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Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública.

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dc.description.resumo A grande mudança que vem ocorrendo no cenário atual mundial causa transtornos que vão além das mudanças climáticas e de paisagens nos ecossistemas. Segundo Brown (2003), a população perde também com a exaustão das terras agrícolas férteis, o desaparecimento de florestas repletas de matéria prima, o desaparecimento de animais no meio aquático pela dispersão de resíduos poluentes que contaminam os rios, além das catástrofes naturais como enchentes, secas, terremotos e incêndios florestai, gerando uma verdadeira crise social e ambiental. Para Trajber e Sorrentino (2007), essa crise ambiental nunca vista na história se deve à enormidade de nossos poderes humanos, pois tudo o que fazemos tem efeitos colaterais, que tornam inadequadas as ferramentas éticas que herdamos do passado diante dos poderes que possuímos atualmente. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. Assim, um dos grandes desafios está em traçar uma educação que possibilite o fortalecimento de atividades que estejam dentro da ética sustentável, ou seja, ecologicamente corretas, economicamente viável e socialmente justas, respeitando as diversidades biológicas, cultural e ética, como também fortalecendo atividades que gerem o mínimo de impacto ao meio ambiente. Com isso, a educação ambiental surge como estratégia para enfrentar esse desafio. Segundo Marcatto (2002), é através da extensão ambiental, segmento da Educação Ambiental que atua no sentido de difundir informações sobre preservação e recuperação do meio ambiente e na adaptação de técnicas, leis e normas de controle de atividades potencialmente poluidoras, que é possível estruturarem e poder efetivamente contribuir no processo de gerenciamento, controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente em nível local. Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de alunos do 8º e 9º ano de uma escola pública a respeito do tema sustentabilidade, como também promover através de aulas dinâmicas uma compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732
dc.date.accessioned 2023-12-20T12:45:26Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T12:45:26Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Escola pública - Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Extensão ambiental pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Percepção de alunos - sustentabilidade pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Public school - Environmental Education pt_BR
dc.subject Gonçala Rodrigues de Freitas Municipal School - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Environmental extension pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Student perception - sustainability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ariana da Mota.
dc.creator LOPES, Adriano Salviano.
dc.creator DORNELA, Carina Seixas Maia.
dc.creator LOPES, Iracy Amélia Pereira.
dc.creator LACERDA, Alecksandra Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education: addressing the topic of sustainability with students from a public school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; DORNELA, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LACERDA, Alecksandra Vieira. Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732 pt_BR


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