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Compostagem: gestão dos resíduos orgânicos e educação ambiental no CES/UFCG.

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dc.description.resumo No ano de 2015 o Brasil gerou em torno de 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo coletados 90,8% desse total, enquanto na região nordeste esse índice cai para 78,6%, (ABRELPE, 2015), ou seja, são milhões de toneladas de resíduos sem coleta e sem disposição final correta. Lopes (2003) descreve gestão dos resíduos sólidos como normas e leis pertinentes e definem gerenciamento como ações de operações relacionadas aos resíduos, desde sua coleta até a disposição final. A Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei recente e bastante avançada, que apresenta instrumentos importantes para o enfrentamento dos principais problemas socioambientais, decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, dentre eles a pesquisa científica e tecnológica e a educação ambiental (BRASIL, 2010). A responsabilidade compartilhada está definida nessa lei como a ação de diversos atores sociais, diante do ciclo de vida dos produtos, com a finalidade de reduzir o volume minimizar os impactos à saúde e ao ambiente. A compostagem surge então como técnica de reaproveitamento de rejeitos e consequente redução do volume atendendo as exigências da lei. A educação ambiental é aqui entendida como uma prática pedagógica emancipatória e crítica, capaz de produzir valores sustentáveis, a partir do questionamento os padrões e comportamentos estabelecidos, construindo um novo repertório de modos de ser, compreender a e agir, favorecendo a construção de um sujeito ecológico (GUIMARÃES, 1995; LOUREIRO, 2006; CARVALHO, 2012). O reaproveitamento ou a reciclagem de resíduos são conceitos e práticas que devem ser incorporadas às atividades humanas. A compostagem é considerada como um procedimento onde restos orgânicos resultam em adubo. Ela pode acontecer através apenas dos microrganismos, ou em simbiose entre as minhocas e microrganismos, chamada de vermicompostagem (AQUINO et al., 1992; EDWADS et al., 1998; COUTO et al., 2008). Para Morales et al. (2017) a compostagem pode ser uma prática de valorização dos resíduos sólidos orgânicos sendo a essência da educação ambiental. As universidades, enquanto centro de produção de conhecimento tem se preocupado em gerir adequadamente seus resíduos, embora a gestão seja complexa, necessitando, segundo Conto (2012), de enorme gasto de energia e de ação interativa da comunidade universitária. A ambientalização curricular na educação superior é uma ideia nova e inovadora que tem como objetivo atrelar a sustentabilidade às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária (FIGUEREDO et al., 2017), cultivando valores ambientais e princípios éticos, tonando as universidades "espaços educadores sustentáveis" (TRAJBER & SATO, 2001 apud FIGUEREDO et al., 2017). O presente estudo tem o objetivo de descrever e analisar uma experiência na gestão de resíduos sólidos orgânicos entrelaçada com a educação ambiental, através da vermicompostagem, desenvolvida no (orto Florestal Olho D'Água da Bica (HFODB), Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Compostagem: gestão dos resíduos orgânicos e educação ambiental no CES/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33727
dc.date.accessioned 2023-12-20T12:29:24Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T12:29:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Compostagem - CES UFCG pt_BR
dc.subject Gestão de resíduos orgânicos - CES UFCG pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde - UFCG - compostagem pt_BR
dc.subject Projeto de extensão pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Resíduos de podas de plantas pt_BR
dc.subject Poda de plantas - resíduos pt_BR
dc.subject Horto Florestal Olho D’Água da Bica - CES UFCG pt_BR
dc.subject Composting - CES UFCG pt_BR
dc.subject Organic waste management - CES UFCG pt_BR
dc.subject Education and Health Center - UFCG - composting pt_BR
dc.subject Extension project pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Plant pruning residues pt_BR
dc.subject Plant pruning - waste pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Alderisvânia Santos.
dc.creator OLIVEIRA, Antônio Kydelmir Dantas de.
dc.creator SILVA, Ana Maria da.
dc.creator SILVA, Viviane Farias.
dc.creator LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Composting: organic waste management and environmental education at CES/UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Alderisvânia Santos; OLIVEIRA, Antônio Kydelmir Dantas de; SILVA, Ana Maria da; SILVA, Viviane Farias; LINHEIRA, Caroline Zabendzala. Compostagem: gestão dos resíduos orgânicos e educação ambiental no CES/UFCG. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33727 pt_BR


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