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Percepção ambiental como instrumento da educação ambiental em uma escola localizada em Esperança - PB.

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dc.description.resumo As ações antrópicas sobre o meio ambiente ocasionam vários danos na qualidade de vida dos seres vivos, prejudicando não só a si mesmo, mas também ao meio em que ele vive. A explosão demográfica, o avanço tecnológico e industrial, torna tal relação negativa e ainda mais intensa. Os resultados do desequilíbrio entre homem e natureza podem ser evidenciados desde alterações climáticas até a escassez de recursos naturais. Nesse sentido se faz necessário estabelecer diretrizes que contribuam na manutenção de ações socioambientais que integrem as nações (OLIVEIRA & PEREIRA, 2015). E m virtude disso, aspectos relacionados à temática ambiental vêm se tornando um assunto comum e prioritário na sociedade brasileira, principalmente depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1992 e, mais recentemente, em 2003 (Brasília), nas Conferências Infanto-Juvenil e a Nacional de Meio Ambiente. Este momento de reflexão aponta a educação ambiental e paralelamente os estudos de percepção ambiental como significativos na busca por avanços socioambientais (OLIVEIRA & PEREIRA, 2015). Conforme a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99), todos os níveis de ensino, formal e informal devem seguir as diretrizes elencadas nesta lei. Além disso, ela é imprescindível para aumentar o conhecimento das pessoas, sensibilizar sobre o meio ambiente, desenvolver habilidades e informações necessárias para minimizar as questões ambientais. Dias (2000) afirma que a Educação Ambiental (EA) deve primar pela interdisciplinaridade já que ela aborda os aspectos sociais, econômicos e ambientais, facilitando o aprendizado, tornando-o mais dinâmico, tanto para docentes quanto para discentes (PINHEIRO, 2001). Para Adams (2013) uma vez que a EA é legitimada como componente da educação nacional, o corpo docente deve ser fundamentado com as leis e documentos que a legitimam, caso contrário, os espaços de ensino serão incoerentes durante a sua abordagem. O professor representa um mediador no processo de implementação da Educação Ambiental no currículo escolar, de modo que esse deve explorar a sua dimensão cultural e imaginária, oferecendo oportunidades, a professor e aluno, para a construção de um novo papel a ser desempenhado por eles no domínio ambiental (SILVA et al., 2015). Ainda de acordo com Jacobi (2005) os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar e na qualificação dos alunos para um posicionamento crítico frente à crise socioambiental, para que estes possam dar continuidade às ações ambientais, exercendo seu papel de cidadão. Diante dessa premissa, esse trabalho teve como objetivo analisar a percepção ambiental dos docentes de uma instituição da rede privada de ensino da cidade de Esperança-PB, sobre as temáticas relacionadas à Educação Ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia. Educação. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Percepção ambiental como instrumento da educação ambiental em uma escola localizada em Esperança - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33771
dc.date.accessioned 2023-12-21T17:28:06Z
dc.date.available 2023-12-21
dc.date.available 2023-12-21T17:28:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Esperança - PB - Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Hope - PB - Environmental Education pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Márbara Vilar de Araújo.
dc.creator ANDRADE, Marília Zulmira Sena de Souza.
dc.creator ANDRADE, Lazaro Ramom dos Santos.
dc.creator CURI, Rosires Catão.
dc.creator OLIVEIRA, Cleber Vasconcelos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental perception as an instrument of environmental education in a school located in Esperança - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Márbara Vilar de Araújo; ANDRADE, Marília Zulmira Sena de Souza; ANDRADE, Lazaro Ramom dos Santos; CURI, Rosires Catão; OLIVEIRA, Cleber Vasconcelos. Percepção ambiental como instrumento da educação ambiental em uma escola localizada em Esperança - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33771 pt_BR


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