DSpace/Manakin Repository

Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O tema central desta pesquisa está voltado à gestão ambiental incluindo a propositura de um modelo de desempenho ambiental com indicadores para avaliar as Instituições de Ensino Superior (IES). A Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), em seu relatório de 1987, sob o título Nosso Futuro Comum, revelou a importância da preservação do meio ambiente na realização do desenvolvimento sustentável. Podem-se destacar quatro princípios relacionados à gestão ambiental e ao desempenho ambiental em organizações da seguinte forma (ANDRADE et al., 2000). Constata-se que poucas IES incorporaram soluções baseadas na norma ISO 14.001, que procura identificar os aspectos de que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação, e muito menos soluções baseadas na ISO 14.031, que fornece orientação para o projeto e uso da avaliação do desempenho ambiental em uma organização. No Brasil, não existe trabalho de caráter experimental/teórico visando à propositura de indicadores para avaliar o desempenho ambiental de IES. No Brasil, existem trabalhos práticos (CUNHA, 2001) voltados às organizações industriais e trabalhos com proposições de indicadores e índices para IES (NARDY et al. 2011). Porém, não existe no Brasil estudo experimental visando à propositura de indicadores para avaliar IES. Diante do exposto, o trabalho contribuirá para avaliar as IES, tais como a geração e quantificação de poluentes (líquidos, sólidos e gasosos) e consumo de recursos como água, papel e energia. O trabalho propõe indicadores ambientais e um modelo de avaliação de desempenho ambiental, aqui denominado de ADAIES. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769
dc.date.accessioned 2023-12-21T17:25:21Z
dc.date.available 2023-12-21
dc.date.available 2023-12-21T17:25:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Indicadores - desempenho ambiental pt_BR
dc.subject Instituições de ensino superior - desempenho ambiental pt_BR
dc.subject Avaliação do desempenho ambiental pt_BR
dc.subject Gestão ambiental pt_BR
dc.subject Laboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos - UFCG pt_BR
dc.subject Indicators - environmental performance pt_BR
dc.subject Higher education institutions - environmental performance pt_BR
dc.subject Environmental performance assessment pt_BR
dc.subject Environmental management pt_BR
dc.subject Environmental Management and Waste Treatment Laboratory - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, André Luiz Fiquene de.
dc.creator MUNIZ, Ana Cristina Silva.
dc.creator MARIZ, Thompson Fernandes.
dc.creator BRITO, Romildo Pereira.
dc.creator SILVA, Poliana Pinheiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Model with indicators for evaluating the environmental performance of higher education institutions. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, André Luiz Fiquene de; MUNIZ, Ana Cristina Silva; MARIZ, Thompson Fernandes; BRITO, Romildo Pereira; SILVA, Poliana Pinheiro da. Modelo com indicadores para avaliação do desempenho ambiental de instituições de ensino superior. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33769 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta