos nas discussões e todos
desenvolveram planos de aula abordando conceitos relativos à guarda responsável e afirmaram
compreenderam a importância do tema em sala de aula. Entretanto, apesar do engajamento na
etapa de formação e planejamento, nem todos aplicaram as atividades propostas. Entre os motivos,
foram citados o atraso nos conteúdos, ausência de vínculo afetivo com cães e gatos e falta de
motivação para a inovação pedagógica, devido às dificuldades hoje associadas à profissão
docente. A educação ambiental mostrou-se como um caminho propício para estimular o debate
entre professores e estudantes, mas, para isso, deve ser continuada tanto nos ensinos fundamental
e médio quanto na formação continuada de docentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação.
Ciência Animal. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Formação de professores: sensibilização sobre a relação entre sociedade e animais de estimação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
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dc.description.abstract |
Desde la segunda mitad del siglo XX, la presencia de perros y gatos en los hogares
brasileños ha ido en aumento, pero, al mismo tiempo, el número de estos animales sin hogar
también ha crecido y los problemas derivados de esta superpoblación se han convertido en el foco
de atención de preocupación. La educación ambiental enfocada en la vigilancia responsable surge
como una herramienta fundamental para provocar una reflexión sobre las actitudes que el ser
humano toma hacia estos animales y generar un cambio en la forma en que los perros y gatos
domiciliados (o no) son tratados en nuestra sociedad. Con el fin de que los docentes de primaria
puedan realizar actividades de sensibilización sobre el tema con sus clases, se desarrolló la
formación docente y el seguimiento de las actividades generadas. Inicialmente, se aplicaron
cuestionarios y entrevistas de encuestas a diez docentes del nivel de primaria, y al final de la
investigación se entrevistó a siete educadores que participaron en la capacitación. Durante las
reuniones, los maestros demostraron ser participativos y activos en las discusiones y todos
desarrollaron planes de lecciones que abordan conceptos relacionados con la custodia responsable
y dijeron que entendían la importancia del tema en el aula. Sin embargo, a pesar del compromiso
en la etapa de capacitación y planificación, no todos aplicaron las actividades propuestas. Entre
los motivos se citaron el retraso en los contenidos, la falta de vínculo afectivo con perros y gatos
y la falta de motivación para la innovación pedagógica, debido a las dificultades asociadas
actualmente a la profesión docente. La educación ambiental ha demostrado ser una vía propicia
para estimular el debate entre docentes y alumnos, pero, para ello, debe continuarse tanto en la
educación primaria y secundaria como en la formación continua de los docentes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33701 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-19T11:43:15Z |
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dc.date.available |
2023-12-19 |
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dc.date.available |
2023-12-19T11:43:15Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Animais de estimação |
pt_BR |
dc.subject |
Relação homem-animal |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade e animais de estimação |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos animais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Mascotas |
pt_BR |
dc.subject |
Relación humano-animal |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedad y mascotas |
pt_BR |
dc.subject |
Derechos animales |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTI, Brunna de Andrade Lima Pontes. |
|
dc.creator |
GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias. |
|
dc.creator |
LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training: raising awareness about the relationship between society and pets. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formación de profesores: Conciencia sobre la relación entre sociedad y mascotas |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTI, Brunna de Andrade Lima Pontes; GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo. Formação de professores: sensibilização sobre a relação entre sociedade e animais de estimação. Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 81-103, jan.-jun., 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33701 |
pt_BR |