dc.creator.ID |
ANDRADE, C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALENCAR, A. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Walberto Barbosa da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, W. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada, como a EMEF
Belino Alves Feitosa, impõe desafios específicos, mas também oportunidades
inigualáveis tanto para os alunos quanto para o professor. No âmbito didático, a falta
de recursos tecnológic os e materiais exige a adoção de estratégias pedagógicas
alternativas e criativas, como a abordagem interdisciplinar e o uso de recursos
locais. Este cenário proporciona um aprendizado mais significativo ao conectar os
conteúdos diretamente com a vivência dos estudantes. A segunda dimensão
analisada é o impacto da disciplina na formação cidadã dos alunos e sua integração
com a comunidade. A proximidade do ambiente escolar rural e multisseriado permite
um trabalho mais individualizado, o que favorece o desen volvimento de habilidades
socioemocionais, estímulo ao pensamento crítico e formação de cidadãos
conscientes. A Geografia torna se, assim, uma ferramenta não apenas para o
entendimento do espaço físico, mas também para compreender as complexas
relações soc iais, econômicas e políticas que permeiam o cotidiano dos alunos. Ser
professor neste contexto requer uma abordagem holística da educação, onde o
objetivo vai além da simples transmissão de conteúdos, englobando também a
formação integral dos alunos como c idadãos engajados em suas comunidades. O
estudo tem por objetivo geral relatar a experiência do fazer pedagógico no ensino de
Geografia em uma escola multisseriada dos anos iniciais do ensino fundamental,
compartilhando desafios e estratégias para promover o aprendizado geográfico dos
alunos de diferentes séries. Os objetivos específicos são: realizar uma revisão
bibliográfica em relação dos seguintes temas: Ensino de Geografia nos anos iniciais
do ensino fundamental, Ensino de Geografia e Educação do Campo e o Ensino da
Geografia em escolas do campo multisseriado; descrever de que forma a educação
geográfica é desenvolvida na escola multisseriada do campo; discutir a importância
da geografia nas salas de aulas multisseriadas; identificar os desafios do ensi no de
Geografia nas salas de aulas multisseriadas; indicar estratégias para o ensino de
Geografia nas escolas multisseriadas do campo. Trata se de uma pesquisa
qualitativa como método de investigação. ser professor de Geografia em um
ambiente tão específic o como uma escola do campo multisseriada exige uma
abordagem holística da educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada: relatos, vivências e desafios. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-09 |
|
dc.description.abstract |
Teaching Geography in a multigrade rural school, such as EMEF Belino Alves
Feitosa , imposes specific challenges, but also unparalleled opportunities for both
students and teachers. In the didactic scope, the lack of technological and material
resources requires the adoption of alternative and creative pedagogical strategies,
such as an interdisciplinary approach and the use of local resources. This scenario
provides more meaningful learning by connecting the content directly with the
students' experiences. The second dimension analyzed is the impact of the discipline
on students' citizen ship formation and their integration with the community. The
proximity of the rural and multi grade school environment allows for more
individualized work, which favors the development of socio emotional skills,
stimulation of critical thinking and the for mation of conscious citizens. Geography
thus becomes a tool not only for understanding physical space, but also for
understanding the complex social, economic and political relationships that permeate
students' daily lives. Being a teacher in this context requires a holistic approach to
education, where the objective goes beyond the simple transmission of content, also
encompassing the integral formation of students as citizens engaged in their
communities. The general objective of the study is to report th e experience of
teaching Geography in a multigrade school in the early years of elementary school,
sharing challenges and strategies to promote geographic learning for students in
different grades. The specific objectives are: to carry out a bibliographica l review in
relation to the following topics: Teaching Geography in the early years of elementary
school, Teaching Geography and Rural Education and Teaching Geography in
multigrade rural schools; describe how geographic education is developed in the
rural multigrade school; discuss the importance of geography in multigrade
classrooms; identify the challenges of teaching Geography in multigrade classrooms;
indicate strategies for teaching Geography in multigrade schools in the countryside.
This is qualitati ve research as an investigation method. Being a Geography teacher
in an environment as specific as a multi grade rural school requires a holistic
approach to education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33787 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-22T18:14:02Z |
|
dc.date.available |
2023-12-22 |
|
dc.date.available |
2023-12-22T18:14:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola multisseriada do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Rural school |
pt_BR |
dc.subject |
Multigrade School in the Countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Education Field |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Carlos Henrique de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography teaching in a multigrade rural school: reports, experiences and challenges. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Carlos Henrique de. O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada: relatos, vivências e desafios. 2023. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33787 |
pt_BR |