dc.description.resumo |
A grande mudança que vem ocorrendo no cenário atual mundial causa transtornos que vão além
das mudanças climáticas e de paisagens nos ecossistemas. Segundo Brown (2003), a população perde
também com a exaustão das terras agrícolas férteis, o desaparecimento de florestas repletas de matéria
prima, o desaparecimento de animais no meio aquático pela dispersão de resíduos poluentes que
contaminam os rios, além das catástrofes naturais como enchentes, secas, terremotos e incêndios
florestai, gerando uma verdadeira crise social e ambiental.
Para Trajber e Sorrentino (2007), essa crise ambiental nunca vista na história se deve à
enormidade de nossos poderes humanos, pois tudo o que fazemos tem efeitos colaterais, que tornam
inadequadas as ferramentas éticas que herdamos do passado diante dos poderes que possuímos
atualmente. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando
seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se
realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e
para todos.
Assim, um dos grandes desafios está em traçar uma educação que possibilite o fortalecimento de
atividades que estejam dentro da ética sustentável, ou seja, ecologicamente corretas, economicamente
viável e socialmente justas, respeitando as diversidades biológicas, cultural e ética, como também
fortalecendo atividades que gerem o mínimo de impacto ao meio ambiente. Com isso, a educação
ambiental surge como estratégia para enfrentar esse desafio.
Segundo Marcatto (2002), é através da extensão ambiental, segmento da Educação Ambiental que
atua no sentido de difundir informações sobre preservação e recuperação do meio ambiente e na
adaptação de técnicas, leis e normas de controle de atividades potencialmente poluidoras, que é possível
estruturarem e poder efetivamente contribuir no processo de gerenciamento, controle e fiscalização das
atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente em nível local.
Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de alunos do 8º e 9º ano de uma
escola pública a respeito do tema sustentabilidade, como também promover através de aulas dinâmicas
uma compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-20T12:45:26Z |
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dc.date.available |
2023-12-20 |
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dc.date.available |
2023-12-20T12:45:26Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública - Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção de alunos - sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Public school - Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Gonçala Rodrigues de Freitas Municipal School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental extension |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Student perception - sustainability |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ariana da Mota. |
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dc.creator |
LOPES, Adriano Salviano. |
|
dc.creator |
DORNELA, Carina Seixas Maia. |
|
dc.creator |
LOPES, Iracy Amélia Pereira. |
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dc.creator |
LACERDA, Alecksandra Vieira. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education: addressing the topic of sustainability with students from a public school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; DORNELA, Carina Seixas Maia; LOPES, Iracy Amélia Pereira; LACERDA, Alecksandra Vieira. Educação ambiental: abordando o tema sustentabilidade com alunos de uma escola pública. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33732 |
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