DSpace/Manakin Repository

O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada: relatos, vivências e desafios.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, W. B. pt_BR
dc.description.resumo O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada, como a EMEF Belino Alves Feitosa, impõe desafios específicos, mas também oportunidades inigualáveis tanto para os alunos quanto para o professor. No âmbito didático, a falta de recursos tecnológic os e materiais exige a adoção de estratégias pedagógicas alternativas e criativas, como a abordagem interdisciplinar e o uso de recursos locais. Este cenário proporciona um aprendizado mais significativo ao conectar os conteúdos diretamente com a vivência dos estudantes. A segunda dimensão analisada é o impacto da disciplina na formação cidadã dos alunos e sua integração com a comunidade. A proximidade do ambiente escolar rural e multisseriado permite um trabalho mais individualizado, o que favorece o desen volvimento de habilidades socioemocionais, estímulo ao pensamento crítico e formação de cidadãos conscientes. A Geografia torna se, assim, uma ferramenta não apenas para o entendimento do espaço físico, mas também para compreender as complexas relações soc iais, econômicas e políticas que permeiam o cotidiano dos alunos. Ser professor neste contexto requer uma abordagem holística da educação, onde o objetivo vai além da simples transmissão de conteúdos, englobando também a formação integral dos alunos como c idadãos engajados em suas comunidades. O estudo tem por objetivo geral relatar a experiência do fazer pedagógico no ensino de Geografia em uma escola multisseriada dos anos iniciais do ensino fundamental, compartilhando desafios e estratégias para promover o aprendizado geográfico dos alunos de diferentes séries. Os objetivos específicos são: realizar uma revisão bibliográfica em relação dos seguintes temas: Ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, Ensino de Geografia e Educação do Campo e o Ensino da Geografia em escolas do campo multisseriado; descrever de que forma a educação geográfica é desenvolvida na escola multisseriada do campo; discutir a importância da geografia nas salas de aulas multisseriadas; identificar os desafios do ensi no de Geografia nas salas de aulas multisseriadas; indicar estratégias para o ensino de Geografia nas escolas multisseriadas do campo. Trata se de uma pesquisa qualitativa como método de investigação. ser professor de Geografia em um ambiente tão específic o como uma escola do campo multisseriada exige uma abordagem holística da educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada: relatos, vivências e desafios. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-09
dc.description.abstract Teaching Geography in a multigrade rural school, such as EMEF Belino Alves Feitosa , imposes specific challenges, but also unparalleled opportunities for both students and teachers. In the didactic scope, the lack of technological and material resources requires the adoption of alternative and creative pedagogical strategies, such as an interdisciplinary approach and the use of local resources. This scenario provides more meaningful learning by connecting the content directly with the students' experiences. The second dimension analyzed is the impact of the discipline on students' citizen ship formation and their integration with the community. The proximity of the rural and multi grade school environment allows for more individualized work, which favors the development of socio emotional skills, stimulation of critical thinking and the for mation of conscious citizens. Geography thus becomes a tool not only for understanding physical space, but also for understanding the complex social, economic and political relationships that permeate students' daily lives. Being a teacher in this context requires a holistic approach to education, where the objective goes beyond the simple transmission of content, also encompassing the integral formation of students as citizens engaged in their communities. The general objective of the study is to report th e experience of teaching Geography in a multigrade school in the early years of elementary school, sharing challenges and strategies to promote geographic learning for students in different grades. The specific objectives are: to carry out a bibliographica l review in relation to the following topics: Teaching Geography in the early years of elementary school, Teaching Geography and Rural Education and Teaching Geography in multigrade rural schools; describe how geographic education is developed in the rural multigrade school; discuss the importance of geography in multigrade classrooms; identify the challenges of teaching Geography in multigrade classrooms; indicate strategies for teaching Geography in multigrade schools in the countryside. This is qualitati ve research as an investigation method. Being a Geography teacher in an environment as specific as a multi grade rural school requires a holistic approach to education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33787
dc.date.accessioned 2023-12-22T18:14:02Z
dc.date.available 2023-12-22
dc.date.available 2023-12-22T18:14:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Escola multisseriada do Campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Rural school pt_BR
dc.subject Multigrade School in the Countryside pt_BR
dc.subject Education Field pt_BR
dc.subject Geographic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Carlos Henrique de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teaching in a multigrade rural school: reports, experiences and challenges. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Carlos Henrique de. O ensino de Geografia em uma escola do campo multisseriada: relatos, vivências e desafios. 2023. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33787 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta