dc.description.resumo |
As questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância na sociedade. Estudos acerca
dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica
e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas discussões sobre a Educação Ambiental
(EA), com um processo de reconhecimento de valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser
responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo.
Cunha (2017) define a Educação Ambiental como uma ação educativa que transforma valores e
comportamentos da sociedade, educando a mente para formar cidadãos conscientes sobre a
conservação do meio ambiente e da relação do ser humano com o mundo.
A escola é um espaço onde a EA se torna fundamental, devido à sua capacidade de formar cidadãos
críticos. Portanto, é necessário que esse tema seja abordado na teoria e pratica de forma interdisciplinar
(LEITE & DOURADO, 2016)
Segundo Nascimento (2016), a EA só contribui para a formação dos alunos se for explanada como
uma pratica diária, e para isso é necessário ser iniciada na sala de aula, através dos professores e
estudantes, pois desta forma promoverá ao educando a ampliação da sua visão de mundo.
Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir
uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar
suporte para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, estabelecendo o meio
ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas,
atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos
e meros espectadores.
Diante disto, o objetivo do presente trabalho é sensibilizar alunos de uma escola de educação
básica sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam
danos à ecologia, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser
humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos,
ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-20T18:01:53Z |
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dc.date.available |
2023-12-20 |
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dc.date.available |
2023-12-20T18:01:53Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade e Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino básico - Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Educandário Padre Célio - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability and Education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Padre Célio School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice. |
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dc.creator |
LUIZ, Márcia Ramo. |
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dc.creator |
SANTOS, Izabella Vieira. |
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dc.creator |
AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa. |
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dc.creator |
OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education and sustainability in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice; LUIZ, Márcia Ramos; SANTOS, Izabella Vieira; AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa; OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738 |
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