DSpace/Manakin Repository

Dos insignes partintes aos insignes ficantes: musicalizando sonhos e mascarando saudades: a importância do “postal sonoro” na vida cultural dos paraibanos, entre as décadas de 70 e 80.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, José Benjamim.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Joel Carlos de Souza.
dc.contributor.referee2ID ANDRADE, J. C. S. pt_BR
dc.description.resumo Segundo os depoimentos de José Cursino de Siqueira, Adailton Costa, Antonio Cardoso e Socorro Batista, produtores/apresentadores do “Postal Sonoro ”, este foi um dos programas de maior audiência da Rádio Caturité nas décadas de 70 e 80, cuja apresentação ocorria diariamente entre às 13h e 15h, coincidindo com o horário de embarque nos ônibus da Viação Itapemirim, com destino a São Paulo, os quais partiam do terminal rodoviário de passageiros do centro de Campina Grande às 14h e 15h30, dessa forma, também podemos atribuir a isso o sucesso desse programa no período ora estudado, entretanto, não há como aferir percentualmente a procura pelo serviço, haja vista que aquela emissora somente dispõe de arquivos em áudio dos seus programas veiculados nos últimos 30 dias, e isto apenas para cumprir as formalidades da lei de imprensa. Diante da inexistência de fontes escritas e/ou gravadas, optamos pela técnica da entrevista direta utilizada na História Oral, mesmo reconhecendo as limitações impostas pela memória. Sem pretensões de adentrar nas minúcias teóricas da História Oral, no presente trabalho, optamos por utilizá-la considerando-se que através dela pesquisa-se a memória de indivíduos contrapondo-se a essa memória concentrada nas produções acadêmicas restritas de historiadores profissionais. Por outro lado, deve-se considerar que o recurso da História Oral contribui de forma inestimável para a preservação da memória coletiva, a qual é um processo que acontece agora, quando o texto está sendo pensado e construído, por uma razão muito simples: todos dele participam. No primeiro capítulo, abordaremos sucintamente a história da invenção do rádio e seu papel enquanto instrumento propagador da cultura de consumo massificado a serviço da indústria crescente que se instalava no Brasil no período compreendido entre os governos Vargas-Goulart. No segundo capítulo, procuramos destacar a apropriação do rádio como instrumento de manobra para difundir o discurso da ditadura militar, na formação da opinião pública, notadamente estimulada a ouvir música do estilo brega , que tratavam de cenas cotidianas priorizando a individualidade em desfavor da consciência coletiva. Nesse contexto, tomamos a liberdade de questionar o enfoque principal da obra “Eu não sou cachorro não de Paulo César de Araújo, refutando a idéia contida naquela publicação que defende o brega como um estilo musical de contestação ao regime militar vigente no Brasil entre 1964-84, por considerarmos que se assim fosse, programas como o “Postal Sonoro” que tocavam majoritariamente este estilo musical e tiveram sua audiência massificada com o beneplácito das autoridades civis e militares, não seriam permitidos pelos censores que trabalhavam a serviço do regime ditatorial também na cidade de Campina Grande. Finalmente no terceiro capítulo, interessa-nos focalizar os profissionais que fizeram o Postal Sonoro na Rádio Caturité, no período compreendido entre as décadas de 70 e 80, observando como narram suas experiências individuais enquanto comunicadores de massa. Um lembrete aos leitores deste “postal escrito”: Os títulos e subtítulos dos capítulos deste trabalho constituem-se em homenagens aos títulos das canções dos intérpretes Fernando Mendes (cap. 1) e Amado Batista (cap. 2), como ícones da música brega. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Dos insignes partintes aos insignes ficantes: musicalizando sonhos e mascarando saudades: a importância do “postal sonoro” na vida cultural dos paraibanos, entre as décadas de 70 e 80. pt_BR
dc.date.issued 2008-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33827
dc.date.accessioned 2023-12-28T19:05:25Z
dc.date.available 2023-12-28
dc.date.available 2023-12-28T19:05:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Postal sonoro - programa de rádio pt_BR
dc.subject Rádio na Paraíba pt_BR
dc.subject História do Rádio pt_BR
dc.subject Rádios de Campina Grande - PB - anos 70 e 80 pt_BR
dc.subject Programa Postal Sonoro - Rádio Caturité - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Rádio Caturité - Programa Postal Sonoro pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject José Cursino de Siqueira - Radialista pt_BR
dc.subject Adailton Costa - Radialista pt_BR
dc.subject Antonio Cardoso - Radialista pt_BR
dc.subject Socorro Batista - Radialista pt_BR
dc.subject Radialistas - Campina Grande - anos 70 e 80 pt_BR
dc.subject Brega - estilo musical pt_BR
dc.subject Música brega pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Cultura radiofônica - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject História de Campina Grande - PB - rádio pt_BR
dc.subject Sound postcard - radio program pt_BR
dc.subject Radio in Paraíba pt_BR
dc.subject Radio History pt_BR
dc.subject Radios from Campina Grande - PB - 70s and 80s pt_BR
dc.subject Sound Postal Program - Rádio Caturité - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Radio Caturité - Sound Postal Program pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject José Cursino de Siqueira - Broadcaster pt_BR
dc.subject Adailton Costa - Radio presenter pt_BR
dc.subject Antonio Cardoso - Broadcaster pt_BR
dc.subject Socorro Batista - Radio presenter pt_BR
dc.subject Broadcasters - Campina Grande - 70s and 80s pt_BR
dc.subject Brega - musical style pt_BR
dc.subject Cheesy music pt_BR
dc.subject Cultural history pt_BR
dc.subject Radio culture - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject History of Campina Grande - PB - radio pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Antonio Gregório da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From notable departures to notable stayers: musicalizing dreams and masking longings: the importance of the “sound postcard” in the cultural life of Paraíba residents, between the 70s and 80s. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Antonio Gregório da. Dos insignes partintes aos insignes ficantes: musicalizando sonhos e mascarando saudades: a importância do “postal sonoro” na vida cultural dos paraibanos, entre as décadas de 70 e 80. 2008. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33827 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta