DSpace/Manakin Repository

Formação de professores: sensibilização sobre a relação entre sociedade e animais de estimação.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Desde a segunda metade século XX, a presença de cães e gatos nos lares brasileiros vem aumentando, mas, paralelamente, também cresceu o número desses animais em situação de rua e os problemas decorrentes dessa superpopulação tornaram-se foco de preocupação. A educação ambiental voltada para a guarda responsável surge como instrumento fundamental para causar uma reflexão sobre as atitudes tomadas pelos seres humanos em relação a esses animais e gerar uma mudança no modo como os cães e gatos domiciliados (ou não) São tratados em nossa sociedade. Com o objetivo de habilitar professores da educação fundamental para realizar atividades de sensibilização sobre o tema com suas turmas, foi desenvolvida uma formação de professores e um acompanhamento das atividades geradas. Inicialmente, foram aplicados questionários e entrevistas de sondagem com dez professores do nível de ensino fundamental e, ao final da pesquisa, foram entrevistados sete educadores que participaram da formação. Durante os encontros, os professores se mostraram participativos e ativos nas discussões e todos desenvolveram planos de aula abordando conceitos relativos à guarda responsável e afirmaram compreenderam a importância do tema em sala de aula. Entretanto, apesar do engajamento na etapa de formação e planejamento, nem todos aplicaram as atividades propostas. Entre os motivos, foram citados o atraso nos conteúdos, ausência de vínculo afetivo com cães e gatos e falta de motivação para a inovação pedagógica, devido às dificuldades hoje associadas à profissão docente. A educação ambiental mostrou-se como um caminho propício para estimular o debate entre professores e estudantes, mas, para isso, deve ser continuada tanto nos ensinos fundamental e médio quanto na formação continuada de docentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. Ciência Animal. pt_BR
dc.citation.issue 1 pt_BR
dc.title Formação de professores: sensibilização sobre a relação entre sociedade e animais de estimação. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Desde la segunda mitad del siglo XX, la presencia de perros y gatos en los hogares brasileños ha ido en aumento, pero, al mismo tiempo, el número de estos animales sin hogar también ha crecido y los problemas derivados de esta superpoblación se han convertido en el foco de atención de preocupación. La educación ambiental enfocada en la vigilancia responsable surge como una herramienta fundamental para provocar una reflexión sobre las actitudes que el ser humano toma hacia estos animales y generar un cambio en la forma en que los perros y gatos domiciliados (o no) son tratados en nuestra sociedad. Con el fin de que los docentes de primaria puedan realizar actividades de sensibilización sobre el tema con sus clases, se desarrolló la formación docente y el seguimiento de las actividades generadas. Inicialmente, se aplicaron cuestionarios y entrevistas de encuestas a diez docentes del nivel de primaria, y al final de la investigación se entrevistó a siete educadores que participaron en la capacitación. Durante las reuniones, los maestros demostraron ser participativos y activos en las discusiones y todos desarrollaron planes de lecciones que abordan conceptos relacionados con la custodia responsable y dijeron que entendían la importancia del tema en el aula. Sin embargo, a pesar del compromiso en la etapa de capacitación y planificación, no todos aplicaron las actividades propuestas. Entre los motivos se citaron el retraso en los contenidos, la falta de vínculo afectivo con perros y gatos y la falta de motivación para la innovación pedagógica, debido a las dificultades asociadas actualmente a la profesión docente. La educación ambiental ha demostrado ser una vía propicia para estimular el debate entre docentes y alumnos, pero, para ello, debe continuarse tanto en la educación primaria y secundaria como en la formación continua de los docentes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33701
dc.date.accessioned 2023-12-19T11:43:15Z
dc.date.available 2023-12-19
dc.date.available 2023-12-19T11:43:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Animais de estimação pt_BR
dc.subject Relação homem-animal pt_BR
dc.subject Sociedade e animais de estimação pt_BR
dc.subject Direitos animais pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Mascotas pt_BR
dc.subject Relación humano-animal pt_BR
dc.subject Sociedad y mascotas pt_BR
dc.subject Derechos animales pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTI, Brunna de Andrade Lima Pontes.
dc.creator GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias.
dc.creator LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training: raising awareness about the relationship between society and pets. pt_BR
dc.title.alternative Formación de profesores: Conciencia sobre la relación entre sociedad y mascotas pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTI, Brunna de Andrade Lima Pontes; GUIMARÃES-BASSOLI, Ariene Cristina Dias; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo. Formação de professores: sensibilização sobre a relação entre sociedade e animais de estimação. Revista Latino-Americana de Direitos da Natureza e dos Animais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 81-103, jan.-jun., 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33701 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta