DSpace/Manakin Repository

Produção de cordel ilustrativo do semiárido brasileiro como recurso didático no ensino de Geografia nas escolas do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, A. P. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.description.resumo Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo que teve por objetivo construir de forma conjunta com os alunos na aula de Geografia o recurso didático intitulado “ O cordel ilustrativo do Semiárido” e relatar as etapas do desenvolvimento da produção desse recurso no âmbito da Pesquisa-Participante no contexto da educação geográfica na escola do campo. Partimos das inquietações sobre a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia que dialogasse com o contexto dos alunos nas escolas do campo do Semiárido. Portanto percebemos que o cordel possui uma grande potencialidade para ser utilizado como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem, por apresentar um leque de possibilidades a ser explorado. Verificamos que essa pesquisa é importante porque além de realizar uma intervenção em sala de aula e produziu um recurso didático contextualizado intitulado “ Cordel Ilustrativo do Semiárido” de forma conjunta com os alunos da educação básica, contribuiu na ampliação do ensino de Geografia através da valorização da identidade e cultura dos sujeitos a partir dos desenhos feitos pelos educandos, diante das temáticas, Ensino de Geografia, Educação do Campo e Semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Produção de cordel ilustrativo do semiárido brasileiro como recurso didático no ensino de Geografia nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2023-10-26
dc.description.abstract This monographic report presents a research carried out within the scope of Geography teaching and its relation with Countryside Education, that had as a goal to build together with students in Geography class the teaching resource titled “The illustrative cordel of Semiarid” and report the steps in the development of the production of this resource within the scope of Participant-Research in the context of geographic education in countryside school. We begin with the concerns about the lack of teaching resources in Geography teaching that would dialogue with the context of students from countryside schools in the Semiarid. Therefore, we realized that the cordel has a great potential to be used as a methodological strategy in the teaching-learning process, for presenting a range of possibilities to be explored. We found that this research is important because, in addition to carry out an intervention in the classroom, producing a contextualized teaching resource called “The illustrative cordel of Semiarid” together with basic education students, it contributed to the expansion of Geography teaching through the valorization of the identity and culture of the subjects based on the drawings made by the students, regarding the themes: Geography Teaching, Countryside Education and Semiarid region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33813
dc.date.accessioned 2023-12-27T20:48:33Z
dc.date.available 2023-12-27
dc.date.available 2023-12-27T20:48:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cordel ilustrativo pt_BR
dc.subject Semiárido brasileiro - cordel pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Recurso didático – cordel ilustrativo pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Illustrative string pt_BR
dc.subject Brazilian semi-arid region - cordel pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject Teaching resource – illustrative cordel pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Ana Paula da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production of an illustrative cordel of the Brazilian semi-arid region as a teaching resource in teaching Geography in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Ana Paula da Silva. Produção de cordel ilustrativo do semiárido brasileiro como recurso didático no ensino de Geografia nas escolas do campo. 2023. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33813 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta