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Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB.

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dc.creator.ID SILVA, E. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3138960736124162 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.referee2 ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.description.resumo Tanto a masculinidade, quanto a feminilidade, são construções sociais. Referentes ao sexo biológico são criadas demandas culturais que definimos papéis que relativos ao gênero masculino e a gênero feminino, bem como as relações de poder entre eles. Neste trabalho temos como objetivo estudar as relações de gênero na universidade, a partir da análise de narrativas de alunas dos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais e em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande. A perspectiva teórica adotada é uma confluência dos estudos das relações de gênero, representações de masculinidade e feminilidade no ensino superior, destacando-se as contribuições de Foucault, Scott, Butler e Bourdieu. A pesquisa teve um caráter qualitativo, com uma metodologia que consistiu da realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional composta por 18 mulheres estudantes dos cursos de pós-graduação supracitados, selecionadas pela disponibilidade para participar da pesquisa. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o espaço acadêmico dos cursos analisados é atravessado por relações assimétricas de gênero e pela dominação masculina; (2) as manifestações de misoginia, machismo e discriminação de mulheres nos cursos focalizados acontece em termos de verticalidade, de professores para alunas; e também em termos de horizontalidade, na interações entre as estudante e os estudantes, em como entre as estudantes, que por vezes reproduzem a cultura e as práticas machistas/sexistas; e (3) as narrativas das entrevistadas, bem como de alunas da UFCG que fizeram denúncias relativas à discriminação de gênero apontam para um ambiente institucional de modo geral complacente com os eventos de assédio moral, de sexismo e de violência contra mulheres. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências sociais. pt_BR
dc.title Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-30
dc.description.abstract Both masculinity and femininity are social constructions. Regarding the biological sex, cultural demands are created that define roles related to the male and female gender, as well as the power relations between them. In this work, we aim to study gender relations at the university, based on the analysis of narratives by students of postgraduate courses in Social Sciences and Civil Engineering at the Federal University of Campina Grande. The theoretical perspective adopted is a confluence of studies on gender relations, representations of masculinity and femininity in higher education, highlighting the contributions of Foucault, Scott, Butler and Bourdieu. The research had a qualitative character, with a methodology that consisted of carrying out semi-structured interviews with an intentional sample composed of eight female students of the aforementioned postgraduate courses, selected by their availability to participate in the research. Among the main conclusions reached, we highlight the following: (1) the academic space of the analyzed courses is crossed by asymmetric gender relations and male domination; (2) the manifestations of misogyny, machismo and discrimination against women in the focused courses happen in terms of verticality, from teachers to students; and also in terms of horizontality, in the interactions between the student and the students, and between the students, who sometimes reproduce the culture and sexist/sexist practices; and (3) the narratives of the interviewees, as well as of UFCG students who made complaints about gender discrimination, point to an institutional environment that is generally complacent with events of moral harassment, sexism and gender violence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33745
dc.date.accessioned 2023-12-20T18:44:13Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T18:44:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Representações de masculinidade e feminilidade pt_BR
dc.subject Discriminação de gênero pt_BR
dc.subject Assédio moral pt_BR
dc.subject Sexismo pt_BR
dc.subject Violência contra a mulher pt_BR
dc.subject Gender relations pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Representations of masculinity and femininity pt_BR
dc.subject Gender discrimination pt_BR
dc.subject Moral harassment pt_BR
dc.subject Sexism pt_BR
dc.subject Violence against women pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Elaine Cristina dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender Relations in the Academic Space: a study based on the narratives experienced by students of postgraduate courses in Social Sciences, Civil and Environmental Engineering at the Federal University of Campina Grande/PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Elaine Cristina dos Santos. Relações de Gênero no Espaço Acadêmico: um estudo a partir das narrativas experienciadas por alunas dos cursos da pós-graduação de Ciências Sociais, Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande/PB. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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