DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental na escola: percepções dos discentes sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O modelo de desenvolvimento econômico atual aliado com a utilização excessiva dos recursos naturais e o crescimento populacional vêm causando inúmeros impactos ambientais resultados da crescente produção de resíduos sólidos, em sua maioria sem destino adequado que comprometem a qualidade de vida humana (TEOBALDO NETO & COLESSANTI, 2005; ANTONI & FOFONKA, 2013). Ao passo em que a população brasileira aumenta demograficamente, a geração de resíduos sólidos cresce no mesmo ritmo. Em 2015, o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), constatou que o Nordeste é região brasileira que possui a maior quantidade de resíduos sólidos descartados inadequadamente, destinando diariamente 64,3% do lixo recolhido para lixões ou aterros controlados (em termos ambientais, pouco se diferem dos lixões). O estado da Paraíba gerou no referido ano 3.551 toneladas de resíduos sólidos por dia; deste total, 3.042 t/dia são coletadas, sendo 31% destinada para aterros sanitários, 36,6% para aterros controlados e 32,4% para lixões (ABRELPE, 2015; BARBOSA, 2013). O impacto do lixo sobre a natureza colocou em debate uma discussão com foco ambiental, baseada na afirmação de que somente uma mudança brusca no sistema de desenvolvimento e nos hábitos e comportamentos da população seriam capazes de frear a degradação objetivando o reestabelecimento do equilíbrio ambiental (TEOBALDO NETO & COLESSANTI, 2005). Ante o exposto é fundamental a abordagem desses temas nas escolas visto que esta influencia diretamente na formação de indivíduos perante questões socioambientais (ARESI & MANICA, 2010). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve se propor a desenvolver ações educativas para a aprendizagem efetiva de ações que preservem o meio ambiente, bem como proporcionar situações para que os discentes possam pôr em prática o que aprenderam em prol de uma convivência amigável com o meio ambiente (BRASIL, 2001). Este novo conceito busca instigar um processo de reflexão e amadurecimento da consciência acerca de temas que englobem questões ambientais emergentes, visando uma maior compreensão crítica por professores e alunos e o desenvolvimento de ações para a utilização e conservação dos recursos naturais, conduzindo seus alunos para uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente, fazendo com eles assimilem as causas que afetam negativamente o planeta Terra e entendam que a natureza não é um bem inesgotável e que deve ser protegida. (PARANÁ, 2008; EFFTING, 2007). Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos alunos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 4 pt_BR
dc.title Educação ambiental na escola: percepções dos discentes sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33740
dc.date.accessioned 2023-12-20T18:08:41Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T18:08:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Percepção de alunos - resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Estudos e percepção pt_BR
dc.subject Areia - PB - Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Students' perception - solid waste pt_BR
dc.subject Solid waste pt_BR
dc.subject Studies and perception pt_BR
dc.subject Sand - PB - Environmental Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Laila dos Santos.
dc.creator FÉLIX, Maysa Dayane Genuíno.
dc.creator RAMOS, Claudia Lucas.
dc.creator MONTEIRO, Gabryella Freire.
dc.creator SANTOS, Maria Betânia Hermenegildo dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education at school: students’ perceptions about solid waste management. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Laila dos Santos; FÉLIX, Maysa Dayane Genuino; RAMOS, Claudia Lucas; MONTEIRO, Gabryella Freire; SANTOS, Maria Betânia Hermenegildo dos. Educação ambiental na escola: percepções dos discentes sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33740 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta