DSpace/Manakin Repository

A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, I. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5323507253809488 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID GOMES, A. A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo traz o enfoque de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais. Neste sentido, buscou compreender como se dá a oferta ante a Avaliação da Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa Educar e Ressignificar (EDUCARE) no Município de Sumé-PB. Tendo como referências e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010) e Hoffmann (1991). Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de modo que foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada, cujas análises dos dados foram realizadas a partir da análise interpretativa. Assim sendo, a pesquisa buscou a compreensão de como ocorre a avaliação desses estudantes, bem como, procurou entender quais os instrumentos/critérios de avaliação que são utilizados. A partir da experiência vivenciada e desenvolvida, fica evidente que uma formação continuada docente dentro dessa área da educação inclusiva, direcionada para a criança com autismo, só irá fortalecer cada vez mais o processo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem desses estudantes, visto que irá favorecer os docentes que irão atuar diretamente com os referidos discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-16
dc.description.abstract This study focuses on a research carried out as a conclusion work for the Degree in Field Education, in the area of Human and Social Sciences. This work sought to understand how the Learning Assessment of Students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in the Educate and Resignify Program (Programa Educar e Ressignificar - EDUCARE) in Sumé, PB is carries out. Its foundational references and readings are Caldeira (2000), Carvalho (2010) and Hoffmann (1991). To this end, a research was carried out with a qualitative approach, applying a questionnaire and a semi-structured interview, in which, data analyzes were carried out based on interpretative analysis. Therefore, the research sought to understand how these students are evaluated, as well as understand which evaluation instruments/criteria have been used. The results show that continued teacher education within the area of inclusive education, aimed at children with Autism Spectrum Disorder, will only increasingly strengthen the process of teaching and learning development for those students, as will favor teachers who works directly with them. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786
dc.date.accessioned 2023-12-22T14:45:40Z
dc.date.available 2023-12-22
dc.date.available 2023-12-22T14:45:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Avaliação de estudantes autistas pt_BR
dc.subject Programa EDUCARE – Sumé-PB pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder pt_BR
dc.subject Assessment of autistic students pt_BR
dc.subject EDUCARE Program – Sumé-PB pt_BR
dc.subject Continuing training pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): a look at the EDUCARE program in the municipality of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Ismara Milena Araújo de. A avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um olhar para o programa EDUCARE no município de Sumé-PB. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33786 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta