DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância na sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas discussões sobre a Educação Ambiental (EA), com um processo de reconhecimento de valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Cunha (2017) define a Educação Ambiental como uma ação educativa que transforma valores e comportamentos da sociedade, educando a mente para formar cidadãos conscientes sobre a conservação do meio ambiente e da relação do ser humano com o mundo. A escola é um espaço onde a EA se torna fundamental, devido à sua capacidade de formar cidadãos críticos. Portanto, é necessário que esse tema seja abordado na teoria e pratica de forma interdisciplinar (LEITE & DOURADO, 2016) Segundo Nascimento (2016), a EA só contribui para a formação dos alunos se for explanada como uma pratica diária, e para isso é necessário ser iniciada na sala de aula, através dos professores e estudantes, pois desta forma promoverá ao educando a ampliação da sua visão de mundo. Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores. Diante disto, o objetivo do presente trabalho é sensibilizar alunos de uma escola de educação básica sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. Educação. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
dc.date.accessioned 2023-12-20T18:01:53Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T18:01:53Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade e Educação pt_BR
dc.subject Ensino básico - Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Educandário Padre Célio - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Sustainability and Education pt_BR
dc.subject Basic education - Environmental Education pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Padre Célio School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.
dc.creator LUIZ, Márcia Ramo.
dc.creator SANTOS, Izabella Vieira.
dc.creator AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa.
dc.creator OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education and sustainability in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice; LUIZ, Márcia Ramos; SANTOS, Izabella Vieira; AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa; OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta