dc.description.resumo |
Na sociedade atual, os resíduos sólidos consistem em um grave problema ambiental que vem
causado grandes danos ao meio ambiente. Cada vez mais, se torna necessário o investimento em ações
que visem conscientizar a população da influência que os mesmos exercem sobre o meio ambiente. A
gestão dos resíduos sólidos torna-se difícil devido à grande quantidade produzida e rapidamente
descartado pela sociedade atual, além do aumento dos materiais que não se decompõem ou demoram
muito tempo para se degradar (ANDREOLI et al., 2014).
De acordo com a lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010- a Política Nacional de Resíduos Sólidos
(PNRS), a educação ambiental é um instrumento de gestão dos resíduos sólidos. Entre as ações
presentes nessa lei, destacam-se o incentivo a atividades de caráter educativo em parcerias com
entidades, ações que valorizem a coleta seletiva e a logística reversa, investimento na formação
ambiental de gestores públicos e divulgação de conceitos relacionados a educação ambiental (BRASIL,
2010).
A educação ambiental é uma abordagem pedagógica que tem como objetivo formar novos valores
nos seres humanos. No contexto dos resíduos sólidos cabe à educação ambiental divulgar a falência do
modelo atual de consumismo, onde o ambiente é visto como fonte de matéria-prima e não como algo
indispensável para a nossa sobrevivência e sensibilizar as pessoas buscando a formação de um sujeito
ecológico conforme propõe Carvalho (2012).
Várias ações foram apresentadas em diversas Conferências ao longo das últimas duas décadas
para solucionar ou amenizar os problemas ambientais tais como campanhas para melhor utilização da
água, maior fiscalização dos órgãos ambientais, coleta seletiva e reciclagem. O investimento em uma
educação ambiental inter e transdisciplinar para estudantes também é apontado como uma provável
solução, já que os mesmos serão responsáveis pela construção de uma sociedade mais sustentável
(GOUVÊA, 2006). Contudo, os caminhos da educação ambiental estão sendo construídos na atualidade,
muitas vezes na prática diária de educadores sensibilizados com a problemática, muitas vezes distantes
dos estudos teóricos. Nesse sentido, os recursos didáticos e as estratégias metodológicas são bastante
variadas em diferentes contextos.
O uso de atividades artísticas e lúdicas é bastante presente na educação ambiental nas escolas
brasileiras. Segundo Eça (2010) as atividades artísticas constituem-se métodos sensíveis, essenciais na
promoção de uma boa atmosfera de ensino e aprendizagem, estimulando o sentido real de autoria. Pode-
se pensar nesse exercício como um estímulo à atuação do cidadão crítico e a formação do sujeito
ecológico.
Este trabalho apresenta resultados da análise de um projeto de ensino em educação ambiental
sobre resíduos sólidos, planejado e executado pelas autoras, desenvolvido em uma turma de 27
estudantes, do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro
Henriques da Costa, no município de Picuí –PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia.
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
Resíduos sólidos e arte: uma experiência em educação ambiental na escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33780 |
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dc.date.accessioned |
2023-12-21T17:47:40Z |
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dc.date.available |
2023-12-21 |
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dc.date.available |
2023-12-21T17:47:40Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Arte e resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos sólidos - Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Pedro Henriques da Costa - Picuí - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Art and solid waste |
pt_BR |
dc.subject |
Solid waste - Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedro Henriques da Costa School - Picuí - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUCENA, Talita Kelly Pinheiro. |
|
dc.creator |
SILVA, Viviane Farias. |
|
dc.creator |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Solid waste and art: an experience in environmental education at school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUCENA, Talita Kelly Pinheiro; SILVA, Viviane Farias; LINHEIRA, Caroline Zabendzala. Resíduos sólidos e arte: uma experiência em educação ambiental na escola. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33780 |
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