DSpace/Manakin Repository

Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, I. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2553810874387166 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo.
dc.contributor.referee1ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier.
dc.contributor.referee2ID BRAGA JUNIOR, A. X. pt_BR
dc.contributor.referee3 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.referee3ID ARAÚJO, B. M. R. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho demonstra como jogo, um elemento cultural usado historicamente, pode ser modelado como recurso didático para a sala de aula, essencialmente, devido à adoção e consumo cada vez maior dessa prática por diferentes classes e faixas etárias. Com isso, mobilizamos sua potencialidade para construção de um jogo digital e analógico, objetivando diversificar a linguagem no ensino das ciências sociais para propor uma mediação no contato entre estudantes do ensino médio com a disciplina. A construção de material didático aqui realizada, propõe ofertar aos docentes, alternativas para ampliar o leque de opções didáticas, apostando na ludicidade e na variação das linguagens usadas no trabalho pedagógico. Após discorrer sobre a origem dos jogos e sua relação com a sociedade, por meio de estudiosos clássicos e contemporâneos da área, explicaremos os benefícios do jogo para o ambiente de ensino. A pesquisa delineia-se por uma metodologia pautada nos roteiros de entrevistas, pesquisa documental em livros didáticos do ensino médio, desenvolvimento dos jogos, teste dos protótipos e, finalmente, aplicação dos jogos digital e analógico em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio. Entre os desdobramentos teóricos deste trabalho, acreditamos que está a valorização do mundo prático do indivíduo por meio de ferramentas didáticas construídas com linguagens mais acessíveis que proporcionem um tipo de interação lúdica que permeia o universo em que os estudantes estão inseridos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-24
dc.description.abstract The present work demonstrates how games, a historically used cultural element, can be modeled as a teaching resource for the classroom, essentially due to the increasing adoption and consumption of this practice by different classes and age groups. With this, we mobilized its potential to build a digital and analog game, aiming to diversify the language in the teaching of social sciences to propose mediation in the contact between high school students and the subject. The construction of teaching material carried out here proposes to offer teachers alternatives to expand the range of teaching options, focusing on playfulness and variation in the languages used in pedagogical work. After discussing the origin of games and their relationship with society, through classic and contemporary scholars in the field, we will explain the benefits of games for the teaching environment. The research is outlined by a methodology based on interview scripts, documentary research in high school textbooks, development of games, testing of prototypes and, finally, application of digital and analog games in 2nd and 3rd year high school classes. . Among the theoretical developments of this work, we believe that there is the valorization of the individual's practical world through teaching tools built with more accessible languages that provide a type of playful interaction that permeates the universe in which students are inserted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751
dc.date.accessioned 2023-12-20T19:34:17Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T19:34:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Ludismo pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Jogo de cartas pt_BR
dc.subject Diversificação metodológica – ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Gamificação - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Serious game pt_BR
dc.subject Jogos e educação pt_BR
dc.subject Jogos analógicos e digitais pt_BR
dc.subject Produto pedagógico – jogo pt_BR
dc.subject Material didático – jogo pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Luddism pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Card game pt_BR
dc.subject Methodological diversification – teaching Sociology pt_BR
dc.subject Gamification - Sociology teaching pt_BR
dc.subject Serious game pt_BR
dc.subject Games and education pt_BR
dc.subject Analog and digital games pt_BR
dc.subject Pedagogical product – game pt_BR
dc.subject Didactic material – game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Ivan Rosas do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playing in class: a playful proposal to mediate the teaching of Sociology. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Ivan Rosas do. Jogando em classe: uma proposta lúdica para mediar o ensino de Sociologia. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33751 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta