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Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB.

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dc.description.resumo De acordo com Santos e Farias (2004), com o passar dos tempos a humanidade descobriu, conheceu, dominou e transformou a natureza aproveitando-a melhor e estabelecendo outras maneiras de vida, e consequentemente, novas necessidades surgiram e os homens criaram novas técnicas para atenderem suas necessidades, muitas decorrentes do consumo e produção. Devido a rápida transformação do ambiente, sendo ocasionada pelo homem que não obedecem às leis de conservação do meio ambiente dando prioridade as leis econômicas. Dessa forma busca-se modificar de maneira útil a matéria prima oferecida pela natureza, para o bem-estar dos indivíduos, fortalecendo a interação entre homem/natureza, contudo esse processo estimula uma relação diferenciada, já que modificamos de maneira significativa o meio onde estamos inseridos (ARESI & MANICA, 2010). Segundo Lucena et al. (2012), a utilização de práticas metodológicas (reuniões, visitas, oficinas), fortalecem o envolvimento dos membros da comunidade possibilitando a troca e construção do conhecimento. Evidenciando a importância do apoio das universidades, instituições, associações nesse processo de conscientização. Nesse sentido há necessidade de criar espaços de diálogos para esta construção. A transição agroecológica pode ser uma das formas de buscar esta mudança. Para Adorno (2001), a educação deve priorizar a experiência crítico-formativa e desenvolver os seus elementos subjetivos e objetivos para desenvolver plenamente suas potencialidades humano- formativas (desenvolvimento pleno do indivíduo, para que possa exercer sua cidadania). Seu sentido deve estar voltado para a formação de sujeitos ativos na apropriação e na elaboração do conhecimento, para a compreensão de seu papel como agentes de mudanças na realidade em que vivem e na busca da transformação. Nesta concepção, torna-se obrigatório a introdução de práticas ambientais nas escolas e nas comunidades com o intuito de despertar atitudes nas pessoas para diminuir os impactos no meio ambiente, que associe a inclusão social e possibilite boas condições ambientais e econômicas. Dessa forma a educação ambiental é uma maneira onde os indivíduos e a comunidade toma consciência e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, determinação e experiência do meio ambiente, tornando-os assim a sociedade consciente para traçar estratégias para resolver ou minimizar os problemas ambientais (DIAS, 20014). Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo trabalhar a educação ambiental junto com a agroecologia de forma precisa, destacando os resíduos sólidos lançados no meio ambiente como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. Educação. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734
dc.date.accessioned 2023-12-20T17:56:21Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T17:56:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Ambiental e Agroecologia pt_BR
dc.subject Agroecologia e Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Sumé - PB - Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Percepção de alunos - problemas ambientais pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Environmental Education and Agroecology pt_BR
dc.subject Agroecology and Environmental Education pt_BR
dc.subject Sumé - PB - Environmental Education pt_BR
dc.subject Students' perception - environmental problems pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Padre Paulo Roberto de Oliveira School - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ariana da Mota.
dc.creator LOPES, Adriano Salviano.
dc.creator BRITO, Micilene Silva de.
dc.creator LOPES, Iracy Amélia Pereira.
dc.creator DORNELA, Carina Seixas Maia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education and agroecology: connecting knowledge and building new paradigms with students from the municipality of Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; BRITO, Micilene Silva de; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELA, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734 pt_BR


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