dc.description.resumo |
O modelo de desenvolvimento econômico atual aliado com a utilização excessiva dos recursos
naturais e o crescimento populacional vêm causando inúmeros impactos ambientais resultados da
crescente produção de resíduos sólidos, em sua maioria sem destino adequado que comprometem a
qualidade de vida humana (TEOBALDO NETO & COLESSANTI, 2005; ANTONI & FOFONKA, 2013).
Ao passo em que a população brasileira aumenta demograficamente, a geração de resíduos sólidos
cresce no mesmo ritmo. Em 2015, o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, elaborado pela
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), constatou que
o Nordeste é região brasileira que possui a maior quantidade de resíduos sólidos descartados
inadequadamente, destinando diariamente 64,3% do lixo recolhido para lixões ou aterros controlados
(em termos ambientais, pouco se diferem dos lixões). O estado da Paraíba gerou no referido ano 3.551
toneladas de resíduos sólidos por dia; deste total, 3.042 t/dia são coletadas, sendo 31% destinada para
aterros sanitários, 36,6% para aterros controlados e 32,4% para lixões (ABRELPE, 2015; BARBOSA,
2013).
O impacto do lixo sobre a natureza colocou em debate uma discussão com foco ambiental, baseada
na afirmação de que somente uma mudança brusca no sistema de desenvolvimento e nos hábitos e
comportamentos da população seriam capazes de frear a degradação objetivando o reestabelecimento
do equilíbrio ambiental (TEOBALDO NETO & COLESSANTI, 2005).
Ante o exposto é fundamental a abordagem desses temas nas escolas visto que esta influencia
diretamente na formação de indivíduos perante questões socioambientais (ARESI & MANICA, 2010).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve se propor a desenvolver ações educativas
para a aprendizagem efetiva de ações que preservem o meio ambiente, bem como proporcionar
situações para que os discentes possam pôr em prática o que aprenderam em prol de uma convivência
amigável com o meio ambiente (BRASIL, 2001).
Este novo conceito busca instigar um processo de reflexão e amadurecimento da consciência
acerca de temas que englobem questões ambientais emergentes, visando uma maior compreensão
crítica por professores e alunos e o desenvolvimento de ações para a utilização e conservação dos
recursos naturais, conduzindo seus alunos para uma convivência mais harmoniosa com o meio
ambiente, fazendo com eles assimilem as causas que afetam negativamente o planeta Terra e entendam
que a natureza não é um bem inesgotável e que deve ser protegida. (PARANÁ, 2008; EFFTING, 2007).
Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos alunos sobre o
gerenciamento de resíduos sólidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
4 |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental na escola: percepções dos discentes sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33740 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-20T18:08:41Z |
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dc.date.available |
2023-12-20 |
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dc.date.available |
2023-12-20T18:08:41Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção de alunos - resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos e percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Areia - PB - Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Students' perception - solid waste |
pt_BR |
dc.subject |
Solid waste |
pt_BR |
dc.subject |
Studies and perception |
pt_BR |
dc.subject |
Sand - PB - Environmental Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Laila dos Santos. |
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dc.creator |
FÉLIX, Maysa Dayane Genuíno. |
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dc.creator |
RAMOS, Claudia Lucas. |
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dc.creator |
MONTEIRO, Gabryella Freire. |
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dc.creator |
SANTOS, Maria Betânia Hermenegildo dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education at school: students’ perceptions about solid waste management. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Laila dos Santos; FÉLIX, Maysa Dayane Genuino; RAMOS, Claudia Lucas; MONTEIRO, Gabryella Freire; SANTOS, Maria Betânia Hermenegildo dos. Educação ambiental na escola: percepções dos discentes sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33740 |
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