dc.description.resumo |
Quando tratada, a temática Educação Ambiental evoca-se com frequência o Artigo 225 da
Constituição Federal que defende pronunciadamente no capítulo V) a: promoção da educação
ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização p’blica para preservação do meio ambiente
(BRASIL, 1988) e também pela Lei 9.795/99 que trata sobre a Política Nacional de Educação Ambiental.
Portanto, a relevância em difundir competentemente o conhecimento a respeito do meio
ambiente, principalmente uma forma dialogada no espaço escolar é importante e eficaz, pois assegura
não somente o cumprimento às leis, mas fundamentalmente permite às crianças construírem uma
consciência crítica a respeito das múltiplas realidades que as rodeiam.
Por vivermos em um mundo global, o modelo de educação moderna tem por obrigação ser
contextualizado e capaz de atribuir uma aprendizagem com qualidade, no sentido de formar cidadãos
conscientes, críticos e participativos na edificação de uma sociedade justa e ambientalmente
sustentável.
As cartilhas são hoje largamente empregadas por instituições públicas, privadas e sociedade civil
através das ONG´s como importante coadjuvante no processo de ensino-aprendizado de práticas das
mais diversas. Sua significância didática na esfera ambiental é reconhecida quando busca
informar/sensibilizar as pessoas que pouco ou nenhum conhecimento tem a respeito.
Projetos pautados na confecção de cartilhas ambientais e outras do gênero são muito comuns e
têm se demonstrado excepcionalmente eficazes por contribuírem na fixação do conteúdo em razão da
sua facilidade de leitura, interpretação e direcionamento temático ao público pretendido.
O uso da cartilha segundo (OLIVEIRA, 2005) serve para ilustrar simplificadamente certas
recomendações e dicas a respeito de determinado tipo de atividade. Esse documento pode representar
o significado de diversos conceitos utilizados, além de fornecer uma série de procedimentos que visam
informar, aprimorar, melhorar, explicar, explicitar e/ou alertar um público específico sobre
determinado tema igualmente específico. Portanto, elaboração de uma cartilha deve impreterivelmente
respeitar a linguagem e a disposição das informações mediante interesse prévio.
O objetivo deste trabalho busca construir a partir da representação socioambiental dos alunos do
ensino fundamental de uma escola pública de Marudá (PA), uma proposta de cartilha ambiental com
enfoque principal na problematização decorrente da degradação dos ambientes de mangue daquela
comunidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Cartilha socioambiental na preservação de manguezais: estudo de caso aplicado à Vila de Marudá, Pará. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33726 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-20T12:29:05Z |
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dc.date.available |
2023-12-20 |
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dc.date.available |
2023-12-20T12:29:05Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação de manguezais |
pt_BR |
dc.subject |
Manguezais - preservação |
pt_BR |
dc.subject |
Cartilha socioambiental - manguezais |
pt_BR |
dc.subject |
Vila de Marudá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Mangrove preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Mangroves - preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Socio-environmental booklet - mangroves |
pt_BR |
dc.subject |
Marudá Village - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental perception |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Márbara Vilar de Araújo. |
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dc.creator |
OLIVEIRA, Cleber Vasconcelos. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Lázaro Ramom dos Santos. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Marília Zulmira Sena de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Socio-environmental primer on mangrove preservation: case study applied to Vila de Marudá, Pará. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Márbara Vilar de Araújo; OLIVEIRA, Cleber Vasconcelos; ANDRADE, Lázaro Ramom dos Santos; ANDRADE, Marília Zulmira Sena de Souza. Cartilha socioambiental na preservação de manguezais: estudo de caso aplicado à Vila de Marudá, Pará. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33726 |
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