dc.description.resumo |
De acordo com Santos e Farias (2004), com o passar dos tempos a humanidade descobriu,
conheceu, dominou e transformou a natureza aproveitando-a melhor e estabelecendo outras maneiras
de vida, e consequentemente, novas necessidades surgiram e os homens criaram novas técnicas para
atenderem suas necessidades, muitas decorrentes do consumo e produção.
Devido a rápida transformação do ambiente, sendo ocasionada pelo homem que não obedecem às
leis de conservação do meio ambiente dando prioridade as leis econômicas. Dessa forma busca-se
modificar de maneira útil a matéria prima oferecida pela natureza, para o bem-estar dos indivíduos,
fortalecendo a interação entre homem/natureza, contudo esse processo estimula uma relação
diferenciada, já que modificamos de maneira significativa o meio onde estamos inseridos (ARESI &
MANICA, 2010).
Segundo Lucena et al. (2012), a utilização de práticas metodológicas (reuniões, visitas, oficinas),
fortalecem o envolvimento dos membros da comunidade possibilitando a troca e construção do
conhecimento. Evidenciando a importância do apoio das universidades, instituições, associações nesse
processo de conscientização. Nesse sentido há necessidade de criar espaços de diálogos para esta
construção. A transição agroecológica pode ser uma das formas de buscar esta mudança.
Para Adorno (2001), a educação deve priorizar a experiência crítico-formativa e desenvolver os
seus elementos subjetivos e objetivos para desenvolver plenamente suas potencialidades humano-
formativas (desenvolvimento pleno do indivíduo, para que possa exercer sua cidadania). Seu sentido
deve estar voltado para a formação de sujeitos ativos na apropriação e na elaboração do conhecimento,
para a compreensão de seu papel como agentes de mudanças na realidade em que vivem e na busca da
transformação.
Nesta concepção, torna-se obrigatório a introdução de práticas ambientais nas escolas e nas
comunidades com o intuito de despertar atitudes nas pessoas para diminuir os impactos no meio
ambiente, que associe a inclusão social e possibilite boas condições ambientais e econômicas.
Dessa forma a educação ambiental é uma maneira onde os indivíduos e a comunidade toma
consciência e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, determinação e experiência do meio
ambiente, tornando-os assim a sociedade consciente para traçar estratégias para resolver ou minimizar
os problemas ambientais (DIAS, 20014).
Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo trabalhar a educação ambiental junto com a
agroecologia de forma precisa, destacando os resíduos sólidos lançados no meio ambiente como um dos
principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-20T17:56:21Z |
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dc.date.available |
2023-12-20 |
|
dc.date.available |
2023-12-20T17:56:21Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental e Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia e Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB - Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção de alunos - problemas ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education and Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology and Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé - PB - Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Students' perception - environmental problems |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
Padre Paulo Roberto de Oliveira School - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ariana da Mota. |
|
dc.creator |
LOPES, Adriano Salviano. |
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dc.creator |
BRITO, Micilene Silva de. |
|
dc.creator |
LOPES, Iracy Amélia Pereira. |
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dc.creator |
DORNELA, Carina Seixas Maia. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education and agroecology: connecting knowledge and building new paradigms with students from the municipality of Sumé - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; BRITO, Micilene Silva de; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELA, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734 |
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