dc.description.resumo |
Segundo Albercini e Pontes (2004), um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil
litros de água, formando, em poucos dias, uma fina camada sobre uma superfície de 100 m², que bloqueia
a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e a fotossíntese, comprometendo assim, a base da cadeia
alimentar aquática - fitoplâncton. No solo, o descarte do óleo causa a impermeabilização da camada
superficial, deixando o solo poluído e impróprio para uso (PARAÍSO, 2008).
Segundo declarações da ONU (2017) uma grande proporção de águas residuais ainda é liberada
para o Meio Ambiente sem ser coletada ou tratada. Isto é particularmente verdadeiro nos países de baixa
renda, que em média tratam apenas 8% das águas residuais domésticas e industriais, em comparação
com 70% nos países de alta renda. Como resultado, em muitas regiões do mundo, a água contaminada e
descarregada em rios e lagos terminam nos oceanos, com consequências negativas para o meio
ambiente e a Saúde Pública. A contaminação da água enfraquece ou destrói os ecossistemas naturais
que sustentam a saúde humana, a produção alimentar e a biodiversidade. Portanto, há uma necessidade
urgente para a comunidade global unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da
água.
Diante dessa realidade, torna-se necessária a necessidade da reciclagem do óleo como uma forma
de mitigar os impactos ambientais e sociais causado por esse produto, e também como uma alternativa
de geração de renda as famílias que desejam fabricar esse produto e comercializá-lo na comunidade.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2016), a educação ambiental no contexto da gestão
ambiental pública caracteriza-se por processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade
constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação
do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade. Dessa forma, a educação ambiental deve estar inserida em todas as áreas e grupos
sociais, como escolas, empresas, associações, cooperativas de forma a garantir que os indivíduos tenham
conhecimento sobre conservações do meio ambiente e sustentabilidade no seu dia-a-dia.
Portanto, esse trabalho tem como objetivo apresentar aos agricultores que fazem parte da
Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé o processo de produção do sabão
ecológico a partir do óleo de cozinha usado (óleo residual), como também discutir a importância da
reciclagem do óleo para o meio ambiente e atividade de produção do sabão ecológico como uma
tecnologia social geradora de trabalho e renda. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33733 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-20T13:16:31Z |
|
dc.date.available |
2023-12-20 |
|
dc.date.available |
2023-12-20T13:16:31Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.subject |
Sabão ecológico |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia social - sabão ecológico |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo residual - aproveitamento |
pt_BR |
dc.subject |
Sabão - obtenção com óleo residual |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de cozinha - produção de sabão |
pt_BR |
dc.subject |
Sítio Pitombeira - sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão rural |
pt_BR |
dc.subject |
Dia de Campo - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Reciclagem do óleo de cozinha |
pt_BR |
dc.subject |
Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos de Sumé |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education. |
pt_BR |
dc.subject |
Ecological soap |
pt_BR |
dc.subject |
Social technology - ecological soap |
pt_BR |
dc.subject |
Waste oil - utilization |
pt_BR |
dc.subject |
Soap - obtaining with residual oil |
pt_BR |
dc.subject |
Cooking oil - soap production |
pt_BR |
dc.subject |
Sítio Pitombeira - sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Rural extension |
pt_BR |
dc.subject |
Field Day - CDSA - Sítio Pitombeira - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cooking oil recycling |
pt_BR |
dc.subject |
Association of Agroecological Family Producers of Sumé |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ariana da Mota. |
|
dc.creator |
CAVALCANTE, Francisco Laíres. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Ilka Lissandra Sousa. |
|
dc.creator |
SANTOS, Osmar Freitas dos. |
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dc.creator |
COELHO, Glauciane Danusa. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education: ecological soap production as a social technology tool. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ariana da Mota; CAVALCANTE, Francisco Laíres; OLIVEIRA, Ilka Lissandra Sousa; SANTOS, Osmar Freitas dos; COELHO, Glauciane Danusa. Educação ambiental: produção de sabão ecológico como ferramenta de tecnologia social. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33733 |
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