dc.creator.ID |
CASTRO, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4977186766126749 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FRAZÃO, Nilton Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FRAZÃO, N. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8166419576714173 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Seguindo uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, este trabalho resulta
de uma pesquisa bibliográfica em cujo processo buscaram-se leituras sobre os
conceitos e concepções de Alfabetização e Letramento Científicos. O objetivo
consiste em refletir sobre as compreensões desses conceitos e promover uma
discussão acerca das necessidades de uma sociedade cientificamente alfabetizada.
A nível do indivíduo, a alfabetização científica, enquanto parte da formação cidadã,
busca desenvolver a criticidade e a participação do sujeito nos processos de tomada
de decisões. Concluímos que, para atingirmos uma educação nesses moldes, é
necessário que o processo de ensino-aprendizagem esteja além da pura
memorização de conceitos e fórmulas matemáticas. Que se busque o entendimento
dos conceitos e suas aplicações em situações vivenciadas no cotidiano, tendo em
vista as transformações sociais por meio da ciência e tecnologia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-08 |
|
dc.description.abstract |
Taking a qualitative, descriptive approach, this paper is the result of a bibliographical
survey in which we looked at the concepts and conceptions of Scientific Literacy and
Literacy. The aim is to reflect on the understanding of these concepts and promote a
discussion about the needs of a scientifically literate society. At the level of the
individual, scientific literacy, as part of citizen education, seeks to develop criticality
and participation in decision-making processes. We conclude that, in order to
achieve an education along these lines, the teaching-learning process needs to go
beyond the pure memorization of mathematical concepts and formulas. We must
seek to understand the concepts and their applications in everyday situations, with a
view to social transformation through science and technology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33819 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-28T17:15:08Z |
|
dc.date.available |
2023-12-28 |
|
dc.date.available |
2023-12-28T17:15:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento científico |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade científicamente alfabetizada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizado |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Scientifically literate society |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización científica |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización científica |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedad científicamente alfabetizada |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-aprendizaje |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CASTRO, Jonathan Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections on literacy and scientific literacy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflexiones sobre alfabetización y alfabetización científica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CASTRO, Jonathan Silva. Reflexões sobre alfabetização e letramento científico. 2023. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Siguiendo un enfoque cualitativo, de carácter descriptivo, este trabajo resulta
de una investigación bibliográfica en la que el proceso buscó lecturas sobre la
conceptos y concepciones de Alfabetización y Alfabetización Científica. El objetivo
consiste en reflexionar sobre la comprensión de estos conceptos y promover una
discusión sobre las necesidades de una sociedad científicamente alfabetizada.
A nivel individual, la alfabetización científica, como parte de la formación ciudadana,
busca desarrollar la criticidad y la participación del sujeto en los procesos de toma de decisiones
de decisiones. Concluimos que, para lograr una educación en este sentido, es necesario
Es necesario que el proceso de enseñanza-aprendizaje vaya más allá del puro
Memorización de conceptos y fórmulas matemáticas. Que se busque la comprensión
conceptos y sus aplicaciones en situaciones vividas en la vida cotidiana, teniendo en cuenta
ver las transformaciones sociales a través de la ciencia y la tecnología. |
pt_BR |