dc.contributor.advisor1 |
DINIZ, Paulo César Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DINIZ, P. C. O. |
|
dc.description.resumo |
Neste material apresentamos atividades para serem desenvolvidas fora da sala de aula, atividades que serão complementares e que facilitarão a compreensão dos conceitos a partir da comunidade em que estamos inseridos. Os discentes serão levados a saber sobre o que é associação a partir da associação dos moradores ou da associação rural (uma boa parte dos nossos alunos na Região do Pajeú são oriundos das comunidades rurais) ou saber sobre sindicato a partir dos próprios pais, uma vez que temos filhos de agricultores, professores, policiais, administrativos entre outros. Como plano de fundo teremos a memória e suas singularidades. Trabalharemos para desenvolver conceitos sobre: O que é memória? Qual a contribuição da memória para nossas vidas? O que é uma memória individual? O que é memória coletiva? E, assim, apresentaremos um sociólogo que traz em sua abordagem os questionamentos elencados. Maurice Halbwachs.
O diferencial deste material para além do que já exposto acima é a utilização de filmes de diretores da região do Pajeú a exemplo tomemos o Bemvirá de Uilma Queiroz, Sertaneja do Pajeú Pernambucano. Ressaltasse que a mesma foi elaborada a partir dos eixos norteadores da Base Nacional Comum Curricular e na sua composição apresenta: Habilidades da área da BNCC; Habilidades específicas dos componentes e Objetos de conhecimento. A sequência objetiva oportunizar aos discentes do 2° ano do Ensino Médio e docentes (Ciências Humanas e Sociais) novas possibilidades de práticas pedagógicas, a fim de proporcionar a ambos outros contextos de aprendizagem.
A sequência didática articula-se entre teoria e prática (práxis), colaborando para que sujeitos ultrapassem a visão dos acontecimentos. Sequenciando 04 passos: Prática Social Inicial; Problematização; Instrumentalização e Prática Social Final. A nossa temática é: Desenvolvendo conceitos do ensino de sociologia através de memórias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia. |
pt_BR |
dc.title |
Sequência didática: desenvolvendo conceitos do ensino de Sociologia através de memórias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33761 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-20T20:25:33Z |
|
dc.date.available |
2023-12-20 |
|
dc.date.available |
2023-12-20T20:25:33Z |
|
dc.type |
Outro |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias – ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia no ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Produto pedagógico – PROFSOCIO CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático – sequência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Produto de dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Memories – Sociology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology in high school |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical product – PROFSOCIO CDSA UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic material – pedagogical sequence |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertation product |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Silmara Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didactic sequence: developing Sociology teaching concepts through memories. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Silmara Ferreira. Sequência didática: desenvolvendo conceitos do ensino de Sociologia através de memórias. 2023. 13f. Produto Pedagógico Sequência Didática (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33761 |
pt_BR |