DSpace/Manakin Repository

Atividades propostas por professoras(es) de matemática de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Semiárido Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROCHA, M. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0368845753507861 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, José Luiz.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTE, J. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa teve por objetivo geral analisar as atividades propostas por professoras(es) de Matemática em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo do Semiárido paraibano, na perspectiva de estabelecer relações com o contexto sociopolítico dos estudantes. A EJA tem por objetivo garantir o direito de pessoas que não tiveram acesso à escola durante a infância e adolescência. Para tanto, faz-se necessário desenvolver atividades matemáticas contextualizadas às experiências e modo de vida dos jovens, adultos e idosos estudantes. O estudo foi desenvolvido a partir das seguintes perguntas centrais: que atividades são propostas por professoras(es) que ensinam Matemática em turmas da EJA em uma escola do campo do Semiárido? Que relações são estabelecidas entre as atividades matemáticas e o contexto sociopolítico dos estudantes da EJA Campo? Neste sentido, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, em uma escola do campo do município de Monteiro – PB, que oferta turmas da EJA Campo. Para tanto, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental como instrumentos de produção de dados. O estudo aponta que o professor, participante da pesquisa, apresenta desafios quanto à contextualização do ensino de matemática na perspectiva da convivência com o Semiárido. Contudo, as atividades analisadas abrem possibilidades para estabelecer relação com o contexto sociopolítico dos estudantes, como por exemplo, estudar a função afim associada às unidades de medida agrária usadas comumente pelos agricultores na plantação de milho dos territórios semiáridos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências da Natureza e Matemática. pt_BR
dc.title Atividades propostas por professoras(es) de matemática de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Semiárido Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-11
dc.description.abstract The general objective of the research was to analyze the activities proposed by Mathematics teachers in a Youth and Adult Education (EJA) class at a rural school in the Semiarid region of Paraíba, with a view to establishing relationships with the socio-political context of the students. EJA aims to guarantee the rights of people who did not have access to school during childhood and adolescence. To this end, it is necessary to develop mathematical activities contextualized to the experiences and way of life of young, adult and elderly students. The study was developed based on the following central questions: what activities are proposed by teachers who teach Mathematics in EJA classes in a school in the Semiarid countryside? What relationships are established between mathematical activities and the sociopolitical context of EJA Campo students? In this sense, we developed qualitative research in a rural school in the municipality of Monteiro – PB, which offers EJA Campo classes. To this end, we used semi-structured interviews and document analysis as data production instruments. The study points out that the teacher, a research participant, presents challenges regarding the contextualization of mathematics teaching from the perspective of coexistence with the Semiarid region. However, the activities analyzed open possibilities to establish a relationship with the students' sociopolitical context, such as studying the related function associated with agrarian measurement units commonly used by farmers when planting corn in semi-arid territories. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33756
dc.date.accessioned 2023-12-20T19:57:44Z
dc.date.available 2023-12-20
dc.date.available 2023-12-20T19:57:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject campo pt_BR
dc.subject Semiárido Paraibano – ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Matemática e Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Teaching mathematics. pt_BR
dc.subject Rural Education. pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - field. pt_BR
dc.subject Semiarid Paraibano – teaching mathematics. pt_BR
dc.subject Mathematics education. pt_BR
dc.subject Mathematics and Education for Young People and Adults pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Mariana Ferreira de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Activities proposed by mathematics teachers from a Rural Youth and Adult Education class in the Semiarid region of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Mariana Ferreira de Souza. Atividades propostas por professoras(es) de matemática de uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Semiárido Paraibano. 2023. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33756 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta