DSpace/Manakin Repository

Reflexões sobre alfabetização e letramento científico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CASTRO, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4977186766126749 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.referee1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee2 FRAZÃO, Nilton Ferreira.
dc.contributor.referee2ID FRAZÃO, N. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8166419576714173 pt_BR
dc.description.resumo Seguindo uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica em cujo processo buscaram-se leituras sobre os conceitos e concepções de Alfabetização e Letramento Científicos. O objetivo consiste em refletir sobre as compreensões desses conceitos e promover uma discussão acerca das necessidades de uma sociedade cientificamente alfabetizada. A nível do indivíduo, a alfabetização científica, enquanto parte da formação cidadã, busca desenvolver a criticidade e a participação do sujeito nos processos de tomada de decisões. Concluímos que, para atingirmos uma educação nesses moldes, é necessário que o processo de ensino-aprendizagem esteja além da pura memorização de conceitos e fórmulas matemáticas. Que se busque o entendimento dos conceitos e suas aplicações em situações vivenciadas no cotidiano, tendo em vista as transformações sociais por meio da ciência e tecnologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-08
dc.description.abstract Taking a qualitative, descriptive approach, this paper is the result of a bibliographical survey in which we looked at the concepts and conceptions of Scientific Literacy and Literacy. The aim is to reflect on the understanding of these concepts and promote a discussion about the needs of a scientifically literate society. At the level of the individual, scientific literacy, as part of citizen education, seeks to develop criticality and participation in decision-making processes. We conclude that, in order to achieve an education along these lines, the teaching-learning process needs to go beyond the pure memorization of mathematical concepts and formulas. We must seek to understand the concepts and their applications in everyday situations, with a view to social transformation through science and technology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33819
dc.date.accessioned 2023-12-28T17:15:08Z
dc.date.available 2023-12-28
dc.date.available 2023-12-28T17:15:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento científico pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Sociedade científicamente alfabetizada pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizado pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Scientific literacy pt_BR
dc.subject Scientific literacy pt_BR
dc.subject Scientifically literate society pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Alfabetización científica pt_BR
dc.subject Alfabetización científica pt_BR
dc.subject Sociedad científicamente alfabetizada pt_BR
dc.subject Enseñanza-aprendizaje pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASTRO, Jonathan Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflections on literacy and scientific literacy. pt_BR
dc.title.alternative Reflexiones sobre alfabetización y alfabetización científica. pt_BR
dc.identifier.citation CASTRO, Jonathan Silva. Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. 2023. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Siguiendo un enfoque cualitativo, de carácter descriptivo, este trabajo resulta de una investigación bibliográfica en la que el proceso buscó lecturas sobre la conceptos y concepciones de Alfabetización y Alfabetización Científica. El objetivo consiste en reflexionar sobre la comprensión de estos conceptos y promover una discusión sobre las necesidades de una sociedad científicamente alfabetizada. A nivel individual, la alfabetización científica, como parte de la formación ciudadana, busca desarrollar la criticidad y la participación del sujeto en los procesos de toma de decisiones de decisiones. Concluimos que, para lograr una educación en este sentido, es necesario Es necesario que el proceso de enseñanza-aprendizaje vaya más allá del puro Memorización de conceptos y fórmulas matemáticas. Que se busque la comprensión conceptos y sus aplicaciones en situaciones vividas en la vida cotidiana, teniendo en cuenta ver las transformaciones sociales a través de la ciencia y la tecnología. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta