dc.description.resumo |
A questão dos resíduos sólidos vem a cada dia se tornando um motivo de preocupação para
sociedade brasileira e um desafio para os gestores e estudiosos do assunto. A reciclagem, o
reaproveitamento e a reutilização do vidro são alternativas que consistem em utilizar vidros que já
foram descartados, como fonte de manufatura de novos materiais. O vidro encontra-se em grande
quantidade e é um material de fácil reciclagem, podendo voltar à produção de novas embalagens,
substituindo totalmente o produto virgem sem perda de suas qualidades, pois é 100% reciclável, o que
colabora com a preservação de nosso meio ambiente. Os resíduos vítreos não poluem o meio
ambiente, mas, no entanto eles ocupam grandes espaços nos lixões e aterros sanitários. O tratamento
dado a esse tipo de resíduo contribuirá com a preservação dos recursos naturais. Em decorrência disso,
as atividades propostas foram pensadas com a finalidade de formar consumidores conscientes, que são
os alunos e alunas do ensino médio da Educação Básica da Escola Estadual localizada na cidade de
Puxinanã – Paraíba, uma vez que os discentes que estudam educação ambiental, têm mais consciência
de proteção e preservação do meio em que vivem, tornando-os verdadeiros cidadãos, consumidores
responsáveis e preocupados com a saúde e o meio ambiente. O objetivo do projeto está sendo,
desenvolver tecnologia social que promova a geração de trabalho e renda com a reciclagem e
reutilização dos recipientes de vidros na produção de peças artesanais. Para as técnicas utilizadas nos
artesanatos estão sendo utilizadas garrafas e potes de vidro de tamanhos e cores variadas. Pode-se
concluir que as garrafas têm potencial para serem reciclados e reutilizados, contribuindo com a
preservação do meio ambiente de acordo com os princípios da sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ecologia. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
1 |
pt_BR |
dc.title |
Entender e aprender a diferença entre reciclar e reutilizar: artesanatos de resíduos vítreos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33796 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-26T13:00:50Z |
|
dc.date.available |
2023-12-26 |
|
dc.date.available |
2023-12-26T13:00:50Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos vítreos |
pt_BR |
dc.subject |
Reciclagem de resíduos vítreos |
pt_BR |
dc.subject |
Reutilização de resíduos vítreos |
pt_BR |
dc.subject |
Reciclar e reutilizar - resíduos vítreos |
pt_BR |
dc.subject |
Artesanato com resíduos vítreos |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia social |
pt_BR |
dc.subject |
Tratamento de resíduos vítreos |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Glassy waste |
pt_BR |
dc.subject |
Recycling of glassy waste |
pt_BR |
dc.subject |
Reuse of glassy waste |
pt_BR |
dc.subject |
Recycle and reuse - glassy waste |
pt_BR |
dc.subject |
Crafts with glassy waste |
pt_BR |
dc.subject |
Social technology |
pt_BR |
dc.subject |
Glass waste treatment |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Norma Maria de Oliveira. |
|
dc.creator |
ABREU, Amanda Kelle Fernandes de. |
|
dc.creator |
SANTOS, Adriano Marques dos. |
|
dc.creator |
FARIAS, Henriqueta Monalisa. |
|
dc.creator |
MORAIS, Crislene Rodrigues da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Understand and learn the difference between recycling and reusing: crafts from glassy waste. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Norma Maria de Oliveira; ABREU, Amanda Kelle Fernandes de; SANTOS, Adriano Marques dos; FARIAS, Henriqueta Monalisa; MORAIS, Crislene Rodrigues da. Entender e aprender a diferença entre reciclar e reutilizar: artesanatos de resíduos vítreos. In: II CONiDiS - CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2017. Anais [...]. 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33796 |
pt_BR |