DSpace/Manakin Repository

Educação sexual na perspectiva de estudantes e do professor de uma turma de ciências em uma escola do campo no Cariri Paraibano

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, H. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, A. A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa versa sobre Educação do Campo, Educação Sexual e ensino de Ciências Naturais. Para compreender a temática, buscamos respostas à questão central: como a Educação Sexual é discutida nas aulas de Ciências em uma escola do campo? A investigação teve por objetivo geral compreender como a Educação Sexual é discutida nas aulas de Ciências Naturais em uma turma dos anos finais de uma escola do campo do Cariri paraibano, seguido dos objetivos específicos: (i) identificar como a Educação Sexual é discutida nas aulas de Ciências da turma participante; (ii) compreender o que os estudantes e o(a) professor(a) pensam sobre a Educação Sexual. O estudo foi realizado com a participação de 06 estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo e 01 professor da área de Ciências da Natureza que atua na turma participante. Os dados foram produzidos por meio de uma roda de conversa com os estudantes e professor e uma entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam que os estudantes temem estudar a Educação Sexual na escola, uma vez que sentem dificuldade de conversar com a família. O professor indica ter trabalhado com a temática e aponta a relevância para a formação dos estudantes. O estudo abre possibilidades para estudar a diversidade sexual e a luta contra a violência sexual nas escolas, bem como destaca a importância de trabalhar a especificidade da Educação do Campo em todas as temáticas e áreas do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. pt_BR
dc.title Educação sexual na perspectiva de estudantes e do professor de uma turma de ciências em uma escola do campo no Cariri Paraibano pt_BR
dc.date.issued 2023-11-07
dc.description.abstract The research deals with Field Education, Sexual Education and Natural Sciences teaching. To understand the issue, answers to the central question were sought: how is Sexual Education discussed in Science classes in a Field Education School? The general objective of the investigation was to understand how Sexual Education is discussed in Natural Sciences classes in an elementary school class at a Field Education School in the Cariri region of Paraíba. The specific objectives were: (i) to identify how Sexual Education is discussed in the Science classes of the participating class; and (ii) to understand what students and teachers think about Sexual Education. This study was carried out with the participation of 06 students from the 8th year of Elementary School from a Field Education School and 01 teacher from the Natural Sciences area who works in the participating class. Data was produced through a “conversation round” with the students and teacher and a semi-structured interview with the teacher. Results indicate that students fear studying Sexual Education at school, as they find it difficult to talk about that to their families. The teacher indicates having worked with the issue and points out its relevance for the students’ education. This study opens up possibilities for studying sexual diversity and combating sexual violence in schools, as well as highlights the importance of working on the specificity of Field Education in all themes and areas of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33783
dc.date.accessioned 2023-12-21T19:09:31Z
dc.date.available 2023-12-21
dc.date.available 2023-12-21T19:09:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Roda de conversa pt_BR
dc.subject Sex education. pt_BR
dc.subject Country school. pt_BR
dc.subject Rural Education. pt_BR
dc.subject Science teaching. pt_BR
dc.subject Conversation circle pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Hosana Torres de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sexual education from the perspective of students and the teacher of a science class at a rural school in Cariri Paraibano pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Hosana Torres de. Educação sexual na perspectiva de estudantes e do professor de uma turma de ciências em uma escola do campo no Cariri Paraibano. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33783 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta