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Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional.

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dc.creator.ID SILVA, E. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1785824780998675 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.description.resumo Em setembro de 2009, foram iniciadas as atividades acadêmicas da primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse tempo, vários profissionais já se formaram, com isso surgiu uma inquietação a respeito do destino desses educadores, uma vez que o curso possibilita que o educador desenvolva sua profissão em vários espaços. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo geral traçar um panorama do “Educador do Campo”, profissional formado na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, destacando os seguintes aspectos: o sexo predominante entre os egressos; como se deu sua trajetória ao longo do curso; a área de atuação dos mesmos, escolhida após a formatura e qual a área de trabalho exercida pelos egressos atualmente, além disso discutimos os principais desafios enfrentados por esses profissionais no mercado de trabalho. O percurso metodológico escolhido para melhor atender a necessidade da presente pesquisa foi a pesquisa qualitativa com a utilização de um questionário online construído através do google forms. O mesmo foi aplicado a 34 egressos. A pesquisa revelou que, embora uma boa parte dos egressos seguiu a carreira que o curso propusera, outra parte bem significativa não foi por esse caminho, em virtude das oportunidades que lhes foram atribuídas ao longo do caminho. Foi identificado no decorrer do estudo que os egressos são pessoas distintas com perspectivas totalmente diferentes, vindas também de realidades e contextos que não são iguais, embora todos em sua grande maioria residem no campo. A Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo faz parte de uma trajetória histórica, de lutas coletivas por direitos básicos para os povos do campo, porém essa trajetória poderia ser mais evidenciada nas disciplinas introdutórias do curso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-07
dc.description.abstract In September 2009, the academic activities of the first class of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid (CDSA) at the Federal University of Campina Grande (UFCG) began. During this time, several professionals have already graduated, resulting in concerns about the fate of these educators, since the course allows educators to develop their profession in various spaces. Thus, the general objective of this research was to provide an overview of the “Countryside Educator”, a professional trained in the Interdisciplinary Degree in Countryside Education, highlighting the following aspects: the predominant gender among graduates; how your trajectory occurred throughout the course; their area of activity, chosen after graduation and what area of work the graduates currently do, we also discuss the main challenges faced by these professionals in the job market. The methodological route chosen to better meet the needs of this research was qualitative research using an online questionnaire constructed using Google Forms. The same was applied to 34 graduates. The research revealed that, although a good part of the graduates followed the career that the course proposed, another very significant part did not follow that path, due to the opportunities that were given to them along the way. It was identified during the study that the graduates are different people with totally different perspectives, also coming from realities and contexts that are not the same, although the vast majority of them all live in the countryside. The Interdisciplinary Degree in Rural Education is part of a historical trajectory, of collective struggles for basic rights for rural people, however this trajectory could be more evident in the introductory subjects of the course. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784
dc.date.accessioned 2023-12-21T19:41:51Z
dc.date.available 2023-12-21
dc.date.available 2023-12-21T19:41:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Educação do Campo CDSA pt_BR
dc.subject Egressos Educação do Campo CDSA pt_BR
dc.subject Perfil profissional egressos em Educação do Campo pt_BR
dc.subject .Atuação profissional egressos em Educação do Campo pt_BR
dc.subject Formação de professores Educação do Campo pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Degree Course in Rural Education CDSA pt_BR
dc.subject Graduates Education of Campo CDSA pt_BR
dc.subject Professional profile of graduates in Rural Education pt_BR
dc.subject Professional performance graduates from Rural Education pt_BR
dc.subject Training Rural Education teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ednalva Ferreira da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Graduates of the Interdisciplinary Degree in Rural Education: profile, training and professional performance. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ednalva Ferreira da Os egressos da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: perfil, formação e atuação profissional. 2023. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33784 pt_BR


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